Marchezan: "Os cobradores (de ônibus) de Porto Alegre vão ter que buscar outra profissão"

O prefeito Nelson Marchezan não descarta a possibilidade de se retirar os cobradores dos coletivos de Porto Alegre no futuro. Na última semana, ele já havia dito que tinha interesse em diminuir a circulação de dinheiro nos coletivos.

Uma das medidas será a facilitação da recarga do cartão TRI, que atualmente só pode ser reposto a partir do pagamento de boleto físico e, em breve, poderá ser quitado por cartão de crédito ou débito.

“Não há uma previsão disso, mas a gente vai caminhar neste sentido. É evidente que, nas cidades mais modernas e mais avançadas, a gente tem mobilização. Os empregos saem de um lado e vão para o outro. Sem dúvida, a profissão de cobrador vai ter que ter uma modernização. Vão ter que buscar uma outra atividade. Até porque, ninguém se forma cobrador”, explica Marchezan.

21 comentários:

Anônimo disse...

LEMBRO DOS COBRADORES ANDANDO NOS CORREDORES DOS ÔNIBUS COBRANDO E ENTREGANDO PASSAGEM QUE DEPOIS NA SAÍDA DEVERIA SER ENTREGUE AO MOTORISTA.

QUE VENHA A MODERNIDADE. PARABÉNS AO PREFEITO.

Anônimo disse...

Não adianta espernear. Se não for com Marchezan, será com algum prefeito que virá. Várias profissões poderão acabar proximamente, p.ex., frentista de posto. Alguém lembra do funcionário que apagava a iluminação pública (postes de luz)?

Anônimo disse...


A bandidagem não está interessada no pouco dinheiro existente na gaveta do cobrador. Eles querem são os celulares, bolsas, carteiras dos passageiros.

O dinheiro do cobrador é um extra. Se dá tempo pegam, senão deixam assim mesmo.

Anônimo disse...

Ninguem se forma cobrador foi ótimo.

Anônimo disse...


Faz tempo que os empresários do setor, querem aumentar os seus ganhos.

Anônimo disse...

Boa !!!!

Em Caxias do Sul foi anunciado o fim das farmácias municipais. E a cara de pau dos funcionários, que sempre estão prontos para uma grevezinha para infernizar a população, tiveram uma idéia kafkiana:

"estão fazendo abaixo assinado para terem o apoio da população para não fecharem o cabide de emprego".

Agora não pensam em greve ... Terão o troco da população cheia destes privilégios.

Anônimo disse...



O correto seria o Prefeito procurar outra ocupação, após o fim de seu mandato, dando fim aos políticos de carreira.

Uma só eleição em cada nível -municipal, estadual e federal- sem reeleição e finalizaria a ocupação temporária.

Afinal de contas, nenhum politico se forma vereador, prefeito, deputado ou presidente.

Anônimo disse...

Sr.caso ainda não saiba,algumas profissões desapareceram,parteiras,tira dentes,as máquinas de escrever foram substituidas pelos computadores temos hoje até impressoras 3D.
Tudo muda Sr.,temos que nos adequar,certo?

Anônimo disse...

QUE IDIOTA.E QUEM PAGA COM DINHEIRO?É IMPOSSÍVEL FICAR SÓ O MOTORISTA.ELE ESQUECE QUE AQUI É O BRASIL?SE FOSSE NA FRANÇA,JAPÃO,COREIA,ALEMANHA TUDO BEM...MAS AQUI DEIXAR O COLETIVO SÓ COM O MOTORISTA É PEDIR PARA VIRAR UMA GUERRA DE GANGUES DENTRO DOS COLETIVOS.COM O COBRADOR JÁ DEPREDAM TUDO,DEIXAM OS ÔNIBUS TUDO ARREBENTADO.AQUI É O BRASIL.NÃO TEM COMO QUERER DEIXAR SÓ A ROLETA.BOM SE DESSE,SERIA ÓTIMO.UM PAÍS QUE TEVE PRESIDENTES COMO O LULA E A DILMA,NUNCA VAI SER UM PAÍS DESENVOLVIDO.PORQUE BOTAR NO PODER DOIS DIABOS COMO ELES,DOIS CORRUPTOS ENVOVIDOS COM OS OUTROS QUADRILHEIROS,DEMONSTRA QUE JAMAIS SAIREMOS DO TERCEIRO MUNDO.JAMAIS.ESQUEÇAM ESTA IDEIA DE QUERER MODERNIZAR ALGUMAS COISAS.SEM CHANCE.

Anônimo disse...

Pena que aqui sendo uma cidade muito moderna, os cobradores não terão chance de se encaixarem em outro emprego.

