Artigo, Estadão - Dilma, a campeã do fracasso

CLIQUE AQUI para ler, também, "Quem nos governa", de Maria Lúcia Victor Barbosa. 

Em mais um fiasco de proporções olímpicas, a presidente Dilma Rousseff bateu uma porção de recordes negativos no terceiro trimestre e conseguiu superar - para o lado pior - até as projeções mais pessimistas. O PIB foi 4,5% menor que o de julho a setembro do ano passado.

O valor acumulado em 12 meses ficou 2,5% abaixo do apurado no período anterior. O produto da indústria foi 6,7% inferior ao do trimestre correspondente de 2014. O investimento em capital físico, isto é, em máquinas, equipamentos e obras, recuou 15% em relação ao realizado um ano antes. Todos esses dados são os piores da série iniciada em 1996, mas o conjunto de números desastrosos é mais amplo e inclui também o balanço do consumo familiar, arrasado pelo desemprego crescente, pela erosão da renda real, pela dificuldade de acesso ao crédito e pelos juros insuportáveis.

A economia se manteve no vermelho em todos os trimestres de 2015. De janeiro a setembro o PIB foi 3,2% menor que o de igual período de 2014. No fim da semana passada, o mercado financeiro projetava para este ano uma contração econômica de 3,19%. Em seu último relatório de avaliação de receitas e despesas federais, o Ministério do Planejamento alterou de 2,44% para 3,10% a recessão estimada para 2015. O desastre contabilizado até agora já estimula consultorias e departamentos econômicos de instituições financeiras a rever as estimativas para o próximo ano. Na última semana, a mediana das projeções do mercado indicava uma queda de 2,04% em 2016.

Com inflação batendo em 10% e talvez superando esse nível neste ano, muitos economistas abandonam a perspectiva de redução de juros nos próximos meses. Alguns admitem até o risco de novo aumento, apesar do tamanho da recessão. A alta de preços projetada para 2016 já supera 6,6%. Sem expectativa de melhora sensível nas contas públicas, o Banco Central (BC) continuará praticamente sozinho na política anti-inflacionária, sem espaço, portanto, para afrouxar sua política.

Mesmo sem novo aumento de juros, haverá pouco espaço para a reativação do consumo e para a expansão do investimento. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

13 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Espero que a oposição "permita" que o Brasil chegue ao fundo do poço econômico.

Só assim teremos alguma chance de sermos um país de verdade.

Esqueçam o impeachment. Deixem a "bomba" estourar no colo do PT(vide Rio Centro).

JulioK

Anônimo disse...

Parlamento Russo aprova lei que permite ignorar os direitos humanos.

Governo Russo se deu conta que bilhões foram gastos por conta dos direitos humanos, e algo estava errado.

Indenizações na maioria das vezes não é o caminho para se corrigir isso. Pessoas ganham dinheiro e depois na maioria da vezes passam também a 'ferir' o direito dos outros. Com dinheiro no bolso, todos mudam.

Anônimo disse...

Não culpem apenas a dilma. Dividam a culpa com o pete, o partido que está por trás e pela frente de tudo isso que está aí.

Anônimo disse...

MISTÉRIO
INSTITUTO LULA ESCONDE OU NÃO SABE ONDE LULA FEZ PALESTRAS
ELE DIZ QUE GANHOU R$ 52,3 MILHÕES, MAS NÃO ONDE FEZ PALESTRAS.

Aqui:
http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=45220718054

Anônimo disse...

O fracasso abissal do governo Dilma ilustra bem o que as esquerdas pensam, ou por outra, será que elas pensam ?

Anônimo disse...

Pouco se fala nos atores desta incompetencia: o ministro Mantega e o secretario da fazenda nacional Arno Augustin

Anônimo disse...

o POVO ENDIVIDADO ATÉ OS CABELOS E O ANALFABETO DO 9DEDOS51, querendo trocar o Levy pelo Henrique Meirelles, com a intenção de liberar o crédito para alavancar o crescimento econômico. Só um irresponsável irá às compras tendo dívidas por pagar. GOVERNO PERDULÁRIO E INCOMPETENTE. Falta dinheiro para a educação, saúde, segurança e infraestrutura MAS não falta para as obras das OLIMPÍADAS.!!!

Anônimo disse...

Relaxem e gozem

Anônimo disse...

NÃO SABE ADMINISTRAR UMA LOJINHA DE 1,99 VAI SABER ADMINISTRAR O BRASILSILSILSIL. KKKKKK

Justiniano disse...


A maior desgraça Brasil tem nome e sobrenome: Lula da Silva.

Chefe da quadrilha que assaltou e saqueou todas as empresas e com um banco BNDES dando cobertura para todas as falcatruas e sonegações.

Anônimo disse...

O CAMPEÃO DE FRACASSOS SEM DÚVIDA ALGUMA NÃO É A DILMA,PT,LULA,CUNHA,DIRCEU...O GRANDE CAMPEÃO DISPARADOS,COM VÁRIOS TÍTULOS,É O POOOOOOOVÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO! A TAÇA VAI PARA ELE,COM TODOS OS MÉRITOS.O LULA FEZ UM GOVERNINHO EM CIMA DO PLANO REAL,NÃO DIZIA COISA COM COISA,E TEVE O MENSALÃO.AÍ O CAMPEÃO VOTOU NA DILMA.A DILMA SÓ FEZ DESGRAÇAS, E NOVAMENTE O CAMPEÃO REELEGEU ELA.VIVA O POVO,O CAMPEÃO DE FRACASSOS.

Anônimo disse...

Caro editor,
a pergunta que não quer calar: como é que essa corja conseguiu vender tão bem uma ilusão bichada para tantos militontos. A expressão do rosto da malldita mandioca, durante sua discurseira em Paris, é algo preocupante e assustador. A desgraçada deveria estar em uma camisa de força e no hospício, pois age como se estivesse sendo teleguiada (e sabemos muito bem por quem). Chegamos, graças a ella, aos marqueteiros e essa máfia bolivariana nas pedras do poço!

fred oliveira disse...

Tudo comecou com ele, Lula. Nao fez as reformas que o Brasil precisava, a educacao no seu governo, assim como a saude, continuou a piorar, instalou o mensalao e o petrolao e auinda empurrou para o povo a tragedia administrativa chamada Dilma Roussef.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/