Artigo, Mariza Abreu - Três ideologias e 35 Partidos

* Mariza Abreu é ex-secretária gaúcha da Educação. 
O artigo é do site Diário do Poder de hoje.
  
Nesse momento, há 35 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Evidente que não existe esse número de propostas político-ideológicas para enfrentamento dos problemas das sociedades atuais.

Alguns dessas agremiações correspondem a posições de momentos históricos anteriores, como o PDT que representa o nacional-desenvolvimentista do pré 64 e o PMDB e o PP do bipartidarismo imposto pelo regime militar.

Após a redemocratização do país, com a promulgação da Carta Constitucional de 1988, é possível identificar as principais correntes do pensamento político-ideológico representadas por três principais partidos brasileiros: PFL/DEM, originário da Arena/PP, que prega o liberalismo, e o PSDB e o PT, formados por integrantes do antigo MDB, que representam respectivamente a socialdemocracia e a dita "esquerda" de origem marxista-leninista.

Importante destacar o papel do PMDB na conjuntura política pós 88. Durante o período militar, o MDB constituiu-se como uma frente política organizada em torno de um programa mínimo, a redemocratização do Brasil.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

2 comentários:

Anônimo disse...

"..e o PT, formados por integrantes do antigo MDB, que representam respectivamente a socialdemocracia e a dita "esquerda" de origem marxista-leninista"

ACREDITA nisto? Eu não.

PT nunca foi esquerda e nem marxista-leninista, LULA/CUT e PT foram crias dos governos militares.

LULA/CUT e PT representam a ARENA PODRE, corrupta, mercantilista!


Anônimo disse...

Mas quando estão no poder esquecem de tudo isso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/