Lula, assustado e com medo, busca FHC para discutir crise e conter impeachment

O jornal Folha de S. Paulo, nesta reportagem de Daniela Lima, Marina Dias e Ricardo Balthazar, informa nesta quinta-feira que o x-presidente autorizou amigos a procurar antecessor e falou com Serra, O petista diz que relatos anônimos só estimulam especulações; tucano topa diálogo se agenda for 'clara' e 'pública'. Ao lado, acima, ilustração montada pelo site www.brasil247.com.br

Leia tudo:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou amigos em comum a procurar seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, e propor uma conversa entre os dois sobre a crise política. O objetivo imediato do movimento é conter as pressões pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Há cerca de duas semanas, amigos de Lula discutiram separadamente com ele e FHC a possibilidade de um encontro dos dois. Os contatos ocorreram às vésperas de o tucano viajar de férias para a Europa.

Lula disse a aliados que a conversa poderia ser por telefone e antes de Fernando Henrique viajar. O tucano preferiu deixar a definição de um eventual encontro para ser discutida depois que ele voltar ao Brasil, em agosto.

Não foi o primeiro aceno de Lula à oposição. Em maio, ele encontrou o senador José Serra (PSDB-SP) na festa de um amigo comum e disse que gostaria de marcar uma conversa reservada. Lula derrotou Serra na eleição de 2002.

Lula tem mantido somente os aliados mais próximos informados sobre essas conversas, e só avisou que procuraria Fernando Henrique na véspera de autorizar os contatos com o antecessor.

A intenção do petista é buscar um conciliador na oposição para tentar dissipar, pelo menos dentro do PSDB, as forças que trabalham pelo impeachment da presidente.

A crise que envolve Dilma aprofundou-se nas últimas semanas, com o avanço das investigações sobre corrupção na Petrobras, a crise econômica e a rebeldia dos aliados do PT no Congresso.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Instituto Lula afirmou nesta quarta-feira (22) que o ex-presidente não tem interesse em conversar com Fernando Henrique nem soube de nenhum interesse da parte do antecessor.

Por e-mail, Fernando Henrique disse à Folha: "O presidente Lula tem meus telefones e não precisa de intermediários. Se desejar discutir objetivamente temas como a reforma política, sabe que estou disposto a contribuir democraticamente. Basta haver uma agenda clara e de conhecimento público."

Serra não quis confirmar o conteúdo da conversa que teve com Lula em maio, e disse apenas que não tem nenhum encontro marcado com ele.

As informações sobre a movimentação de Lula foram confirmadas à Folha por integrantes do Instituto Lula e políticos de três partidos. Para a assessoria de Lula, "relatos anônimos" servem apenas para alimentar "especulação".


A aliados com quem discutiu o assunto, Lula disse preferir uma conversa discreta com FHC. O petista tem procurado evitar que seus movimentos ampliem a radicalização do ambiente político.

20 comentários:

Anônimo disse...

O MOLUSCO CONVERSOU COM TEMER E FHC PARA PRESIONAR, POIS TEME SER PRESO.

FHC E O MOLUSCO TEM UM "TRATO" DE UM NÃO REVELAR AS MAZELAS DO OUTRO.

TEMER PRECISA OBEDECER AOS "IRMÃOS MAIORES" E FICAR DO LADO DE LULA/DILMA/PT.

INFELIZMENTE TUDO DOMINADO.

Anônimo disse...

Políbio,

Isto é conversa mole do Lulla.

Elle quer apenas trazer o nome FHC para o meio da crise do PT.

Usa a vaidade estratosférica do FHC para tirar vantagem e salvar a própria pele.

JulioK

Anônimo disse...

Lula procura o conivente esquerdopata FHC, aquele que protegeu criminosamente o estelionatario de Garanhuns quando do mensalão do que resultaram mais anos de governos corruptos de bolivariano amorais.

Anônimo disse...

Hummmm !!!!!!!!! Pobre Brasil

Cláudio Luís disse...

FHC deveria fazer uma convocação à imprensa e chamar Lula para ouvi-lo.
Tudo às claras.

Anônimo disse...

Mais uma vez os tucanos vão passar a mão na cabeça dos bandidos do pt e vão entregar o próximo mandato presidencial para o lula.

Anônimo disse...

CRIA do Gen. Golbery, LULA volta novamente querendo enrolar as ESQUERDAS verdadeiras.

Anônimo disse...

