Artigo, Ricardo Noblat, O Globo - Para quê derrubar Dilma?

Chega de farsa! A oposição não quer derrubar Dilma. Prefere vê-la arrastar-se, exangue, até o último dia do seu mandato. Para quê correr o risco de substituí-la já?

Para dar lugar ao vice do PMDB? Para ser obrigada a fazer com a economia o que Dilma está fazendo – ou coisa pior?

Para que Lula tente se recuperar em paz até a eleição de 2018? A essa altura, Lula torce para que Dilma renuncie. Logo...

Todo o poder a Dilma! Ou melhor: o mínimo de poder a Dilma! E o máximo de desgaste a ser compartilhado por ela com Lula e o PT – os três no “volume morto”, segundo o próprio Lula.

Recente pesquisa do IBOPE constatou que o “lulismo”, hoje, sustenta-se mal e mal nas áreas mais pobres do Nordeste. E mesmo ali está em processo de encolhimento.

Se uma nova eleição presidencial em segundo turno tivesse sido disputada na semana passada por Aécio Neves (PSDB) e Lula, Aécio teria vencido com folga por 48% a 33%.

Perderia para Lula apenas no Nordeste e entre os eleitores de menor renda e escolaridade. Na faixa dos que ganham mais de cinco salários mínimos, Aécio massacraria Lula por 72% a 28%.

Dilma obteve quase dois terços dos votos válidos (descontados os nulos e brancos) nos municípios em que o PT venceu no segundo turno as eleições presidenciais de 2006, 2010 e 2014.

Agora, nesses mesmos lugares, Lula atrairia 52% dos votos contra 48% de Aécio. Um empate técnico, a levar-se em conta a margem de erro da pesquisa que ouviu em todo o país 2.002 eleitores.

Eu sei, você lembra de 2006 quando Lula se reelegeu apesar de baleado pelo escândalo do mensalão. Ao invés de pedir o impeachment dele, a oposição achou melhor deixá-lo sangrar – e deu no que deu.

Compreendo o seu temor. Dizem que a História só se repete como farsa. Não posso garantir. Sei, porém, que 2006 pouco tem a ver com 2015. Ou nada.

Lula é Lula, Dilma, é Dilma. Lula tem carisma e é bom de gogó. Dilma não tem, e quando fala é quase sempre um desastre. Antológica a saudação à mandioca. Bem como à “mulher sapiens”.

Em 2006, Lula era popular, ainda recém-chegado ao poder. Os brasileiros concederam a ele e ao PT um desconto. Foi moleza derrotar o insosso Geraldo Alckmin. Tudo mudou desde então.

Menos de 10% dos brasileiros aprovam o desempenho de Dilma. Ela jamais será esquecida como uma pura invenção de Lula. E também por ter mentido à farta para se reeleger.

A crise econômica potencializou a crise ética que está na raiz da crise política. Essa se agravará caso a Lava Jato culmine com a eventual prisão de Lula. Somente ele sabe o que fez. Para estar com tanto medo... Sei não.

Só sei que pelo menos um partido e um político não têm queixas de Dilma: o PDT de Carlos Lupi e Eunício Oliveira (PMDB-CE), líder do PMDB no Senado.

Depois de apontar o governo Dilma como o mais corrupto da História, Lupi negociou com ele a demissão de Manoel Dias, ministro do Trabalho indicado pelo PDT. Irá trocá-lo por um deputado mais sujeito aos seus caprichos, digamos assim.

Há menos de um mês, Dilma compareceu em Brasília ao casamento da filha de Eunício com Ricardo Fenelon Júnior, advogado há três anos. Uma festança!

Na última segunda-feira, Fenelon acabou presenteado por Dilma com a nomeação para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil.


O que ele entende do assunto? Nada. E precisa? Basta ser genro de senador aliado de uma presidente débil. Débil no sentido de frágil.

18 comentários:

Anônimo disse...

Tchê Polibio, eu penso assim. Quase votei nesta estúpida justamente para que ocorresse a ruína do pt. É ótimo que ela vá adiante. Excelente, pois desgastaria totalmente o PT.

Anônimo disse...

Isso mesmo eu dizia, antes das eleições do ano passado. Quem tem que vencer as eleições tem que ser a dilma, ella e o PT criaram essa situação crítica toda, pois elles que descasquem o abacaxi.
- Agora tirar a dilma do governo, prá que...? ella que fique até o fim. Resolvam os problemas criados pelo PT.

Anônimo disse...

