A cegueira de Elio Gaspari

Da mesma forma que o editor, também o blog O Antagonista não gostou do que escreveu Elio Gaspari sobre a polêmica entre o físico Cerqueira Leite e o juiz Sérgio Moro. Leia  a nota do blog:

Elio Gaspari (foto ao lado) concorda com Rogério Cézar Cerqueira Leite.

Segundo ele, realmente “há algo de Savonarola” em Sergio Moro.

E por que ele diz isso?

“Cerqueira Leite fez um paralelo histórico e Moro não discutiu uma só virgula do artigo. Lamentou que o jornal publique coisas desse tipo e, pior, que mantenha o professor no seu conselho editorial. Despediu-se ensinando: ‘A publicação de opiniões panfletárias-partidárias [...] deveria ser evitada’".

Elio Gaspari também precisa ser ensinado.

Cerqueira Leite não fez “um paralelo histórico”. Ele acusou Moro de praticar um crime, abusando de sua autoridade para perseguir Lula, o “plebeu” que ousou “usurpar o poder da aristocracia”.

Moro foi muito claro em sua resposta à Folha de S. Paulo:

“A essa altura, salvo por cegueira ideológica, parece claro que o objeto dos processos em curso consiste em crimes de corrupção e não de opinião”.


Elio Gaspari nunca foi cego. Ele só faz de conta.

16 comentários:

Anônimo disse...

Esse Gaspari é um esquerdista doente.

Anônimo disse...

Políbio!! Gasperi, Juremir Machado, Rosane de Oliveira, Veríssimo serão casos de estudo no futuro, seriam cegos ideológicos ou regiamente recompensados para não enxergarem o que todos vêem?

Anônimo disse...

Grande parte da imprensa brasileira na era petralha viveu de pixulecos, a
maioria com um prestigiozinho mixuruca.
Quem sabe contando com a colaboração de jornalistas mais prestigiados, embora
em menor número, as coisas não podem parar de piorar para o PT?
Só que o serviço de especialistas é bem mais caro do que meros pixulequinhos
mensais.A corruptolândia vai ter que abrir a guaiaca sem ser descoberta.

Anônimo disse...

LULA,O MAIOR ESTELIONATARIO DA HISTORIA DO BRASIL TEM TANTO DEFENSORES QUE FICAM DUVIDAS,OU SAO DA QUADRILHA DELE,OU SAO VENDIDOS QUE SE PROSTITUEM AO INVES DE FICAREM DO LADO DO PAIS.FICA CLARO QUE SAO CANALHAS DA MESMA ESPECIE DE LULA.

Anônimo disse...

O MORO POR SER UM HOMEM PUBLICO PODE SER CRITICADO E NÃO DEVE REAGIR. ACONTECE QUE O CERQUEIRA TAMBEM É UM HOMEM PUBLICO: PORQUE ELE NÃO PODERIA SER CRITICADO?
QUANTO AO JORNAL, A IMPRENSA DETESTA SER CRITICADA. E PORQUE ? SÃO UMA INSTITUIÇÃO PREVILEGIADA?

Anônimo disse...

Prostituição ideológica !!!!!
O nível mais baixo possível de um ser humano.

Anônimo disse...

A cegueira ideológica é e sempre foi um dos grandes males da esquerda. Sábias palavras as do Dr MORO , o objeto dos Processos é a CORRUPÇÃO , não a opinião !!!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Esse acirramento de ânimos já levou a humanidade à segunda guerra. Depois não coloquem a culpa apenas no lobo alheio. Penso que todos, eu disse todos têm o direito de opinar.

Anônimo disse...

Moro é tão ruim que fez toda a banda podre da política, dos empresários e dos intelectualóides ficar totalmente em surto. Se Moro é tão ruim para os bandidos , isto é sinal que é ótimo para o Brasil decente. Cerqueira poderia nos mostrar cientificamente o que tem feito nos últimos 14 anos de bom para a física mundial, ou tudo o que fez tem a confiabilidade e o caráter das esquerdas bolivarianas? Quanto a Kaspari, nada do que produz é de se estranhar,do meio do joio nunca sairá trigo!

Anônimo disse...

Gaspari não é cego... É pelego caviar esquerdista.

Anônimo disse...

Será que a ombudsman da Folha lê a Folha?

FERNANDO BRITO · 16/10/2016

É costumeiro o “murismo” que se encontra atualmente nas manifestações da ombusdman da Folha de S. Paulo.

Sendo assim, não era de esperar que saltasse, com a indignação que deveria ser própria aos jornalistas, frente à manifestação censória de Sérgio Moro à Folha diante do artigo do professor emérito da Unicamp Rogério Cézar de Cerqueira Leite onde este traça um paralelo entre o juiz e o frade Jerônimo Savonarola.

Manifestação censória é um exagero? ” A publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual, deveria ser evitada por jornais com a tradição e a história da Folha” é, objetivamente, uma sugestão – e sugestão da mais poderosa autoridade hoje neste país – de que não se publique aquilo que Sua Excelência julga ser assim.

