PT, PMDB e PP serão punidos pelos crimes que cometeram no País, dizem procuradores do Petrolão

Laryssa Borges, Veja de Brasília, escreve hoje que o os procuradores da República que atuam na força-tarefa da Operação Lava Jato afirmaram que estudam uma maneira de pedir a punição dos partidos políticos envolvidos no propinoduto da Petrobras. A intenção do MP é buscar a eventual - e inédita no país - condenação das legendas, e não apenas dos seus dirigentes, como ocorrido em escândalos de corrupção anteriores.

No caso do petrolão, as investigações indicam que PT, PP e PMDB se beneficiaram do esquema.

Em acordo de delação premiada, o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco afirmou à Justiça que o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, recebeu até 200 milhões de dólares em propina de 2003 a 2013, por meio de desvios e fraudes em contratos com a estatal. As revelações de Barusco levaram para o centro do escândalo o caixa do PT. Nos inquéritos abertos no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribuna de Justiça (STJ), procuradores citaram que políticos do PT, PMDB e PP embolsaram propina disfarçada como doações de campanha.

Para o procurador Deltan Dellagnol, que coordena a força-tarefa do MP na Lava Jato, a legislação atual permite que as agremiações possam ser condenadas com a devolução do dinheiro arrecadado ilegalmente - o artigo 28, inciso 3º da Lei 9096/95 prevê que o Tribunal Superior Eleitoral pode determinar o cancelamento do registro civil e do estatuto do partido que não tiver prestado corretamente contas à Justiça Eleitoral, o que inclui a possibilidade de a legenda ter intencionalmente fraudado as contas como indicam as investigações sobre o petrolão. "Não tem nada de errado fazer uma doação regular. Outra coisa é a doação camaleão, que se caracteriza pela ocultação e dissimulação da origem, ou da propriedade de recursos provenientes da atividade criminoso, e isso o sistema já possibilita. [O suspeito] Pode ser responsabilizado com devolução dos recursos. Medidas contra os partidos estão em estudo [na Lava Jato]", disse.

Atualmente, a Lei Anticorrupção prevê punições a figuras jurídicas, como o fechamento de empresas envolvidas em corrupção, mas não inclui na mesma sanção os partidos políticos. Na prática, não há previsão legal explícita sobre como responsabilizar as legendas. Porém, alguns procuradores defendem que a legislação eleitoral abre espaço para sanções às siglas ao coibir fraudes em declarações de campanha. Como se trata de uma eventual punição inédita, o MP ainda não formalizou seus argumentos à Justiça.

-Nesta sexta-feira o Ministério Público apresentou um pacote de medidas para tentar frear a corrupção no país. Na próxima semana, levará ao Congresso Nacional propostas como a prisão preventiva para assegurar devolução de dinheiro desviado, maior proteção à fonte que denunciou o esquema de corrupção, possibilidade de confisco de bens não comprovados, criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos, aumento de penas e crime hediondo para corrupção de altos valores e mudanças no sistema de recursos no processo penal.

5 comentários:

Anônimo disse...

PARIDO NACIONAL TEM QUE DEFENDER O INTERESSE, A SOBERANIA, O PATRIMONIO E OS VALORES CULTURAIS SOCIAIS E MORAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA. Qualquer tentativa de subversão ideologica, economica ou de traição industrial ou comercial devem ser punidas com o mais severo castigo de traição à Patria e A Sociedade...
Devem ser investigados sob todas as formas o envio, e a remessa de dinheiro ao exterior, sob a forma de Empréstimo ou Perdão de Dividas sem o consentimento do POVO BRASILEIRO... ESTES CONTRATOS COM OUTRAS NAÇÕES DEVEM SER CLAROS ABERTOS E TRANSPARENTES, PARA QUE QUALQUER CIDADÃO TENHA CONHECIMENTO E POSSA MANIFESTAR ATRAVES DE MANDADOS DE SEGURANÇA SUA INCONFORMIDADE COM TAIS PROCEDIMENTOS...

fred oliveira disse...

Os procuradores estao no caminho certo. E ha' muito, desde o mensalao, o pt deveria ter sio punido, inclusive, com a cassaçao do registro.E' Lei. E lei e' para ser cumprida.

Anônimo disse...

Esta "manchete", como se dizia na Fronteira, "eu asso no dedo"!

Anônimo disse...

sim vão acabar com a sigla , mas o canalha que cometeu os crimes ficara impune . Isto é estoria de marido traído jogando o sofá fora .

Anônimo disse...

Me contem "outra", prezados integrantes da nossa "aristocracia"!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/