Deputado Goergen volta horrorizado, depois de visitar famílias indígenas expulsas da reserva de São Valério do Sul, RS

O deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), mandou ontem a noite uma coleção de fotografias que buscou no município de São Valério do Sul, onde conheceu 40 famílias indígenas, expulsas da reserva onde moravam. O deputado disse ao editor que o problema surgiu após uma disputa política na última eleição municipal:

- Houve um confronto político que levou ao rompimento e à divisão da tribo. Cerca de 80 famílias foram expulsas devido a este confronto. Algumas voltaram. Mas até hoje, pelo menos 40 famílias seguem sem poder voltar, vivendo em condições desumanas.


Há quase um ano e meio os indígenas estão acampados provisoriamente numa área que abrigou a antiga Estação Experimental da Fepagro. Eles sobrevivem de doações e do artesanato que produzem no local. 

Jerônimo Gorgen disse que vai ao ministério da Justiça:

- Há uma completa omissão do Estado com essas famílias. Há uma crise humanitária muito triste que precisa ser resolvida.

15 comentários:

  1. Goergen não adianta mais, depois de choro tu vai é pra casa, não esquecemos de quantas votações tu saíste do plenário para ajudar o PT.

    ResponderExcluir
  2. As reservas indígenas são, erroneamente, tratadas como territórios autônomos. Por divergências políticas, não se pode expulsar metade da população da reserva.

    Imaginem, aqui no País normal e constitucional, por divergências, resolvemos expulsar os PTralhas do País!!!

    ResponderExcluir
  3. Os índios não são acostumados a viver na natureza, sem ajuda menhuma? Será que são índios ou bolsafamilistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem deveria viver na natureza e sem ajuda nenhuma é você, que é um animal. Será q é uma anta ou um ornitorrinco?

      Excluir
  4. crise humanitária com 40 famílias?
    va catar coquinho deputado, porque tu não enfia a mao no teu bolso e resolve esta crise humanitária?
    quer empurrar a responsa pro contribuinte.

    ResponderExcluir
  5. Até quando os índios vão ser encarados como incapazes???
    Hora de torná-los cidadãos!!!
    Chega de paternalismo inconsequente!!!

    ResponderExcluir
  6. Este Goergen é um baita vigarista. Lá em Brasilia ele é radicalmente contra os indígenas e a favor dos ruralistas. Agora vem aí fazer o quê, fingido?

    ResponderExcluir
  7. O GOERGEN se "horroriza" facinho, facinho!
    O último caso que deixou Goergen "HORRORIZADO" foi a justiça não permitir a posse da CRIATIANE BRASIL, filha do Roberto JEFFERSON como ministra do trabalho, por ela NÃO TER CUMPRIDO A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NEM COM OS EMPREGADOS DELA!!!! GOERGEN achou esta decisão da justiça UM ABSURDO!
    A "ética" do deputado GOERGEN e dos PETRALHAS É A MESMA, IGUAIZINHAS!

    ResponderExcluir
  8. Jeronimo tem razão, excelente deputado.

    ResponderExcluir
  9. Este chororô indígena só termina no dia em que obrigarem todos a trabalhar, os filhos a tomar banho e estudar, e serem tratados como um brasileiro comum debaixo deste sol que nasce pra todos. Está mais do que na hora de para com este teatro naturalista, com verdadeiros guetos e zoológicos patrocinados por remelentos que nada entendem de se sustentar, funcionários públicos que precisam se justificar, ou por religiosos que dali se aproveitam. Chega de ócio, cachaça, exploração de menores e mulheres. Trabalho neles. Por mim, só um empurrão através de um emprego, e algumas noções de paternidade responsável. Que sobrevivam a partir dai, como todos os que aqui aportaram, sobreviveram e se multiplicar com ordem e progresso.

    ResponderExcluir
  10. O que deputado? Omissão do Estado? Ora, ora, os recursos do Estado são dos contribuintes, que nunca foram perguntados se desejam continuar sustentando este bando de vagabundos, que se procriam, nada criam, vicejam no ócio e no vício, justificando discursos de remelentos alienados. Chega!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Na foto, só barrigudos, na sombra. Nenhuma novidade.

    ResponderExcluir
  12. Quem é o chepone (chefe+aspone) da Funai aí, no RS?

    ResponderExcluir
  13. Os índios no Brasil são mera massa de manobra nas mãos de espertalhões vermelhos. Querem que os índios não evoluam nem um pouco para fazerem deles o diabo e principalmente manipularem as riquezas das terras indígenas que enriquecem ONG's vermelhas internacionais.

    ResponderExcluir
  14. cara quem nao sabe que esses indios sao uns bostas??? o chefe passa o dia deitado e explora as mulheres da tribo, criancas qu nascem com deficiencia sao deixadas pra morrer, horror, horror

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/