Arrecadação do ICMS do RS foi 5,2% maior (real, IPCA) em novembro

Como se percebe aí ao lado, a receita do ICMS do mês de novembro realizou nova alta real:

Ajustada pelo IPCA, o avanço foi de 5,2%
Ajustada pelo IGP-DI, o crescimento foi de notáveis 9,1%.

O crescimento nominal sobre o mesmo mêsdo ano anterior foi de 8,3%.

No ano, a receita do ICMS também registra crescimento nominal e ral, conforme o leitor poderá verificar pela tabela ao lado, acima.

Os dados pesquisados hoje pelo editor, indicam que a arrecadação somou R$ 2,8 bilhões em novembro.

No acumulado do ano, são R$ 29,1 bilhões.

Se o leitor considerar que a economia está apenas saindo de uma severíssima recessão e que o crescimento do PIB deste ano será de algo como 1%, pode-se perceber que a receita do ICMS vem crescendo notavelmente no RS, o que indica que a máquina arrecadadora está mais azeitada do que nunca e que a economia local vai melhor do que parece.

7 comentários:

Anônimo disse...

ICMS continua sendo cobrado sobre itens da conta da luz, um dos motivos que talvez tenha ajudado na arrecadação, com este horário ridículo de verão, as pessoas precisando usar energia pela manhã. Brasil fazedor de leis e transgredidas pelo pseudo governo.

Anônimo disse...

Darcy, Darcy, Darcy!!! Assim fica muito difícil.

Anônimo disse...

Existem boatos que no RJ também aumentou. Interessante. Será que tem alguém escondendo o jogo? Criar dificuldade, para ganhar facilidade? Caso a pensar.

Anônimo disse...

Sartori aumentou a arrecadação, e está a um ano e meio sem pagar a divida com a união. Mesmo assim, a cada mes piora a situação financeira do estado. Resumindo, um péssimo gestor. Do PMDB, partido de um blogueiro metido a isento q tem por aí, ou será por aqui?!

Anônimo disse...

Implodir um prédio é em segundos, reconstruir é que são elas.O mesmonacontece na Gestão Pública, destruir uma economia em 13,5 ou 4 anos fica um legado de implosão, para por a casa em ordem é que são elas.Não tem segrefo nem milagres, é só deixar de investir em servicos essenciais para o povo e corrigir os rumos.O remédio é amargo mas dá resultados no futuro, é só tem foco, meta e seguir em frente.Hoje São Paulo está colhendo os frutos daquilo que o PSDB plantou desde o Governador Mario Covas.Nada é por acaso.

Anônimo disse...

A justiça esfregando as mãos, sedenta de mais dinheiro ...

Anônimo disse...

Sem palavras pra tanta idiotice. Quer dizer então vamos deixar as pessoas sem educação, sem assistência, sem segurança, sem infraestrutura e com nada, vamos deixar guardado os recursos destes. É tanto bitolado que me aparece. E outra, para implodir um edifício precisa um número certo de explosivo, totalmente equivocada a tua afirmação e associação. Em economia se tem altos ou baixos, não é uma ciência exata, então não há comparação.
Os dados informados são do estado e demonstra que a receita vem aumentando mês a mês, ano a ano e já se sabe que haverá estouro na arrecadação. Estude um mais, pois não adianta dizer que é melhor lá sem conhecer a realidade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/