Governo Temer vai manter cubanos no Mais Médicos. Programa só mudará no ano que vem.

A participação de estrangeiros no Mais Médicos será reduzida depois das eleições municipais, segundo informou o novo ministro da Saúde, Ricardo Barros. A ideia do Ministério da Saúde é renegociar o contrato feito com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para o recrutamento dos profissionais. Hoje, 73% dos que atuam são estrangeiros. A maioria é de cubanos.

A mudança não será de uma só vez. 

A ideia de anular o contrato, recentemente prorrogado pela presidente afastada, Dilma Rousseff, foi descartada. O ministro preferiu adotar uma regra de transição. Com isso, agrada ao mesmo tempo associações médicas, críticas do projeto, e prefeitos --favoráveis.

A lei que criou o Mais Médicos previu um prazo de três anos para que estrangeiros trabalhassem no programa sem validação do diploma. Há duas semanas, no último ato da presidente Dilma Rousseff na área de saúde, o prazo foi prorrogado. Com isso, 7 mil profissionais, que teriam de voltar agora para seus países de origem, podem permanecer no Brasil.

17 comentários:

  1. Tem que pagar o salário direto pros médicos cubanos em vez de mandar o dinheiro pra Cuba.

    ResponderExcluir
  2. TODOS AQUELES QUE SE SUBMETEREM À REVALIDAR SUS DIPLOMAS E ATINGIREM AS NOTAS NECESSÁRIAS DEVEM SER CONTRATADOS DIRETAMENTE PELO GOVERNO COM VISTO DE TRABALHO PARA O BRASIL E NÃO POR CUBA OU OUTRO PAÍS.

    ResponderExcluir
  3. Políbio,

    "Duas" hipóteses:

    1. Esperar a "Coisa" sair em definitivo para aumentar a legitimidade;

    2. Dar uma de Sarney(Plano Cruzado) para não atrapalhar OUT2016;

    3. É fraco mesmo.

    O sarcasmo vai comer soltou nos próximos 2,5 anos.

    JulioK

    ResponderExcluir
  4. Mesmo quando os ditadores Castro chamam Temer e as instituições brasileiras de golpistas e ameaçam ações contra seu governo? Vai continuar mandando dinheiro aos ditadores, dinheiro roubado dos médicos cubanos? Vá à merda, governo Temer!!!

    ResponderExcluir
  5. má notícia! os atendimentos a população carente e doente continuam uma porcaria, com cubanos ou sem cubanos. portanto deveriam mandá-los embora o mais rápido possível. não podemos esquecer que eles estão sob as ordens dos castro e da dilma e do lula, fazendo política no brasil, ou talvez algo pior. atendimento a saúde nada.

    ResponderExcluir
  6. Já fui muito bem atendida por uma médica cubana, o problema é que sempre tem mais 'um cubano' prestando atenção a tudo o que a médica fala, e tomando nota.

    Não sei porque. (?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Èh q vc eh tão importante q ele ker tomar nota da tua sífilis

      Excluir
  7. vergonha ,tudo continuara como dantes no quartel de abrantes.
    so maquiagem e aspirina.
    acreditam que somos trouxas e estão certos.
    será que um dia mostraremos um limite?

    ResponderExcluir
  8. Temer vai cair em descrédito logo, logo.
    1. Demitir todos os ccs;
    2. Cancelar médicos cubanos;
    3. Vender todas estatais.
    Bem, quer reformar a previdência, ferrar com os trabalhadores.
    Não vai durar.

    ResponderExcluir
  9. Os cubanos não reconhecem o governo Temer e ainda chamam de golpistas?
    Vai ficar enviando dinheiro para eles, dinheiro obtido com exploração de mão de obra dos médicos cubanos?

    ResponderExcluir
  10. Mais uma prova que a elite, a direita e a imprensa marrom glace queriam éra derrubar Dilma, o resto é o resto, continua como está e vai piorar.

    ResponderExcluir
  11. O quê????????????
    Vamos continuar financiando los hermanitos castro????????????

    ResponderExcluir
  12. Não sei porque, sinto cheiro de feijão queimado . Estão mudando, para nada mudar?

    ResponderExcluir
  13. Aqui no Brasil todos que desejam trabalhar pagam 27,5 % de IR. Pergunto porque os médicos Cubanos não pagam? E ainda por cima esse recurso não são empregados no Brasil. Ele sai todo do Brasil para Cuba. Estamos sustentando Cuba, quando nosso povo está morrendo a mingua. Sem medicamentos, nossos médicos totalmente desmotivados e sem recursos para nada. Essa é a política do PT. Escraviza o seu povo para mandar todo o recurso para fora do Brasil.

    ResponderExcluir
  14. polibio

    esse tal programa mais médicos tem que acabar e logo, e sem demora o governo tem que investigar onde esta indo esse dinheiro, com certeza é mais um ato de corrupção do governo do pt, com certeza parte do dinheiro voltou para os cofres do pt o tal caixa 2 ou foi parar na conta do lula ou da dilma ou do paloci ou do pimentel

    essa gente com certeza não inventou esse programa de graça, alguem levou muito

    o novo governo só ficará se mudar as coisas que o pt fez mal a nação brasileira e esse negócio dos médicos deve ser o primeiro a terminar e ser investigado

    ResponderExcluir
  15. PUTZ TEMER, PRIMEIRO ERRO, " QUEBROU " NOSSAS PERNAS E AINDA POR CIMA ALIMENTANDO ESTE ASSASSINO CHAMADO CASTRO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Isto significa que vão continuar a manter remessas de dinheiro para Cuba?
    Se revalidados diplomas podem manter o atendimento a população. Ao contrário os médicos brasileiros devem se manifestar.
    Parece que há mais argumentos contra do que a favor!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/