Artigo, Astor Wartchow - Réquiem para Fidel

Uma das passagens mais comovedoras da história mundial recente foi a derrubada da ditadura cubana de Fulgêncio Batista, em 1959, perpetrada por um grupo de idealistas, liderado pelo jovem advogado Fidel Castro.
      
Fraudadas as expectativas de justiça e igualdade pelos tiranos comunistas europeus, o sonho do socialismo se renovava na pequena ilha, até então lugar de veraneio e exploração comercial norte-americana.
      
Rapidamente, Fidel e Guevara se transformaram em ícones mundiais da juventude e das elites intelectuais, ainda traumatizados pelos efeitos das guerras recentes e a frustração soviética.

Correu o tempo, quase 50 anos, e o mundo experimentou diversas mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

17 comentários:

Anônimo disse...

Os CASTRO estão há 57 anos no poder . Hoje RAUL CASTRO é o dono da Ilha. A ditadura mais longeva e sanguinária da América Latina. Estima-se que 1 Milhão de cubanos tenha fugido de CUBA , em direção a vários países , principalmente aos EUA. A maioria destes teve seus bens, terras , casas, confiscados pelos " revolucionários" de FIDEL. Muitos perderam suas vidas nas prisões em CUBA, por discordarem do regime. As ditaduras são sempre sangrentas , a cubana não constitui exceção. !!!

Anônimo disse...

LULA NUNCA FOI FIDEL NEM SOCIALISTA,NUNCA!

LULA SEMPRE FOI BANDIDO,LADRÃO, TIMIDAMENTE TRAVESTIDO DE SOCIALISTA!

USOU A ONDA DA ÉPOCA, E MONTOU SEU PARTIDO-QUADRILHA ,COM TIMIDAS REFERENCIAS A SOCIALISTAS,COMUNISTAS,APENAS COMO FACHADA, PARA AGLUTINAR TROUXAS E OTARIOS ,SEUS MILITONTOS, SUAS FERRAMENTAS DE MANOBRAS.
LULA ERA APENAS LULA, LADRÃO.

Anônimo disse...

Os 100 mil mortos para implantar o socialismo castrista na ilha mostra um ditador sanguinário , muito pior que Fulgêncio, ou qualquer outro ditador latinoamericano.

Pinochet é um aprendiz perto do trio assassino, irmãos Castro e Guevara!

Hoje, Cuba vive na miséria e seu povo é controlado e vigiado por um governo tirano.

Anônimo disse...

Os governos militares duraram 21 anos no Brasil e foram 5 presidentes, sendo que a origem se deve muito ao que aconteceu em Cuba.
E tomam pau até hoje !
Fidel foi um ditador, milhares de mortes, atraso total e os caras enaltecem.
Dá para entender ?

Anônimo disse...

Muito bom o artigo, perfeito.O socialismo/capitalismo é um regime artificial e tudo que é contra a natureza humana não prospera, só atrai sofrimento.O Fidel achava que que podia ser absoluto, o tempo passou e ele não percebeu, como não tem percebido os lambe botas, esquerdopatas escarlates bolivarianos que se apegam as idéias do seculo XIX, dele.

Anônimo disse...

Fidel na adolescência gostava dos EUA, tinha apelido de TIN-TIN, (seriado com cachorro rin-tin-tin), quando casou foi para los angeles . . .

Fidel era filho ilegítimo . . .

Muita coisa ainda por cá não sabemos.

Anônimo disse...

Comovente é porque não foram os avôs do autor deste artigo que foram roubados
e destruídos. É sempre assim, para comunista,sal no olho dos outros é colirio.

Realista disse...

A esquerda fala e só fala da "ditadura" de Fulgêncio Batista sem mencionar que na época o PIB "per cápita" da ilha só perdia para o americano, alimentação farta, o analfabetismo reduzido, a escolaridade alta (quantos cubanos viram para o Brasil com altos postos técnicos, de gerência e de direção), assistência a saúde de primeira linha.
Havia atraso em alguns lugares como existe hoje em diversos lugares.
Os grandes problemas da ilha eram...de trânsito, com elevado índice de automóveis por habitante, mais os dos turistas que vinham em grandes "ferry-boats". Os comunistas tomaram a ilha porque o governo acreditava no alto padrão de vida e achavam que a guerrilha se esvairia no tempo.
Com comunista não se brinca, eles querem a nossa alma,eles matam mesmo.

Anônimo disse...