Psdb = PT , será que o pessoal ainda não se deu conta disso ?

Anônimo disse...

tenho uma sugestão melhor a dar ao Sr. Silva, FHC, Serra, etc ... - reúnam-se com o juiz Moro e seus procuradores! Não teriam coragem, pois estariam sujeitos a serem desmascarados publicamente, afinal comem todos nos mesmos coxos - os coxos da Odebrecht, Camargo Correa, Alystom ... .
Lulladrão só está tentando salvar seu pelego, agora que a água já lhe bate pelo bigode. Quero assistir seu afogamento bem devagarinho.

Anônimo disse...

O Grande Verme se movimenta para sair na fotografia com aqueles que ele tripudiava e denunciava como os responsáveis pelos desmandos e pela corrupção antes de seu governo. Não podemos nos esquecer que o Grande Verme foi eleito resultado de um segundo mandato de FHC absolutamente lamentável e muitas vezes vergonhoso. O cinismo do chefe da gangue petista não tem limites! Na sua impostura sugerindo estar no comando do governo, um desastre de 12 anos de gatunagem, é patética e asquerosa.

Anônimo disse...

Lula não tem mais nada a dizer.
Acabou, está morto e fedendo.
Lula tem que ser colocado no lugar que ele merece na história.
Um oportunista, falastrão, inescrupuloso, traiçoeiro, enfim, um mau caráter que deve ser defenestrado da política deste país.

Anônimo disse...

lula deve estar negociando seu sumiço para a venezuela. fhc pode intermediar isso sem levantar grandes suspeitas.

Anônimo disse...

FHC É CULPADO DE SALVAR LULA NO MENSALÃO E TER CAUSADO A DESGRACEIRA QUE ESTAMOS.

SE LULA FOSSE PARA A CADEIA NO MENSALÃO O PAIS HOJE SERIA OUTRO,NÃO TERIA PETROLÃO,ELETROLÃO E A ROUBALHEIRA DOS PETRALHAS.

FHC DESGRAÇOU TAMBÉM O BRASIL,AJUDANDO LADRÃO E BANDIDOS PETRALHAS.

VAI REPETIR? SE NÃO É SÓCIO DOS PETRALHAS AGE COMO SE ASSIM FOSSE.

Emmanuel disse...

Pelas declarações do senhor Fernando Henrique, é certo que ele anda meio .... senil, talvez!
Não sabemos se aproveita algo dessa dupla: bem me lembro da alegria dele em passar a faixa presidencial a Lulla ... era um perfeito desavisado, como se não soubesse onde isso iria parar.
Bem por isso, conselhos de cavalheiro só vão fazer bem ao chefe da quadrilha; ao brasileiro, só desastre.

Anônimo disse...

Lula procurou FHC ou foi FHC quem procurou Lula?

Reportagem da Folha de S. Paulo desta quinta-feira dá conta de que o ex-presidente Lula teria procurado o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em busca de um acordão que encerrasse a crise política aberta com a Operação Lava Jato; Lula nega que tenha feito tal abordagem, mas FHC, maroto como sempre, se disse pronto para uma conversa: "Lula tem meus telefones"; não se sabe ao certo se foi Lula quem procurou FHC ou se é o tucano quem usa a Folha para propor um diálogo com o petista; de todo modo, os dois fariam bem em conversar; alguns dos maiores empresários do País estão presos preventivamente há mais de um mês e o Código Odebrecht pode implodir todo o sistema político; além dos petistas já implicados no escândalo, José Serra foi citado no celular de Marcelo Odebrecht na mensagem "adiantar 15 p/JS" e Aécio Neves foi também delatado por Alberto Youssef como suposto organizador de um mensalão em Furnas....

Anônimo disse...

Brilhante palavras..

Anônimo disse...

É isso aí FHC. Seja burro mais uma vez. Te encontra com o Lulla e dá uma força pra ele. Protege a quadrilha. Fica esperando eles sangrarem.

Anônimo disse...

O LULA agora vai chantagear o FHC sobre as roubalheiras do BNDES,
dizendo que é bom para os dois lados que elas fiquem escondidas.

Anônimo disse...

ESTE VIGARISTA DO LULA JÁ DEVERIA ESTAR NA PAPUDA.
DONA MARISA (GALEGA) JÁ FUGIU PARA ITALIA ???

Anônimo disse...

Eles se entendem, são tudo farinha do mesmo saco!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/