Sob qualquer ponto de vista que se examine é, cruamente, censura.

Deixo que outro articulista da Folha, insuspeito de esquerdismo, Elio Gaspari, o explique: “Não foi uma carta, mas uma sentença” (…) “A publicação de opiniões panfletárias-partidárias […] deveria ser evitadas”. Como? Savonarola publicava seus sermões e queimava os dos outros.”

O que a “critica interna” do jornal faz é ainda pior.

Só mesmo uma mente atrofiada pelo exercício exclusivo da tal “cognição sumária” tão empregada pelo juiz Moro poderia ver na metáfora com as fogueiras da Inquisição – devo explicar o que é uma metáfora? – uma incitação à violência.

Infelizmente a Ombudsman endossa essa visão mesquinhíssima:

A meu ver, a Folha acertou em publicar o artigo, em nome da pluralidade, mas talvez tenha falhado em não propor que o autor evitasse formulações que poderiam ser entendidas como estímulo à violência.

Francamente, Dona Paula, fiquei em dúvidas se a senhora – como se brincava com os desatentos nos tempos em que comecei numa redação de jornal, “lê o jornal em que trabalha” (talvez deva explicar, dada a “cognição sumária”, que isto não é uma afirmação literal, mas uma ironia (“figura que se caracteriza pelo emprego inteligente de contrastes literariamente, para criar ou ressaltar certos efeitos humorísticos“, maiores informações no Houaiss)

E o que é humorístico?

É que a Folha, como é de seu direito – e gosto não se discute – publica figuras como Reinaldo Azevedo, que a si mesmo chama de rottweiler, e Kim Kataguiri, que usa a exposição de seu traseiro como forma de argumentação política.

E sua Ombudsman vem falar de propor que se evite “formulações que poderiam ser entendidas como estímulo à violência”.

O jornal, na sua visão, deve se rebaixar à “cognição sumária” dos comentaristas que inundam suas páginas com o “mata e esfola” atual e com a beatificação – beato talvez lhe seja pouco – do Dr. Moro?

Ou pelo menos, para lembrar aqueles tempos inquisitoriais, propor que se mexa aqui e ali num texto autoral para que ele ganhe o “nihil obstat” e, afinal, o “imprimatur”.

Em matéria de lembranças, porém, talvez seja mais útil recordar de outra mulher, Evelyn Beatrice Hall, biógrafa de Voltaire, autora da frase que é a ele frequentemente atribuída: “eu desaprovo o que dizes, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo”.....

BOM,BOM, parece não haver dúvidas sobre esse verniz que Folha oferece a seu público ao instituir a figura o Ombudsman. Parece haver um acordo pra “pegar leve”, exceto se for contra o lula, dilma e o PT.

Anônimo disse...

Matou a pau o Magnânimo Juiz Sergio Moro:
“A essa altura, salvo por cegueira ideológica, parece claro que o objeto dos processos em curso consiste em crimes de corrupção e não de opinião”.

Chola não esquerdalha de merda!

NÃO PODEMOS ESQUECER, O LULA PRECISA SER PRESO PARA QUE SIRVA DE EXEMPLO À TODO POLÍTICO LADRÃO E MENTIROSO QUE QUEIRA ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO...É LULA NA CADEIA JÁ!

Anônimo disse...

Viva Moro... fim fa organização criminosa!

Mr. Lincoln disse...

Moro tem um fã clube maior que o do Luan Santana ou do Cauã Reymond...Mexer com o queridinho causa ouriçamentos...

Anônimo disse...

MORO TAMBÉM É CIDADÃO, E DO BEM. NOSSO HERÓI BRASILEIRO!!

MORO TEM DIREITO DE DISCORDAR VERBALMENTE DESSES BOLIVARIANOS!!

MEXEU COM MORO, MEXEU COM 99% DO BRASIL!

Os brasileiros são um povo feliz, alegre.
Nascemos todos livres em território brasileiro, e não queremos ditadura de esquerda, da anarquia e do retrocesso.

SOCORRO FORÇAS ARMADAS!

MILITARES, PAREM DE COÇAR E CAÇAR PÓKEMONS!

MINISTRO DA DEFESA NÃO PODE SER SOCIALISTA, bolivariano, e tem que liberar os militares, reféns presos em suas bases!!!

FORA MINISTRO DA DEFESA!
FORA RAUL JUNGMAN, socialista do PPS!!
TEMER NOMEOU-O PORQUE ESTÁ SENDO CHANTAGEADO POR LULA!!!

Lula não quer os militares nas ruas. Pra não aniquilarem com o exército bolivariano vermelho!

SOCORRO MILITARES.

O BRASIL NÃO QUER PASSAR FOME TOTAL!

frederico menezes disse...

So divo uma coisa: Soy mais moro que gaspari. To com o juiz.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/