Editorial, Zero Hora - Silêncio comprometedor

Aos poucos, como quem não quer nada, a RBS vai desembarcando do barco lulopetista que aderna a olhos vistos. O caso relembra a fuga dos ratos do navio que afunda. 

A suspensão do depoimento que o ex-presidente Lula e sua mulher, Marisa Letícia, dariam ontem ao Ministério Público de São Paulo sobre o triplex do Guarujá não evitou um confronto entre petistas e antipetistas em frente ao Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. O que era para ser um esclarecimento do casal sobre as suspeitas de ocultação de patrimônio em relação à propriedade do imóvel acabou se transformando numa batalha campal entre movimentos organizados para defender ou acusar o homem que governou o país por dois mandatos. O tumulto é resultante do passionalismo crescente em torno do caso, estimulado tanto por interesses políticos bem identificados quanto pelo silêncio constrangedor do acusado e pelas evasivas do instituto que leva o seu nome.
Também faltam explicações convincentes e críveis de Lula sobre sua relação com o sítio de Atibaia, para onde foi parte de sua mudança depois de encerrado o mandato presidencial. A cada dia, surgem novas informações sobre reformas e melhorias feitas na propriedade por empresas investigadas pela Operação Lava-Jato, que usavam recursos desviados da Petrobras para pagar propinas e fazer agrados a políticos influentes. Até mesmo uma antena retransmissora de sinal de celular foi instalada próximo à propriedade, ao custo de R$ 1 milhão, apenas para facilitar a vida do ilustre frequentador.
Sem outros argumentos para justificar o injustificável, os acólitos do ex-presidente alegam que ele está sofrendo perseguição política. Trata-se de uma incoerência, se considerarmos que o governo comandado pelo PT repete à exaustão que nunca houve tanta liberdade para investigar a corrupção e que as instituições encarregadas deste trabalho — Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal — contam com total autonomia para tanto. Então, quem estaria praticando a perseguição política, se as suspeitas de ligações promíscuas entre o ex-presidente e os corruptores surgiram no bojo desta investigação?

Lula tem todo o direito de não falar, mas seria mais sensato se esclarecesse todas as dúvidas que o seu silêncio deixa. Afinal, estamos numa democracia, os depoimentos são cercados de garantias constitucionais. E o país inteiro quer saber a verdade sobre esses episódios.

19 comentários:

Anônimo disse...

Caro Editor se sofreres algum novo processo podes pedir o mesmo que lula ao CNMP conforme explicações de Janaína Paschoal.

Anônimo disse...

Polibio: para completar, veja o texto do David Coimbra na mesma zh.

Anônimo disse...

quando RBS voltar para a direita, Rosane de Oliveira será a primeira a bailar...

Anônimo disse...

Ex-amante revela o lado Frank Underwood de FHC:

A duas semanas do início da quarta temporada de House of Cards, que conta a história de Frank Underwood, um político sem escrúpulos que topa tudo para chegar ao poder e nele se manter, o Brasil descobre, por meio da jornalista Mirian Dutra, que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, acumpliciado com a mídia, também guardava pecados no armário; segundo a jornalista, FHC pagou por dois de seus abortos, a obrigou a esconder a paternidade de uma criança e usou uma empresa concessionária do governo federal, indicada pelo então senador Jorge Bornhausen, para bancá-la no exterior; tudo isso, diz Mirian, foi intermediado pelo lobista Fernando Lemos, que se tornou um dos homens mais ricos de Brasília durante o governo FHC; portanto, não se trata de um assunto da esfera privada de FHC, mas sim de um escândalo de natureza pública....

PS: Quem diria FHC, acumunhado com a mídia marom glace, a globo e veja nada publicam sobre fhc, do PSDB de Aécio, Alkmin, serra, Beto Richa, Yeda, Marquezan Jr, Dep Pozobon, etc.

Anônimo disse...

Zero Hora petista? Essa foi a piada do ano. O cara precisa ser muito doente para acreditar que a Zero Hora é lulopetista. Mas quem acredita em Eixo do Mal, acredita em qualquer coisa.

Anônimo disse...

