Jornal de Lisboa diz que PGR do Brasil pediu que PGR de Portugal investigue conexões de Lula no caso Lava Jato

CLIQUE AQUI para ler a notícia completa no site do próprio jornal, edição de hoje. -  O jornal português Diário de Notícias, Lisboa, informa nesta segunda que as investigações da PGR de Portugal investigará as  viagens do ex-presidente do Brasil a Portugal: incluindo a de 2013, para apresentar o livro do ex-premier José Sócrates (foto ao lado) que está preso desde novembro por conta de outro caso de corrupção. O embaixador do Brasil na época, em nota ao Itamaraty, disse que Lula intercedeu junto de Passos a favor da Odebrecht.

Leia a notícia completa.

A foto ao lado foi disponibilizada pelo site do jornal, ainda há pouco.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) esclareceu hoje ter recebido um pedido de cooperação judiciária internacional das autoridades brasileiras que investigam o processo 'Lava Jato', que segundo a imprensa brasileira envolve o ex-presidente Lula da Silva e a construtora Odebrecht.
"Confirma-se a receção de pedido de cooperação judiciária internacional, através de carta rogatória. O teor do pedido formulado pelas autoridades brasileiras é de natureza reservada. O Ministério Público português não deixará de investigar todos os factos com relevância criminal que cheguem ao seu conhecimento", referiu a PGR à agência Lusa a propósito do pedido de auxílio das autoridades brasileiras que investigam um dos maiores casos de corrupção e tráfico de influências no Brasil.
Segundo noticiou domingo o jornal O Globo, o ex-Presidente do Brasil, Lula da Silva, terá pedido ao primeiro-ministro português, Passos Coelho, para dar atenção aos interesses da Odebrecht na privatização da EGF, a sub-holding da Águas de Portugal.
Lula da Silva é investigado por alegadamente favorecer a construtora Odebrecht a obter contratos durante viagens para África e na América Latina, entre 2011 e 2014, quando já não era chefe de Governo.
De acordo com telegramas diplomáticos trocados entre chefes de postos brasileiros no exterior e o Ministério das Relações Exteriores, entre 2011 e 2014, "as atividades do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor do grupo Odebrecht no exterior foram além da contratação para proferir palestras, contrariando o que o petista [do Partido dos Trabalhadores] e a construtora têm sustentado".
A movimentação do ex-presidente brasileiro em Portugal é relatada em dois telegramas: a 25 de outubro de 2013, o embaixador brasileiro em Lisboa, Mario Vilalva, enviou um comunicado sobre a visita de Lula a Portugal, no qual o diplomata deixa claro que a visita do ex-presidente resultava do convite da Odebrecht, por ocasião dos 25 anos de presença da construtora brasileira em Portugal.
Menos de sete meses depois, em outro telegrama, numa análise sobre a privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), Vilalva, notava que as empresas brasileiras Odebrecht e Solvi, em parceria com o grupo português Visabeira, demonstraram interesse no negócio, o que gerou simpatia dos formadores de opinião em Portugal, referindo "a ação direta de Lula em favor da Odebrecht".
"O ex-presidente também reforçou o interesse da Odebrecht pela EGF ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que reagiu positivamente ao pleito brasileiro", informou o diplomata, citado pelo O Globo, que refere que o contacto a favor da construtora foi feito em privado.
Lula da Silva deu uma entrevista à televisão portuguesa, a propósito dos 40 anos da Revolução dos Cravos e abordando vários temas, defendendo uma maior participação de empresas brasileiras nas privatizações conduzidas em Portugal, sem citar nenhuma empresa.
Na ocasião do telegrama, a construtora brasileira era uma das sete que tinham manifestado oficialmente interesse na privatização da EGF, mas dois meses depois a Odebrecht acabou por não formalizar uma proposta.
O Globo afirma que, no âmbito das buscas que a PF (Polícia Federal) efetuou à casa do empreiteiro, em 19 de junho, "durante a 14.ª etapa da Lava Jato", foram apreendidos "documentos, correspondências e mídias", sendo que "um HD que estava num cofre no quarto de Marcelo Odebrecht armazenava troca de mensagens sobre o jantar".
O Instituto Lula rejeitou as acusações, frisando que "o ex-presidente não atuou em favor da Odebrecht, nem fez gestão a favor da empresa", referindo que Lula da Silva se limitou a comentar "o interesse da empresa brasileira pela empresa portuguesa (...) que, aliás, era público há muito tempo".
Entretanto, e segundo o jornal Correio da Manhã, podem estar em causa algumas das recentes viagens do ex-presidente brasileiro a Portugal: seis delas estão a ser alvo de investigação por terem sido alegadamente pagas pela construtora Odebrecth, incluindo a vinda de Lula a Lisboa, em 2013, para apresentar o livro de José Sócrates sobre a tortura em democracia.

O presidente da Odebrecht Portugal, Fábio Januário, garantiu, no entanto, em declarações ao semanário Expresso, que aquela viagem financiada pela construtora foi apenas para trazer Lula às comemorações dos 25 anos da empresa.

12 comentários:

Anônimo disse...

Vão investigar depósitos no Banco Espírito Santo?

Anônimo disse...

QUE LAMBANÇAS LULA SE METEU, NÃO DÁ PRA ACREDITAR NESTE HOMEM MAIS. COLOCOU O NOSSO PAÍS EM UMA SITUAÇÃO JAMAIS VISTA NA NA NOSSA HISTÓRIA. ACHAVA O DONO DO MUNDO, E DO BRASIL, CLARO. VOCE NÃO É MAIS O DONO DESTE PAIS, SENHOR LULA, SUA CASA CAIU DE VEZ..

Anônimo disse...

Tomara que investiguem .....

Anônimo disse...

E Espanha não ? Podemos ter coisas por lá também.

Anônimo disse...

e isso que Dr. Moro não começou ainda na Fundação Odebrecth. Tem mais. muito mais.

Anônimo disse...

Quando sairá a investigação por enriquecimento ilícito?

Anônimo disse...

o maior ladrão político da história da humanidade e querendo se passar por um grande estadista,um Getúlio da vida.Não conseguiu se conter com o poder e meteu a mão.Depois somos criticados quando falamos que para ser Presidente,tem que ter no mínimo um segundo grau e saber falar decente.Um grevista,metalúrgico se meter a Presidente,nunca teve nada,queria mesmo era se dar bem,encher os bolsos...enganou o zé povinho a vida toda fazendo oposição e deu no que deu...Nos EUA até os mocinhos de cinema quando viram presidente se dão bem e se tornam grandes presidentes,como Reagan,aqui o torneiro mecânico se deu bem nas falcatruas...

Anônimo disse...

O mais interessante é o faro fino dos larápios brasileiros!!! TODOS
sem mais nem menos foram para o PT!. Vejam como o LULA conseguiu atrair toda a gatunagem, ele atraiu mais ladrão do que tamanco em bosta!!! o LULA e o PT são as alegria da a gatunagem.

Anônimo disse...

Como disse o Manuel pro Joaquim: O Lula subiu no telhado!!!

Anônimo disse...

Será que esse ladrão sem vergonha do Lula tem coragem de fazer uma visitinha à Portugual? Olha que o vagabundo pode ser preso por lá...KKKKKKKKK!

Anônimo disse...

O Lula está na capa da gaita...num mato sem cachorro...
Rumo ao beleléu...Mais apertado do que rato em guampa...

Anônimo disse...

O Lula e OSDOBREJO estão lascados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/