Artigo, João A. de Souza Filho, escritor - Meu desabafo sobre Porto Alegre

Finalmente, ao chegar aos setenta anos de idade tenho saudades de sair à noite pelas ruas da cidade, porque, agora, a qualquer hora somos atacados na entrada da casa, na esquina, nas ruas por assaltantes que vivem impunes. Quando os assaltantes são presos sempre existe um delegado concursado – outra anomalia em nosso sistema de segurança, porque delegado deveria ser cargo de carreira como nos Estados Unidos – prontos a soltá-los, por medo ou sei lá o quê.

Arrependo-me de voltar para o Brasil, eu que vivi em San Francisco na Califórnia de 1969 a 1971. Não tenho mais orgulho da cidade que me acolheu quando eu tinha quatro anos de idade; não posso subir os montes nem mirar a cidade de seus altos; não tenho orgulho de viver no RS hoje um dos Estados mais atrasados da Federação. Resta-me, portanto, recolher-me atrás das grades de minha casa, porque, para onde fugirei da violência se ela se espalhou como praga em toda a antiga Província Cisplatina do RS?

Que me responda o prefeito Fortunati, o Governador Sartori, o Secretário de Segurança, os vereadores e deputados. Afinal, em que mundo vive essa gente? Certamente não é o mesmo mundo em que eu vivo!

Hoje recomendo aos meus netos que saiam do Brasil de Dilma, de Cunha, de Temer e Calheiros, que fiquem longe dessa pátria que amamos, porque aqui não se vislumbra futuro algum!

CLIQUE AQUI para ler todo o texto. O trecho acima foi selecionado pelo editor. 

10 comentários:

Anônimo disse...

FAÇO A MESMA RECOMENDAÇÃO PARA QUEM TEM CONDIÇÕES.DEIXAR IMEDIATAMENTE ESTE PAÍS QUE CADA DIA AFUNDA MAIS,COM GOVERNANTES QUE ENTRARAM PARA O PODER EXCLUSIVAMENTE PARA ROUBAR O DINHEIRO PÚBLICO.NÃO TEM LEI,NÃO TEM SAÚDE,EDUCAÇÃO É A PIOR DO MUNDO...O BRASIL ESTAVA NO CAMINHO CERTO COM A ERA FHC,AÍ ENTRA O MAIOR CORRUPTO DA HISTÓRIA DISFARÇADO DE BOM POLÍTICO, E ACABAMOS NO FUNDO DO POÇO.UMA PRESIDENTE QUE NEM FAZER UM DISCURSO SABE,FICA A MERCÊ DO LADRÃO LULA,BOTA MINISTROS DA ECONOMIA UM PIOR QUE O OUTRO...ENTÃO QUEM TEM CONDIÇÕES,TEM QUE IR EMBORA DAQUI PRA SEMPRE.O PRÓPRIO POVO DESINFORMADO,POBRE,BURRO,IGNORANTE PERMITIU TODA ESTA ESCUMALHA A TER O PODER DE GOVERNANÇA.

Sérgio disse...

O Brasil acabou e o RS mais ainda. Lembro que meu pai me levava no morro da TV e a gente comia pipoca olhando a vista. Tinha também o morro da Embratel, com uma vista melhor ainda. Eu tomava banho em Ipanema, ia no café colonial em Belém Novo e a gente passeava pela rua da Praia de noite, vendo vitrines, comendo algodão doce. E eu e meu irmão brincávamos nos brinquedos da praça da Alfândega, sem medo algum. Pois tudo isso acabou, Porto Alegre virou um imenso aterro sanitário, onde tudo é sujo, feio, perigoso e fedorento. Eu e minha esposa estamos contando os dias para ir morar no exterior. Brasil e RS nunca mais.

Unknown disse...

Políbio, o link não remete ao texto completo

Anônimo disse...

Recomendar a diáspora aos filhos já virou mantra. E o mais rápido possível, pois talvez nem mais haja tempo.

Anônimo disse...

Em outubro de 1973, cheguei em POA para estudar já casado com um filho e a mulher com quase 9 meses de gravidez. Acostumado a viver no interior, em que o povo tem como hábito passear a noite, vendo vitrine de loja, ir ao cinema. Assim fizemos eu e a mulher com um filho de 4 anos. Numa noite de dezembro de 1973, andávamos passeando pela rua da Praia, onde se via mtos casais tb passeando. Saiamos a noite ao cinema no centro, tudo tranquilo, nada de pega ladrão, de assaltos. Isso durou vários anos ainda, foi piorando lá pelo final da ditadura militar. Saudades da ditadura...??? não. Mas tenho saudade de um tempo em que havia segurança, disciplina e progresso. Digo para meus netos, arrumem as malas e vão embora deste país, país de governo corruPTo.

Anônimo disse...

Pra quem já tem vida estruturada aqui, fica difícil. Mas pra quem tá no Ensino Médio e bem no início da faculdade, tem mais é que ir embora e não olhar pra trás. O trabalho para recuperar o Brasil, não digo economicamente, mas cultural e socialmente levará décadas.

Anônimo disse...

A culpa disso tudo é da justiça, pois a polícia prende e a justiça solta!

Anônimo disse...

Pois eu vou ficar ... Para assistir o carrasco puxar a cordinha !

Ou vocês acham que Mr Trump vai fazer coisa melhor ?

Lá todo mocinho tem um fuzil no carro !!


Às vezes eles têm um surto e disparam pra todo lado !

Abre o olho !!

Anônimo disse...

Anônimo das 19:44 de 22/02
Penso que todo ladrão deveria pensar que existe a possibilidade de morrer durante seu ato!
Hoje somos carne exposta em vitrine para ser abatida por mera escolha.
Nada pessoal!

Anônimo disse...

Anônimo das 19:44, confesso que estou tentada a levar uma arma comigo, pois trabalho honestamente uma parte da noite como professora. Preciso chegar em casa com segurança e preciso vigiar meu patrimônio, que é bem modesto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/