Como tem se visto por aqui, a entrevista da ex-amante de Fernando Henrique, Miriam Dutra, tem deixado os petralhas bem animados, como se tal notícia pudesse desviar e atenuar as graves e frequentes denúncias contra Lula. Triste ilusão.

Anônimo disse...

CADEIA, CADEIA, CADEIA...MIL VEZES CADEIA PRO LULA!

Anônimo disse...

Sei não.....Na reportagem de ontem do Jornal Nacional, sobre o confronto entre os participantes do depoimento do Lulla, ficou bem claro. Quando individualizaram os participantes OS DEFENSORES DO LULLA SAÍRAM COMO COITADINHOS DA BRIGA. Uma levou uma pedrada outro não sei o que.....A Globo ta firme.

Anônimo disse...

LULA AMARELOU,DEU DIARREIA CONTINUA,ENTAO NESTE CASO JUSTIFICA SUA AUSENCIA,POIS LIMPAR O FORO DEPOIS IRIA DEMORASR MAIS.DIANTE DE SERGIO MORO ELE TERA DE USAR UMA FRAUDA GERIATRICA SOBRE MEDIDA,PARA UMA SITUACAO NUNCA VISTA NA HISTORIA DESTE PAIS.

Anônimo disse...

Sendo esse sujeito, o maior crápula que entrou para a política, se fosse na realidade HONESTO, não teria pq fugir de qq depoimento a PF. Quem não deve não teme. Não é, homem mais honesto do país...???

Anônimo disse...

pior é acreditar no PT!!!

Anônimo disse...

Se Lula é tão honesto, por que não fala de forma aberta, franca e honesta e responde às perguntas de jornalistas de todos os órgãos de imprensa? Por que te calas, Lula?

Anônimo disse...

Ainda bem que temos um anônimo coerente (16:24), FHC assim como Lula, Collor, J.Dirceu, Maluf, Tarso, Pimenta, M.Maia,etc, etc, etc, deveriam estar todos presos. Ainda bem que aqui não é Cuba, senão todos estes e mais 98% dos políticos brasileiros já teriam visitado o paredão.

Pena que a CF 1988 deu tantos direitos e se esqueceu dos deveres. Pobre povo brasileiro.

Anônimo disse...

O nome fo jogo é ZELOTES!

O resto é vida que segue.

Anônimo disse...

Então, se eu entendi direitinho, você quer dizer que Lula e o PT devem ser perdoados porque ninguém acusa os supostos desvios de FHC e PSDB... Ora, vá se catar! Que mania feia de tentar defender esses quadrilheiros apontando os outros e achar que todos que criticam o Lula, Dilma, PT e seus aliados são psdebistas. Eu estou preocupado é com o afundamento da nação e, pelo que me consta, é o seu PT que está destruindo a República. Sou cidadão e tenho o direito de me indignar contra o governo sem receber o rótulo de militante de qualquer quadrilha. Nenhum partido político existente nessa zona chamada Brasil me representa, mas eu quero que os bandidos que matam pessoas por falta de atendimento médico público adequado e falta de segurança pública adequada sejam punidos. Entregar uma refinaria de petróleo e milhões dos nossos impostos para comunistas deveria ser punido com pena de banimento (isso para não incentivar mais mortes, que é o que merecem receber de um pelotão dos fuzilamento).

Anônimo disse...

Só um otário ou mal intencionado pode dizer que ZH não está tomada por jornalistas comunistas. É um acinte aos assinantes e ao bom senso ver os colunistas de ZH defendendo os bandidos do PT. Mas talvez os donos estejam direcionando a linha editorial para a direita, haja vista a contratação desse novo colunista ai, que já chegou metendo o pé na porta e sentando a borracha no comunismo, Denis Rosenfield. Gostei.

Anônimo disse...

ESTA RBS LAMBE BOTA DO LULA ASSIM COMO A GLOBO

Anônimo disse...

PT NUNCA PROVOU NADA DO PSDB TUDO CALUNIA DIFAMAÇO E DOSSIES FALSOS

Anônimo disse...

JORNAL ZERO HORA DA RBS- AFILIADA DA GLOBO, A FAVOR DO PT, AQUI NO SUL SABEMOS BEM

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/