O sistema é corrupto, diz Fernando Gabeira no Estadão

O sistema de governo (Judiciário, Legislativo e Executivo) engendrado pela Constituição de 88, é corrupto e contamina os três Poderes da República, que se aliaram para se perpetuar no Poder. 

Eis o que escreve Fernando Gabeira, hoje, no Estadão:

- Tudo indica que não só Lula não cumprirá a sentença do TRF de Porto Alegre como a tendência mais forte no STF é de acabar com a prisão em segunda instância.
O sistema de corrupção no Brasil tem sido apresentado como um mecanismo: envolve políticos que fraudam licitações, empresas que superfaturam, e devolve uma parte aos partidos políticos.
A decisão que o Supremo vai tomar pode agregar um novo elemento ao mecanismo. É possível desviar dinheiro público, por exemplo, e seguir em liberdade com a esperança mais do que justificada da prescrição da pena. Isso mantém de pé um edifício moralmente arruinado, mas difícil de ser batido.

É o que o editor escreve e denuncia há pelo menos um ano.

24 comentários:

sempre mais disse...

Se continuarmos com essas urnas que facilmente podem ser fraudadas, estes senhores voltarão, e com muita força. Todos são renegados pelos pagadores de impostos, mas noto que nem ligam pra esse fato. Sabem perfeitamente que o povo não escolhe mais seu presidente. Que escolhe são eles, através das famosas urnas! Estamos numa DITADURA!

Anônimo disse...

Já estamos numa guerra civil, a escalada dos combatentes só vai ampliar cada vez mais por quê o Judiciário escolheu o lado da esquerda bolivariana e o Fórum de Sao Paulo.
Se o exército e as BM ficarem do lado do povo honesto e Trabalhador, venceremos.
A classe política não conta prá nada, sao corruptos, so corruptos

Anônimo disse...

O STF está sendo enorme prejuízo a nação, sequer está justificando a sua existência, temos de olhar o modelo de outros países civilizados, do jeito que está não pode continuar, os Ministros não seguem a lei, tanto é as inúmeras divergências de o terpretacoes que se vê como no último julgamento, interpreta cada um a sua maneira sem compromisso com a ética e com a lei. O povo brasileiro não tem de atirar mais isso, vamos todos aos milhões dia 03/04 manifestar contra este justiça ideologicamente comprometida e afetada que atrasa o desenvolvimento do Brasil enquanto nação civilizada e justa.

Anônimo disse...

O STF está sendo enorme prejuízo a nação, sequer está justificando a sua existência, temos de olhar o modelo de outros países civilizados, do jeito que está não pode continuar, os Ministros não seguem a lei, tanto é as inúmeras divergências de o terpretacoes que se vê como no último julgamento, interpreta cada um a sua maneira sem compromisso com a ética e com a lei. O povo brasileiro não tem de atirar mais isso, vamos todos aos milhões dia 03/04 manifestar contra este justiça ideologicamente comprometida e afetada que atrasa o desenvolvimento do Brasil enquanto nação civilizada e justa.

Anônimo disse...

No PV-RS O Deputado Reinelli solicita desfiliação e PSL com nova direção estadual.

jorge.alves ribeiro disse...

E qual seria a solução, para diminuir essa corrupção que assola o país? Pelo jeito que está é difícil, pelo meio democrático acabar com essa impunidade, que começa lá por cima.

Anônimo disse...

É isso mesmo. Mas como combater isso tudo quando as leis não nos dão segurança jurídica? Vejo só um caminho se tal hipótese persistir, a desobediência civil como reacao das pessoas ao sistema que aí está imposto. Ou o Brasil para de vez ou vamos para uma ditadura de criminosos mascarada de democracia.

Anônimo disse...

O Gabeira é o madaleno arrependido da fuzarca que virou isso aqui. Fez de tudo, assaltou, roubou, sequestrou deu suporte participou de todo o processo pra colocar esses facínoras no poder. Depois de velho vive de mimimi. Nada inteligente. Quem viveu toda essa história desde de 64 com um mínimo de discernimento viu que ia dar em m.., comunismo, socialismo e roubalheira da sinônimos. A história ensina. Mas tem burros que não aprendem nunca.

Anônimo disse...

PIOR, GABEIRA:

Se armaram tudo isso AS URNAS ELETRONICAS FABRICADAS NA VENEZUELA E CUBA SERIAM HONESTAS??

kkkkkkkkkkkkkkk POR ISSO LULA RI E DEBOCHA,LULA JÁ SABE QUE O RESULTADO DAS URNAS SERA O QUE ELE ORDENAR E QUISER.

PODE TRIPUDIAR A VONTADE ,RIR, DEBOCHAR.

COMO FAZEM EM CUBA,VENEZUELA O SISTEMA É PARA SE PERPETUAR, E COM O AVAL DO JUDICIARIO.