Somente tolos da oposição ou os petistas preferem que dilma caia. Se ficar até o final nada mudará pra ela, pois já morreu politicamente. A melhor consequencia é que arrastará pra sua cova o pete. Não sobrará alguem nem pra apagar a luz. Fica, dilma!

Anônimo disse...

Rá... não é só no sentido de frágil este débil, não.

Anônimo disse...

Concordo com o Anônimo das 12h18. Deixem a TAPIRUS SAPIENS lá. Está politicamente mortinha da silva. Precisamos enterrar estes 33% que ainda votam no PT e a única maneira de fazer isso é deixar que padeçam o máximo possível.
Enquanto as intenções de voto no Chefe não for menor que 10% não dará para se ter sossego, pois essa gente que vota no PT é muito burra e só aprenderá quando doer muito.
Deixem a TAPIRUS SAPIENS lá. É melhor para o futuro do Brasil.

Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de Cristal
Na realidade, se a oposição não tirar o PT agora, através do impeachment de Dilma, não conseguirão tirá-lo através do voto, ou seja, nas eleições de 2018. A oposição tem um alvo e uma preocupação só: LULA! Esse é o verdadeiro pesadelo e tormento da oposição. Lula é imbatível em 2018! Uma maneira de se medir a força de Lula, é observar como as forças conservadoras se articulam e lutam desesperadamente para tirar o PT do poder.
A melhor defesa é o ataque e quem está se defendendo é mesmo a oposição.

Anônimo disse...

Quem é que desenhou este quadrinho da postagem? Ele é especialista no teste de Rohrschach? Porque está extremamente sugestivo dos baixos impulsos da população brasileira...

Luiz Vargas disse...

Só há um porém nesta hipótese: se a anta sapiens ficar em 2019, terá uma bela aposentadora e seguranças pagos com o nosso dinheiro.
Se tomar um impeachment ou renunciar acredito que não leve aposentadoria e nem segurança às nossas custas.

Anônimo disse...


Caro Políbio:
Não sei o que é pior. Lula está onde sempre esteve (30%). Quando começarem as propagandas rapidamente seu percentual sobe. A única chance é a Polícia Federal chegar antes das eleições.

Anônimo disse...

Caro Políbio
Precisa ver se vai sobrar Brasil com a Dilma até o final do mandato. É incompetência demais para o País resistir. Mas, os políticos não estão pensando no Brasil, mas, em si. Porém, que a Dilma merece lidar com esta situação, ah, se merece.
Esther

Anônimo disse...

Verdade, deixem a Tapirus Sapiens se afundar mais e mais, agora o imagem me remeteu ao famoso adesívo, claro que nada a ver!

Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de Cristal, para de bostas textos aqui, largue os computadores da PETROBRAS, ou estais usando os do LULA?

Anônimo disse...

CAMBADA DE IGNORANTES.ESTE PSDB DO AÉCIO É MUITO OTÁRIO, OU FAZ JOGO DUPLO...(Bandinho de Comunistas "Pó de ARROZ")... Tem que deixar a Dirma purgar sangue e mirar o IMPEACHMENT no PT. JÁ EXISTEM PROVAS CABAIS PARA CAÇAR O REGISTRO DO PT NO TSE. TEM QUE ENTRAR COM UMA AÇÃO IMEDIATAMENTE NO TSE CONTRA O PT...seus idiotas. Caçando o PT, o Lula vira uma fumaçinha politica e vai ter que SE FILIAR e aliar-se à Marina na REDE. Sómente assim o Aécio se elege.
O Foco da Ação no TSE NÃO É A DILMA MAS O PT, QUE DEVE SER DESTRUÍDO AGORA, OU NUNCA MAIS....

Anônimo disse...

A saida de Dilmapetista só tem uma coisa que agrada: acabar com a assombração do comunismo.

Anônimo disse...

Eu particularmente só quero derrubar a Dilma para ouvir o estouro do saco de bosta quando cair!

Anônimo disse...

Deixa a "professora" aqualito, ela está aqui para ensinar a democracia cubana.

Anônimo disse...

"Deixa a "professora" aqualito, ela está aqui para ensinar a democracia cubana";

Agora entendi, anônimo das 20:06, este ou esta anônima tem o cérebro no final do Intestino Grosso!


Anônimo disse...

Certo...certo...concordo com a matéria, mas, gente, estamos a recém no início de 2014. Quem sobreviver até 2018, vai estar como? O que será de nós nesses 4 anos?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/