Alba faz geoprocessamento e quase dobra cobranças do IPTU em Gravataí

Os boletos que chegarão esta semana nas casas dos contribuintes, conterão foto frontal do imóvel e vista aérea dele, resultado do serviço inédito de geoprocessamento.

O prefeito Marco Alba mandou dizer ontem a noite ao editor que pela primeira vez desde 1997 o município de Gravataí conferiu o tamanho dos seus imóveis - terrenos e áreas construídas - atualizando seu Cadastro Imobiliário por meio de geoprocessamento. Foi medida casa por casa, terreno por terreno.

"Milhares de metros quadrados de áreas construídas não foram informados e não pagavam impostos", denunciou Marco Alba.

De 2016 para cá, a área construída levada em conta pela prefeitura passou de 7,5 milhões de m2 para 12,2 milhões de m2.

Uma das medidas iniciadas tomada pela prefeitura foi reajustar em 7,17% o IPTU. O reajuste ocorreu pela aplicação da variação do IGPM-M de 2016.

13 comentários:

Anônimo disse...



Com certeza o prefeito e seus secretários devem ter as fotos e as dimensões de cada buraco das ruas da cidade, bem como do esgoto que corre a céu aberto, só falta empregar a mesma eficiência que é usada para arrecadar, na solução dos problemas.

Anônimo disse...

Patético. Um imposto pautado pela inveja.

Anônimo disse...

Muito bem ,geoprocessamento ,solicito ao prefeito também executar este procedimento nos outros serviços públicos do município,pois a ilha da fantasia chamada Gravataí,começa a afundar em utopias mil.

Anônimo disse...

Se todas as cidades fizessem o aumento de IPTU seria generalizado no Brasil.

Anônimo disse...

ESSA MEDIDA, CORRETA, NÃO FOI TOMADA PELO PREFEITO MARQUEZAN! POR QUE? POR PURA PREGUIÇA! É TRABALHOSO, EXIGE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DE CADA IMÓVEL! MAS É O CORRETO, CASO CONTRÁRIO, É INJUSTO!

Anônimo disse...

Claro que estará embutido um aumento, especialidade número um dos partidos ultramodernos e liberais como o PMDB e PSDB

Anônimo disse...

Enquanto, no mundo CIVILIZADO, diminuem-se os impostos, nos paisecos subdesenvolvidos, arranjam-se desculpas esfarrapadas para aumentá-los.
Logo , levando-se em conta município , estado e federação, deixaremos 101% do nossos dinheiro para o governo.
Cambada de vagabundos.

Anônimo disse...

Santa Maria também já fez.

pantoniooliveira disse...

E o esgoto correndo a céu aberto? E os buracos das ruas? Vão consertar também?
O imposto não duplicou, TRIPLICOU.

Mordaz disse...

José Fortunati já tinha feito isto há dois anos atrás. Marchesan ia aplicar do novo o golpe para aumentar a carga tributária. Esfolar o contribuinte.

Anônimo disse...

E serão aplicadas multas a quem construiu e não declarou? Como ficam os anos anteriores que não foram pagos? Vale a partir de 2018 somente?
Essas questões mais técnicas e jurídicas, pra variar não foram abordadas pela matéria...

Anônimo disse...

São todos partidos de esquerda...quem diminui tributos são só partidos direita, vide trump, como a população não conhece quem os governa

Anônimo disse...

São todos partidos de esquerda...quem diminui tributos são só partidos direita, vide trump, como a população não conhece quem os governa

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/