A educação brasileira no centro de uma guerra ideológica.

A foto é de Fábio Arantes, Secom de SP, conforme El País.

CLIQUE AQUI para examinar boletim do movimento Escola sem Partido.

Esta reportagem da edição digital brasileira do jornal El País, assinada por Talita Bedinelli, mostra que movimentos diversos fazem leis contra a "ideologia nas escolas" e pedem que currículo básico passe pela Câmara

Leia tudo:

A polarização ideológica que atingiu o país nos últimos anos tem levado a educação para o centro de uma batalha que começa a ter contornos perigosos, na opinião de educadores. Iniciativas espelhadas no movimento "Escola Sem Partido", que prega o "fim da doutrinação" nas escolas, têm se espalhado pelo Brasil e pressões conservadoras querem levar a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, um documento guia para todas as escolas e que há um ano é discutido por especialistas, para as mãos do Congresso, que em 2015 já conseguiu banir o termo "gênero" do Plano Nacional de Educação, por considerar que a palavra se referia a uma questão de ideologia.

Criado há 12 anos por um pai indignado com o professor de história da filha, o Escola Sem Partido começou a ganhar um protagonismo maior no ano passado. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sou plenamente a favor de medidas que evitem a doutrinação partidária nas escolas (tudo indica que os professores de "antigamente" tinham mais ética do que os de hoje!). No entanto, instituir leis que fazem uso da censura - proibir palavras, como "GÊNERO", - é prática típica de governos totalitários e sanguinários (como os Comunistas e os Nazistas), que usam desse recurso porque querem impor sua perspectiva sobre uma realidade social. "Gênero" é um termo que se refere às relações entre homens e mulheres, relações que continuam perversas no Brasil, tanto no contexto doméstico (no Brasil, mais de 6 mulheres são assassinadas em ambiente doméstico POR DIA), quanto no mundo do trabalho e até na educação (se quiserem, confiram dos dados do último relatório do PISA e verão que há desequilíbrios gritantes no desempenho escolar entre meninos e meninas). Proibir a sociedade de discutir uma questão tão importante como os direitos de homens e mulheres é colocar uma MORDAÇA na cidadania, no estilo mais autoritário que o termo possa ter!

fred oliveira disse...

o Esola sem partido e' algo extremamente positivo. O pt e suas mazelas foi gestado tambem nas escolas que lavavam a cabeca dos meninos contra o capital e tudo o mais. Enquanto isso, nossa educacao e' uma droga, com profesores ruins, muitos que nao ensinam o que devem e vivem a fazer politica na sala de aula. O resultado e' esse: O Brasil tem uma das piores educacao do mundo. O brasileiro medio e' ineficiente e despreparado para o mercado, tendo dificuldade para fazer uma simples operacao matematica e nao conseguindo ler e entender um simples texto. Fracasso rotundo. Parabens ao escola sem ideologias. vamos estar juntos nessa.

Anônimo disse...

A CABEÇA DOS PROFESSORADO É PETISTA

A CABEÇA DO PROFESSORADO É PETRALHA

A CABEÇA DO PROFESSORADO E BOLIVARIANA

COMO IRÃO DEIXAR DE ENSINAR O "ALCORÃO SOCIALISTA", SE LEVARAM LAVAGEM CEREBRAL PRÓ SOCIALISMO,PETISMO ETC...?

RECICLAGEM MENTAL DO PROFESSORADO AGORA É MEIO TARDE, MAS COMEÇAR A MOSTRAR AOS PROFESSORES SEU EQUIVOCO, PODE SER UM COMEÇO.

BREXIT foi uma demonstração ao mundo ,MAGNIFICA, pois foi uma recusa a algo como bolivarianismo europeu,culturas diversas,interesses diversos decidindo coisas que os cidadãos de cada país devem decidir.

QUEM É O PRESIDENTE,MANDATÁRIO EQUIVALENTE, DA UNIÃO EUROPÉIA?

Como cabeça de bacalhau, ninguem sabe ninguem viu.PARABÉNS aos que enxotaram estrangeiros mandando em seu quintal.
-----------------------------------------

ATÉ AGORA SABIAMOS QUE UM HUMANO OU GRUPO DE HUMANOS SÃO FACILMENTE ESCRAVIZADOS,QUANDO SÃO RETIRADOS DE SEU MEIO,HABITAT , DE SUA CULTURA.

MAS TAMBÉM PODEM SER ESCRAVIZADOS QUANDO SE LHES TIRA A POSSIBILIDADE DE DECIDIR SOBRE SEUS DESTINOS,DELEGANDO A OUTROS ,DE OUTRA CULTURA,OUTROS PAISES,NO CASO A " UNIÃO EUROPÉIA " QUE NINGUEM SABE QUEM MANDA E COM QUE INTERESSES.

A "UNIÃO SOVIÉTICA" ERA ASSIM, DECISÕES DE OUTROS POVOS PARA GOVERNAR,SEM CONSIDERAR A CULTURA E IDENTIDADE DE CADA PAÍS.E FOI A PORCARIA QUE SE VIU, TENTANM REDITAR MAS OS INGLÉSES DISSERAM "AQUI NÃO, VIOLÃO"


----------------------------------------------------

A CABEÇA DO PROFESSORADO ESTÁ PREPARADA PARA PREGAR UMA GOVERNANÇA GERAL BOLIVARIANA,COMUNISTA,QUE SÓ TROUXE DESGRAÇA ONDE TENTARAM IMPLANTAR.

O PROFESSOR BRASILEIRO É "ZUMBI" NÃO PENSA NEM OBSERVA SÓ REPETE MANTRAS SOCIALISTAS

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/