DOLEIRO YOUSSEF DISSE SEXTA EM DEPOIMENTO QUE PAULO ROBERTO COSTA DIRETOR DA PETROBRAS CHAMADO POR LULA DE PAULINHO DIZIA QUE QUEM RESOVIA SOBRE AS PROPINAS ERA O PLANALTO NO GOVERNO LULA

POIS ENTAO MAIS UMA VEZ A PALAVRA DE DELCIDIO AMARAL DO PT SE CONFIRMA ELA JA TINHA DITO HA TEMPO QUE LULA ERA O CHEFAO E QUE LULA E DILMA SEMPRE SOUBERAM DE TUDO , AGORA PIOR O YOUSSEF DISSE QUE O PLANALTO DEFINIA SOBRE AS PROPINAS
CADEIA NO MOLUSCO JA E JOGUEM A CHAVE FORA

E OS ADEEEEEVOGADOS DESESPERADOS E CINICOS DO MOLUSCO DIZENDO Q O YOUSSEF NAO TEM CREDIBILIDADE E BLA BLA BLA , HAHAHHA, QUANDO OS DELATORES FALAM DE OUTROS PARTIDOS OS VERMELHOS SAEM CORRENDO E MESMO SEM PROVAS PEDEM PRISAO DOS OUTROS AGORA QUANDO OS DELATORES DELATAM O MOLUSCO ELES DIZEM Q É MENTIRA, KKKKK, SAIAM DAI PILANTRAS

Anônimo disse...

Se essa tal revolução acabou por dizimar mais de 10 mil pessoas, creio que essa seja uma visão errônea e romanceada do qye foi o ditador Fidel Castro para humanidade.

Roberto disse...

Por muito tempo ouviremos manifestações saudosas dos viúvos(as) do "comandante supremo"! Dá pra imaginar de quais partidos políticos pertencem. Enfim, é a vida.

Anônimo disse...

A civilização por um triz não acabou na crise dos mísseis e mesmo assim o autor desta quase "façanha" é reverenciado por "humanos". Por coisas como esta temo muito pelo futuro da raça humana no planeta, sempre haverá ignóbeis celerados apoiando psicopatas visionários.

Pegasus disse...

Cuba tem 11 milhões habitantes 5 milhões trabalhão para o estado. Explica-se aí a duração da ditadura.

Rocco disse...

Agora que Fidel tá prestando contas no inferno, quem assume o passivo dos empréstimos do BNDES para o porto de maryel ?? Ou morre com Fidel a dívida ?? Ou seja, o povo brasileiro engordou o inventário do ditador e trata-se de fundo perdido...

Anônimo disse...

FIDEL era filho ilegítimo , só foi reconhecido pelo pai aos 17 anos de idade. Ao contrário do que dizia, que seus pais eram pobres e analfabetos , seu pai não era pobre e analfabeto. Seu pai era fazendeiro , de poucas letras, mas alfabetizado !

Tucano do Sul disse...

Até parece que o Lula tinha ligações com o Fidel por ideologia! Cada besteira...

Anônimo disse...

Para a ESQUERDA CAVIAR as ditaduras de esquerda sempre serão ditabrandas , já as de direita são as ditaduras.
Infelizmente , na América Latina , cristã, este é o quadro. A miopia é geral . A propaganda marxista é muito inteligente e atuante, até hoje. Nossas Universidades Federais brasileiras, gratuitas, são as responsáveis por essa visão ideológica equivocada.O próprio FIDEL mandou seu companheiro CHE GUEVARA, para a morte, ao autorizar que fosse expandir a revolução pela América Latina. Não mandou os reforços militares que CHE GUEVARA pedira, com antecedência , e o traiu , levando-o à morte na BOLÍVIA. A história revelará este fato em breve. FIDEL viu que não conseguiria conviver com GUEVARA, e concordou com sua utópica expedição guerrilheira, para expandir a " revolução" pela América Latina. Sabia FIDEL que essa jornada de GUEVARA o levaria à morte, mas nada fez para dissuadi-lo e o mandou para a morte. Como bom estrategista, FIDEL conhecia o ditado : " Dois leões não cabem na mesma toca " . Depois, FIDEL construiu um Museu para CHE GUEVARA, para fins de propaganda. " Este é o legado de FIDEL , a TRAIÇÃO ao povo cubano, aos seus amigos e aos seus companheiros de SIERRA MAESTRA. !!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/