Delcídio afirma que é ‘surreal’ Lula dizer que não sabia de corrupção

Nesta reportagem de Dimitrius Dantas, João Carlos Silva, Sérgio Roxo e Tiago Dantas , o jornal O Globo de hoje conta que o ex-senador Delcídio Amaral disse, em depoimento à Justiça Federal nesta segunda-feira, que acha “surreal” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar que não sabia que havia um esquema de pagamento de propina montado nas diretorias da Petrobras para sustentar partidos políticos. Ex-líder do governo Dilma e agora delator da Lava-Jato, Delcídio foi ouvido como testemunha de acusação no processo em que Lula é acusado de receber um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, da construtora OAS. O ex-presidente alega que nunca teve a posse deste apartamento.

Leia a reportagem completa:

Outros três delatores da Lava-Jato prestaram depoimento nesta segunda-feira a pedido do Ministério Público Federal (MPF): o ex-executivo da Setal, Auguto Ribeiro de Mendonça Neto, e os ex-executivos da Camargo Corrêa, Dalton Avancini e Eduardo Leite. Os três relataram, em linhas gerais, como funcionava o esquema de corrupção da Petrobras, mas não envolveram o nome de Lula no escândalo. Nenhuma das quatro testemunhas ouvidas nesta quarta-feira tinha informações sobre o tríplex do Guarujá do ex-presidente.

— Queria só registrar. Ele vai dizer assim: “Eu não sei”. A classe política e a torcida do Flamengo inteira sabiam disso aí (corrupção na Petrobras). Toda a classe política sabia. É uma coisa até surreal esse tipo de afirmação.

Apesar disso, Delcídio disse que nunca conversou diretamente com Lula sobre o esquema de pagamento de propinas na estatal e que não teria como apresentar provas de suas afirmações. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

17 comentários:

Unknown disse...

Surreal é o Brasil, Delcídio...
Aqui ninguém sabe de nada, principalmente aqueles que se fazem de morto ganhando acima do básico do ministro do STF, que também ganha muito acima dele!!!
A regra aqui sempre foi: Executivo e Legislativo praticam corrupção enquanto o Judiciário ganha no "polpudo", travestido de salário legal!!!

Anônimo disse...

Isso prova alguma coisa contra lula? Ao ser inquirido pelo juiz de primeiro grau moro, delcidio foi claro "não tinha provas", aí é fácil acusar alguém que não segurou a cassação do ex-senador.

Anônimo disse...

"A torcida do Flamengo..." Rsrsrs. E a do Fluminense, Botafogo, Corinthians, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atlético, Grêmio,Bahia e por aí vai. O Brasil inteiro sabe muito bem disso, que ele pague por seus crimes.

Mordaz disse...

Delcídio vai pagar um milhão e meio para Lula na justiça por danos morais. O que tinha para provar se mostrou fumaça.

Anônimo disse...

Incrível que ainda exista quem defenda Lula ! Só podem ser pessoas do mesmo nível que ele...

Anônimo disse...

Que o diga o Garotinho que se fez de louco..........

Anônimo disse...

Anônimo das 11,42. O teu chefe é o maior corruPTo da história da humanidade. Toda a cúpula do teu partido honesto e ético, está trancafiada na papuda. Só o chefe dessa quadrilha, ainda está solto se fazendo do homem O ÚNICO E MAIS HONESTO DO BRASIL, DO MUNDO E QUIÇÁ DA GALÁXIA.

Anônimo disse...

O gran Chefão será condenado. Os governos corruptos do PT afundou o Brasil é prejuducou milhões de brasileiros. Não só a torcida do flamengo sabe disso mais a torcida da seleção brasileira também.

Anônimo disse...

Diga os crime e apresente as provas anonimo das 11:46?

Luiz Inácio disse...

Anônimo das 11:42h, quando teu chefe de quadrilha for preso levarás tua mulher ou uma filha maior de idade para as visitas íntimas dele??
Ou será que vai tu mesmo, feito uma cadelinha no cio, ficar de quatro na frente dele???
Malucos iguais a ti são capazes de tudo.

Anônimo disse...

O apedeuta não sabia de nada, assim como DILMA igualmente não sabia de nada, nem da compra da Refinaria de Pasadena, superfaturada, ocasião em que era Presidente do Conselho da Petrobras . As provas em casos de corrupção são difíceis, pois os criminosos não costumam deixar as digitais. Mas não são impossíveis , a Justiça pode tardar , mas não falha !!!

Anônimo disse...

Os petistas sabem tão pouco a respeito de nada que concluo que ou são retardados mentais, o que cabe ficarem em asilos para doentes mentais ou então são estelionatários no seu estado de arte e aí seu lugar é na Papuuda!

Anônimo disse...

Dois pesos, duas medidas, dois apartamentos — o de Geddel e o de Lula.

22 Nov 2016por : Kiko Nogueira - DCM

Que o Brasil não é para principiantes você já sabia. Mas não precisávamos exagerar.

Geddel Vieira de Lima foi premiado por seu chefe com um salvo conduto escandaloso.

Veja bem: ele admitiu ter comprado (a conferir se comprou, mesmo, ou se foi presente) um apartamento no 23º andar do edifício La Vue Ladeira da Barra, numa área tombada de Salvador.