DOMINAM A MIDIA:

JORNAIS E TVS NEM UM PIO DAS VAIAS A LULA NA SUA EXCURSÃO

AFIRMAM DE DIA DE NOITE SAB,DOM,FERIADOS QUE LULA GANHA(mesmo que PERCA FEIO,POIS PERDEU O POVO)

NA APURAÇÃO É SÓ VER O RESULTADO PROGRAMADO E AFIRMADO.

A MIDIA SÓ VAI NOTICIAR O QUE ESTAVA DECIDIDO A ARMADO.

Anônimo disse...

SE ATÉ O GABEIRA SE RENDEU É PORQUE O CAMINHO ESTÁ ABERTO PARA A LIMPEZA DA CORRUPÇÃO E DA CARNIÇA COMUNISTA ASSOCIADA! AS FFAAS ESTÃO ATENTAS PARA DAR O LEGÍTIMO CONTRA GOLPE!

Anônimo disse...

Correta e lúcida a colocação de Gabeira. E se as forças armadas devem preservar a integridade da democracia e constituição o que está esperando para intervir nessa prostituição política?

Anônimo disse...

Concordo com Gabeira. Creio também que o STF concederá o HC a LULA e derrubará a prisão em Segunda Instância. O fato gerará uma CRISE político-Institucional no País e grande revolta popular, de consequências não previsíveis. !!!
Tia Glória.

Anônimo disse...

Por isto é que é Bolsonaro 2018, mais reforma forte na constituição, não eleger as esquerdas que são intrinsecamente corruptas, cínicas, hipócritas e mentirosas. E revisão das penas retroativa a todos envolvidos no mensalão e na lava jato. Pena de morte para crimes hediondos ou repetitivos. Simples, em um ano o Brasil fica decente.

Anônimo disse...

Agora nos fica fácil entender por qual razão,misteriosamente,traficantes conseguem habeas,e outros recursos,para se libertar.
Como nos fica fácil entendermos muitas outras coisas que acontecem no Brasil.
Valeu,Lava-Jato.

Mordaz disse...

Este é o país dos espertos, de moral frouxa. A barra de chocolate de 200 gramas já pesa 100. O honestos buscam aparelho no Paraguai para acessar a TV paga sem pagar. Vídeos piratas são vendidos em todas as esquinas no país. A luz e a TV paga é pirateada por gatos nas "comunidades"!

Anônimo disse...

o sistema, é?

e quem compõe o sistema, senhor Gabeira?

Anônimo disse...

A esquerda e o STF , aparelhado pelo PT, estão costurando um GOLPE , que suscitará um contra-golpe , como o de 1964. O Brasil foi salvo várias vezes pelas FFAA e , mais uma vez , terá que ser socorrido , com a ajuda do povo brasileiro, nas ruas, como em 31 de Março. As previsões do que ocorrerá no STF no dia 04 de Abril são as piores possíveis. !!! Tia Glória.

charles london disse...

É o Estado Democrático de Direito, estúpidos!

Anônimo disse...

Cala-te, escroto.

Anônimo disse...

Mas acho que ele tem o direito de rever tudo e seguir caminho diferente, como está fazendo. Já imaginou se o Gabeira até hoje estivesse engajado nas causas petralhas? Antes tarde do que nunca...

Anônimo disse...

Estou torcendo para que o STF faça desse jeito que voce disse. Então, quem sabe não rola logo uma guerra civil e os militares tenham que intervir.



"Durante o Século 18, o Brasil-Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso País e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que, quando se referiam a ele, diziam "O Quinto dos Infernos". E isso virou sinônimo de tudo que é ruim. A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama". Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário IBPT, a carga tributária brasileira chegou ao final do ano de 2011 a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção. Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos... Para quê? Para sustentar a corrupção? Os mensaleiros? O Senado com sua legião de "Diretores"? A festa das passagens, o bacanal (literalmente) com o dinheiro público, as comissões e jatinhos, a farra familiar nos 3 Poderes (Executivo/Legislativo e Judiciário)?
Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do "quinto dos infernos" para sustentar essa corja, que nos custa (já feitas as atualizações) o dobro do que custava toda a Corte Portuguesa! E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente...".

Anônimo disse...

o lula viajou em carro particular com segurancas discretos, tudo bem, mas agora vem a pergunta, o lula tem direito porque ele e' ex-presidente mas nao a caravana inteira com mais de 30 onibus, caminhonhetes e outros carros, esse pessoal nao tem que ter seguranca da nossa policia, que besteira e' essa?: eu tolerava esse sartori agora eu peguei nojo desse gringo, e eu acreidito que ele queimou o filme dando a nossa policia para os ladrao

Anônimo disse...

ja eu tenderia compara-lo lula aquele cagalhão que esta no cu do camarada e ele esta la na privada e o desgracado do cagalhao nao que sair, mas dai toma-se lachante

Anônimo disse...

toda esta iniquidade veio com a dita democracia

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/