Artigo, Igor Oliveira, Zero Hora - A união Ufrgs, PUC e Unisinos pode não inovar nada

-Título original: "A união nem sempre faz inovação".

O autor diz que a união precisa ir muito mais fundo - ser muito mais ambiciosa.

No dia 9 de abril, foi lançada uma iniciativa conjunta de inovação entre as três principais universidades de Porto Alegre. Isso é uma boa notícia? Creio que sim, porque qualquer iniciativa é melhor do que nada. O risco que corremos é de ficarmos perto demais do nada.

Inovação é um fenômeno tão complexo que poucas analogias dão conta de explicá-lo. Uma das mais usadas é a da banda de jazz que se reúne para improvisar. No caso das universidades gaúchas, o que vemos é um contrato entre três tímidos, porém competentes, contrabaixistas que se comprometem em tocar alguns temas no mesmo tom.

É uma banda formada apenas por contrabaixistas, que normalmente assumem o papel de entender e fornecer a matemática por trás da música, ou seja, o conhecimento que sustenta a inovação. Pode resultar em coisa boa, mas não é a formação que costuma funcionar.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

23 comentários:

  1. Como já tinha comentado anteriormente, e agora comprovado, é tudo uma balela.
    Inovação não é bem assim como muita gente fala. Como fazer inovação em um ambiente acadêmico desfiliado das empresas? Inovação não se resume somente em pesquisas. Temos que ter um Centro Tecnológico, coisa que não temos no RS. Quer um exemplo que funciona? Veja o Parque Tecnológico de São José dos Campos de SP.
    Entre no site e conheça como funciona: http://www.pqtec.org.br/conheca-o-parque/quem-somos.php

    Ali se formou uma base para realmente desenvolver Inovação. Esforços convergentes em espaços múltiplos e não dentro de Universidades descoladas da realidade ou do chão de fábrica.

    Faça um tour pelo CTSJC e veja como se faz.
    Joel Robinson

    ResponderExcluir
  2. E os Engenheiros sem Fronteira da Unisinos como está?

    ResponderExcluir
  3. Interessantes as observações do Sr.Igor.
    Contudo,é de se ressaltar que o fato comentado,é inédito.Pelo menos,aqui na Província do RS.Três Instituições de ensino superior se unirem para desenvolver conhecimentos,é sim,inédito.
    O resto é trololó.

    ResponderExcluir
  4. A inovação só vai surgir na iniciativa privada com o combustível da ambição. Com essa turma aí, a única novidade é uma nova forma de manterem-se os estatólatras de sempre disfarçados de algo útil para a sociedade. Menos estado e mais liberdade é a única coisa necessária para a inovação.

    ResponderExcluir
  5. --Parece-me que o futuro do ensino universitário se dirige para o Ensino a distância... entre tantas vantagens a impossibilidade de se praticar a lavagem cerebral por professores ideologicamente corruptos...

    ResponderExcluir
  6. Resumindo, quem faz é o indivíduo, não as intenções, por mais boas que sejam!

    ResponderExcluir
  7. Quanto pessimismo, as três estão entre as MELHORES universidades do Brasil, se juntarem seus cérebros podem fazer TUDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem fazer tudo o que Karl Marx pregou no passado.

      Excluir
  8. Explorarando o site da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo, FAPESP, por exemplo, vemos:
    - Pesquisa em Bioenergia (BIOEN)
    - Pesquisa em Biodiversidade (BIOTA)
    - Programa de Pesquisas em eScience e Data Science (ESCIENCE)
    - Mudanças Climáticas (PFPMCG)
    - Rede de Biologia Estrutural em Tópicos Avançados de Ciências da Vida (SMOLBNET)

    Reparem nos termos Bioenergia, Biodiversidade, mudanças climáticas. É o tipo de pesquisa que não traz um centavo de retorno. Os Estados Unidos estão preocupadíssimos porque a China está lhes pisando no calcanhar. Adivinhem se a China está preocupada com biodiversidade e mudanças climáticas. A China investe 50 bilhões de dólares ao ano em pesquisa e o Brasil 1 bilhão. O pouco que o Brasil investe joga fora, sejamos sinceros e diretos, em agenda esquerdista sobre biodiversidade e mudanças climáticas. A FAPEST ainda joga dinheiro fora na maior mentira dos últimos 20 anos inventada e propagada pelos miitantes esquerdistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceu de citar a PATAQUADA do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL....disciplin d esquerdista descolada da realidade

      Excluir
  9. aatençao olhem la o video: SERGIO MORO CHAMA DAVINCCI LOURENÇO DE ALMEIDA

    neste video tem um telefonema gravado que desmasxara lula meireles skaf , mantega, lulinha, dilma......trilhoes envolvido foi tudo gravado a bomba vai explodir sao 250 politicos envolvidos ....

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente ampliarão o campo de promoção do atraso. Mais fácil aquelas aulas sobre "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil", do professor comunista Luis Felipe Miguel da UNB. O que ocorrerá é que o bando será ampliado e mais fácil ficará o emburrecimento de nossa já juventude. Quem viver, verá!

    ResponderExcluir
  11. Inovacao num pais com Justica do Trabalho? Com uma legislacao tributaria que ninguem entende? Com fiscais de prefeitura, de saude, de receita achacando e cobrando propinas? Com sindicatos (patronais e profissionais) corruptos e com muita fome? Com uma carga tributaria insana?

    Loucura. Melhor ficar na informalidade, fazendo coisas nas sombras, Caso seja imprescindivel crescer e ser formal, Paraguai ou US sao as opcoes mais corretas.

    ResponderExcluir
  12. Claro! Se somar nada com coisa nenhuma ... Pelas "inovações" que apresentam e pelas ideias que têm, nada acontecerá e se acontecer será para pior.

    ResponderExcluir
  13. Inovação e condicionamentos ideológicos não andam juntos, ou colocam pessoas que pensem com total liberdade, não pautadas e não ovelhinhas, deixem-nas pensar e principalmente ação, ação e ação, nada de muito blá, blá blá ! A UFRGS precisa largar ideologias e começar a usar as ferramentas que tem para progredir, crescer e poder ser considerada um centro de inovação, pois atualmente, principalmente nas ciências sociais, é um antro de fracassados sem vontade própria, só pensam e agem em grupo sob ao comando moral de um analfabeto condenado, portanto um ótimo líder "espiritual" para um futuro "promissor".

    ResponderExcluir
  14. lixo puro essas 3 faculdade, o dia que eu precisa de um diplominha pra ser alguem prefiro meter uma bala nos miolos

    ResponderExcluir
  15. Anônimo das 18:24> o RS não tem centro tecnológico? e a TECNOPUC é o que? ela inclusive é o MELHOR parque de tecnologia do Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Professores das universidades "abraçando " para as suas empresas os melhores projetos. No Brasil isto é chamado de inovação

    ResponderExcluir
  17. CLARO... só dá comunistão...

    ResponderExcluir
  18. A inovação passa muito longe das universidades. Essas instituições marxistas levam nossos jovens para o passado, destruindo seu futuro.

    ResponderExcluir
  19. Iniciativa privada...
    Iniciativa privada...
    Iniciativa privada...
    Isso aí de cima só serve prá roubar o seu dinheiro, se liguem.

    ResponderExcluir
  20. "lixo puro essas 3 faculdade, o dia que eu precisa de um diplominha pra ser alguem prefiro meter uma bala nos miolos"

    Não consegue passar em nada, provavelmente é um nada. E pensa que é algo.
    Cérebro sublimizado.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/