O TSE faz corpo mole para aplicar lei que manda imprimir os votos

- Título original: "Ainda as urnas eletrônicas". O artigo é de Ruy Fabiano, O Globo.

A resistência do TSE ao voto impresso em complemento ao eletrônico, imposto pela lei 13.165/2015, começa a ser enfrentada com maior vigor por juristas, juízes e movimentos sociais, já com o apoio de alguns (embora ainda poucos) parlamentares.

Um deles, deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), conseguiu aprovar, para o dia 30 deste mês, audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara para exigir o cumprimento da lei. O deputado Espiridião Amin (PP-SC), por sua vez, oficiou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para que o TSE esclareça à Casa as providências de ordem prática que vêm sendo tomadas para que o voto impresso, nos termos da lei, já vigore em 2018.

Amin e Maia sabem que não há nenhuma providência em curso, muito pelo contrário. Cumprem, mesmo assim, o papel protocolar que lhes cabe. A pressão efetiva está vindo de baixo para cima, via entidades de juízes, advogados e movimentos sociais.

Os papéis se invertem. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

21 comentários:

Unknown disse...

Smartmatic não deixa???

Anônimo disse...

Sabia que a empresa americana que desenvolveu ou copiou, esta sendo processada nos USA por ter copiado ( sem licença) o algoritmo das urnas?

Joel

Thiago disse...

Essa resistência absurda do TSE é a evidencia mas clara de que desde que a urna eletrônica foi implantada os resultados foram fraudados por indivíduos e forças políticas com o devido acesso ao sistema.

Anônimo disse...

SE UM ÓRGÃO COMO O TSE NÃO CUMPRE A LEI, COMO EXIGIR DO CIDADÃO CUMPRIR QUALQUER LEI?
SE UM ÓRGÃO COMO O TSE NÃO CUMPRE A LEI, COMO EXIGIR DO CIDADÃO CUMPRIR QUALQUER LEI?

Anônimo disse...

Saber o resultado rápido é desnecessário. Precisa CONFIABILIDADE.

Anônimo disse...

Melhor a Confiabilidade que a Celeridade.

Anônimo disse...

O impresso é a garantia de que não houve manipulação nas totalizações.
Helloooo!
Candidatos!
Vocês podem ser roubados!!!!!

Anônimo disse...

Vão alegar que não tem dinheiro pra isso, mas é so pegar do fundo partidário!
Na verdade o custo é baixo, não precisa de impressoras, é só usar as urnas e as cédulas antigas paralelamente para que sejam feitas auditorias em seções eleitorais sorteadas na presença de representantes dos partidos.

Anônimo disse...

Se é ruim para eles é porque é bom para o povo.Controlar o povo com impressão digital eles são rápidos, imprimir os votos que é infinitamente mais fácil é essa dificuldade toda, já empurraram com a barriga em pelo menos três eleições. Brasil, Pais de Tolos.

Brasil atrasado disse...

Smartmatic é sinônimo de vulnerável a fraudes.

ATENTO disse...

URNA TEM PÉ,COURO,RABO,DENTE,BOCA DE JACARÉ...ÉÉÉ JACARÉ, MANÉ!

ESPIRIDIÃO AMIN "FAREJOU" A SACANAGEM ELEITORAL, TOMARA QUE SE ACORDEM URGENTE,O MITO PETRALHA DOS BANDIDOS TEM QUE ACABAR.

PETRALHAS JÁ PREPARAM O "ESPIRITO" PARA "LULA IMBATIVEL", CLARO, A ARMADILHA DAS URNAS CONTINUA ARMADA PARA FUNCIONAR DE NOVO EM CIMA DOS TROUXAS E APROVEITADORES

Anônimo disse...

O mundo inteiro se rende perante a sabedoria do Tribunal Eleitoral devido a invenção da Urna Eletrônica...kkkjk.. Coisa mais facil de fraudar estas merdas...

Anônimo disse...

TSE, imprensa e institutos de pesquisa preparando a fraude.

Anônimo disse...

"Os eleitores são irrelevantes. O definitivo é a contagem dos votos."

(Josef Stalin)

Anônimo disse...

O TSE tem que estar bem acima do bem o do mal, ou será que isto também pode ser negociado? Com a palavra a honra dos ministros.

Anônimo disse...

Qualquer raquerzinho amador pé-de-chinelo consegue violar essas porcarias de urnas eletrônicas obsoletas, principalmente na hora em que é feita a transmissão de dados via internet, e para quem tem acesso como os membros "impolutos" do TSE, que foram nomeados por políticos, e sem auditoria nehuma, fica bem mais fácil ainda.

Anônimo disse...

Acharam o caminho do tesouro. Estão querendo fraudar as eleições. Só pode!

Anônimo disse...

Caro Políbio
Votar pra que, se todos sabem que as urnas serão fraudadas em benefício do Lula, com respaldo das pesquisas. Só não vê quem é cego.
Esther

Anônimo disse...

Kim e Vem Pra Rua, cadê vcs!! Tá na hora de irmos pra rua exigir voto em cédula. Chega de urnas smartmatick. É por isso que os institutos comprados e que levaram muita vantagem com o desgoverno do PT já estão preparando o terreno com as pesquisas mentirosas, que as urnas da Venezuela vão corroborar! Acorda, povo!!!

Anônimo disse...

Se não for impresso não voto.

Anônimo disse...

O voto impresso significa absolutamente N.A.D.A. na seguranca de uma eleicao. A questao e muito mais complexa.
Sugiro consultar um nerd de informatica que ele explicara.
QRCODE é facilmente manipulavel

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/