Confessou que falou com o colega Marcelo Calero sobre a liberação do empreendimento no Iphan. Segundo o instituto, o máximo permitido eram treze andares. O cafofo de Geddel seria, portanto, eliminado.

De acordo com corretores, o valor do imóvel varia entre R$ 2,6 milhões e R$ 4,5 milhões. A conclusão da obra está prevista para 2019.

“Em nenhum momento foi feita pressão para que ele tomasse posição. Foram feitas ponderações”, falou Geddel.

É inacreditável.

Na segunda, dia 21, a Comissão de Ética da Presidência da República abriu procedimento para verificar conflito de interesse, como se houvesse alguma dúvida. Pode resultar numa recomendação de demissão.

Humberto Costa, líder do PT no Senado, vai solicitar que o Ministério Público entre no caso.

O silêncio do MP, como era de se suspeitar, é ensurdecedor.

Ao longo de mais de dois anos, Lula vem sendo massacrado por um apartamento numa praia do Guarujá repleta de línguas pretas de esgoto.

Para todos os efeitos, o famoso “triplex” já é dele, embora não haja nenhuma prova, apenas convicção.

Onde estão os cruzados de Deltan Dallagnol quando se trata de um crime confesso como o de Geddel? Onde está aquela indignação como a expressa na campanha eleitoral histérica das tais 10 medidas contra a corrupção?

Onde estão os savonarolas da Lava Jato? Ou a dupla Geddel e Temer não rende como Lula?

Fica aqui a sugestão de um powerpoint maneiro para o pessoal de Curitiba.

O TRIPELEX do Lula não apareceu, já o do Leitão, digo, Geddel,nem precisou procurar, mas o MPF.............

Anônimo disse...

Quando o EX -DIRETOR da PETROBRAS, PAULO ROBERTO COSTA , começar a falar ao FBI , sobre a corrupção na PETROBRAS nos Governos de LULA e DILMA , creio que os dois preferirão contar os seus crimes à Justiça brasileira. No passado, no final dos anos 80, o todo poderoso General Manuel ORIEGA, do Panamá, foi preso
pela Justiça dos EUA , e passou mais de 21 anos na cadeia em MIAMI, por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
nos EUA. Depois, esteve um tempo na cadeia na FRANÇA e hoje ainda está encarcerado no PANAMÁ. DURA LEX SED LEX !!!

Anônimo disse...

Os crimes de corrupção ocorridos na PETROBRAS também foram cometidos nos EUA , pois a empresa está na Bolsa de ações de NOVA IORQUE e as irregularidades prejudicaram centenas de acionistas norte-americanos. Assim, os principais responsáveis pelos desmandos , LULA e DILMA, não estão livres da Justiça americana, podendo responder criminalmente por seus atos nos EUA !!!

Anônimo disse...

Prisão já para o gran Chefão que arruinou o Brasil.

Anônimo disse...

O Dr. Moro, o “contexto” e o vício de lidar com medrosos:

FERNANDO BRITO · 22/11/2016 - O Tijolaço

A imprensa destaca o “bate-boca” entre o juiz Sérgio Moro e os advogados de Lula na audiência em que se ouviram as supostas testemunhas do caso do apartamento do Guarujá.

É natural: como os personagens que Moro julga, em geral, têm aqui e ali seus rabos presos, todos se acovardam na sua presença.

E ele seleciona bem aqueles que merecem sua cortesia, com se viu em depoimentos como o da mulher de Eduardo Cunha ou outros, mais antigos, como o de Paulo Roberto Costa.

Fica-se no “clima” para não destacar o essencial: ninguém tem qualquer informação objetiva ou fato comprovável para sustentar aquilo que o procurador Deltan Dallagnol sustentou em rede de televisão, com seu vistoso powerpoint, alegando que Lula controlava toda a cadeia de desvios da Petrobras e que o apartamento no Guarujá seria a paga pelos acertos que se faziam.

Além de ofender a honra de Lula, ofendem a lógica: os bagrinhos roubaram bilhões; o suposto chefão, um apartamento triplex que são três casinhas de pombo empilhadas.

Ainda assim, o Dr. Moro insistiu em permitir que a promotoria fizesse perguntas meramente de opinião aos interrogados, o que provocou a correta reação da equipe de advogados de Lula em protestar contra elas.

Em casos penais importam os fatos, não subjetivismos.

Delcídio do Amaral, que serviu de apoio para a aceitação da denúncia contra Lula, admitiu, no interrogatório não ter provas do envolvimento de Lula, apenas a “convicção”.

Perguntado se teve alguma conversa sobre ilícitos sobre Lula, disse que “”Não, ele nunca me deu liberdade para isso.”

Portanto, não pode dar testemunho pessoal sobre a intervenção de Lula em qualquer falcatrua. Nem tem, como admitiu, qualquer informação que ligue o apartamento no Guarujá ao que o Dr. Dallagnol chamou de “propinocracia”.

Alegou que fazia uma uma “delação de político”, por ter sido líder do governo e “saber como a roda gira”. A sua roda, Delcídio, a sua.

Mas o que destaca a imprensa do delator “político”?

A “convicção”. Na Folha: “para ele (Delcídio) , Lula tinha “conhecimento absoluto de todos os interesses que rodeavam a gestão” da estatal.”

É isso que o Doutor Moro acha válido como “contexto”, ainda que sem fatos....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/