O futuro só vai ter lugar para os politicos, todas outras profissões serão substituidas, mas os políticos juram que sua profissão não pode ser substituida.

Pois eu tenho uma ideia, político pode muito bem ser uma atribuição cidadã, afinal, eles são escolhidos por voto. Foram eleitos. Não deveriam ter salário, e após cumprir seu expediente de 2 horas em reuniões, deveriam contribuir construtivamente para a sociedade, em outras palavras ter um emprego para se sustentar como todos os demais mortais.

Anônimo disse...

Rapaz, os assaltos vão comer solto só com o motorista dentro do ônibus.

Anônimo disse...

Muito fala e pouco faz. No legislativo podia viver do discurso, agora no executivo terá que mostrar resultados.

Conselho: faça 1 coisa antes de prometer 10.

Cadê os pardais inteligentes?

Anônimo disse...

É lamentavel a visão do prefeito, são milhares de empregos que cumprem funções sociais, são milhares de empregos que ajudam a familias viverem com dignidade. Na região do Jary viamão, tive a oportunidade de estudar sendo cobrador aos 14 anos, e como eu são dezenas de casos que tiveram oportunidades na vida graças a esse emprego de cobrador, são varios os casos colegas que conseguiram pagar suas faculdades graças a essa modalidade de emprego. São dezenas e dezenas de menores dessa região de Viamão que tiveram a oportunidade e trabalharam na EMPRESA EVEL e atualmente possuem nivel de intrução superior.
Tambem existe varios exemplos de conhecidos que não passaram no teste para cumprir esta função e hoje não estão mais entre nos, devido a "marginalidade"
dessa região.

Alexandre Boeira
Técnico equipamentos Biomédica Crea/RS

Anônimo disse...

A propósito sr. Prefeito Marchezan,após seus 4 anos como prefeito da capital arrume outra ocupação, afinal ninguém se forma "político de carteira" para ficar mamando no governo.

Anônimo disse...

O cobrador tem a função de ajudar os passageiros tambem. Vai ser uma zorra. Pobre de motorista
.bem coisa de quem nunca andou de busao. Praças sem cortar grama, eptc sem fiscalizar. Estamos entregues as traças.

Anônimo disse...

E os CC do PMDB,PDT PP E PTB que ganham fortunas na PROCEMPA E NA EPTC vão sair quando e arrumar emprego? ou vai deixar por ter que cumprir com alguns vereadores a promessa de voto.

Anônimo disse...


- "Boi de piranha" é uma expressão popular.

Essa expressão designa uma situação onde um bem menor e de pouco valor é sacrificado para que em troca outros bens mais valiosos não sofram dano.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Boi_de_piranha


Um cobrador de ônibus valem quanto CC's no seu governo Prefeito.

Discutimos a o valor da passagem e deixamos de lado os 100 milhões por ano gastos em CC's na prefeitura?

Anônimo disse...

Acredito que a modernidade virá, e é bom os cobradores começarem a qualificar-se para outra profissão.
Não adianta ficar esperando que o tal dia chegue e aí espernear. Comecem a se qualificar agora. Talvez demore alguns anos para que essa profissão seja extinta, mas ela virá. E a economia também irá melhorar, e aí, com qualificação, uma nova profissão poderá ser almejada.
E é bom lembrar que não há estabilidade para empregado público como os da Carris, que são regidos pela CLT. Poderá até haver algum embate na Justiça do Trabalho, mas não vão escapar da demissão.
O correto, nesse momento, seria somente não contratar mais cobradores, qualificar os que querem qualificação, inclusive para trabalhar dentro das próprias empresas, e os mais velhinhos deixar na empresa até que se aposentem.

Germano Jaeschke Schneider disse...

Esse Marchezan é muito mito.

Anônimo disse...


Como eu gostaria que Marchesan também fizesse a seguinte frase:

"O Cargos em Comissão da Prefeitura na minha gestão vão ter que buscar outra profissão"

Dê o exemplo e pare de apontar para os outros soluções de como fazer para economizar o dinheiro publico. Comece pela NOSSA prefeitura, economizando NOSSAS receitas para não aumentar NOSSAS despesas.

Anônimo disse...

Ferro na vanguarda do atraso, Marchezan. Cansei de enviar email para a Carris reclamando dos cobradores. Eles e os motoristas de taxi devem receber agora o troco pelo mau comportamento histórico. Como é que pode alguém querer que o desenvolvimento em nossa terra seja barrado só pq algumas pessoas vão perder o emprego? Cobradores são cidadãos como qualquer outro trabalhador da iniciativa privada e deve se sujeitar a lei do mercado. Todo o apoio ao Marchezan, que está mostrando a que veio.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/