Prefeituras gaúchas cortam CCs,diz IBGE. Canoas, na contramão, elevou sua quota para 460, número igual ao de Porto Alegre.

Levantamento do IBGE ao qual o editor teve acesso esta manhã, mostra que as prefeituras diminuíram 665 CCs de 2012 a 2013 no RS. São os números mais recentes. 
O número de Cargos em Comissão, os conhecidos CCs, caiu 3% de 2012 para 2013 nos municípios gaúchos. Segundo a 11ª edição da Pesquisa de Informações Básicas Municipais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as prefeituras empregam 22.202 CCs em 2013, último ano disponível. Em 2012, este número somava 22.867 CCs. O levantamento feito pela Famurs junto aos dados do IBGE, comprova que os gestores municipais estão procurando economizar para enfrentar a constante crise financeira que abala as finanças das prefeituras nos últimos anos.

Conforme o IBGE, Porto Alegre, governado pelo PDT, tem o maior número de CCs – 523 em 2013, quatro a menos do que 2012. Depois vem Canoas, cujo prefeito é Jairo Jorge, PT, com 460 CCs em 2013, 54 a mais do um ano antes. Sapucaia é o terceiro no ranking (344), seguido por Alvorada (302) e Pelotas, que baixou de 343 CCs em 2012 para 273 em 2013. Outros municípios que se destacaram na diminuição de CCs foram Santo Ângelo (de 192 para 91) e São Leopoldo (249 para 168). Novo Hamburgo (234), Cachoeirinha (228), Uruguaiana (224), Charqueadas (213), Santa Maria (207) e Caxias do Sul (200) são as cidades que somam mais de duas centenas de CCs.

9 comentários:

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
Existe um aspecto positivo em toda essa discussão que se está fazendo a respeito da estrutura da máquina estatal (nas esferas municipal, estadual e federal). É a questão dos CCs. Esse assunto era quase um tabu, mas na medida em que os temas como eficiência e transparência assumem uma grande importância, esse tema não poderá mais ser deixado de lado.

Justiniano disse...

Os "cumpanheros" do governo Atraso precisam de boquinhas, já que perderam as tetas que mamavam. Canoas é o berço esplendidos para os "cumpanheros".

Anônimo disse...

O petismo é o adubo dos CC's, outro nome para chamar vagabundos ideologizados para ficar como moscas ao redor da me*da!

Anônimo disse...

Quem vocês acham que assinam as falcatruas, funcionários de carreira ou CCs?

Anônimo disse...

Os petralhas precisam dessas boquinhas, pagas pelo povo. Não tem condições de sobreviver com o fruto de seu trabalho.

Anônimo disse...

Um absurdo que ocorre é que CC's, nas procuradorias, exaram pareceres, o que é inaceitável, juridicamente, uma vez que somente procuradores concursados podem lavrar pareceres. Os CC's somente podem elaborar informações, sendo que a responsabilidade é inteiramente do procurador-geral sobre a matéria informada.

Anônimo disse...

Este aumento de CCs em Canoas, certamente foi para empregar a"cumpanheirada",que perdeu a"boquinha" com a derrota do homem que escreveu a obra Lenin Corações e Mentes, mas que não tem coração, só mente!Pobre Canoas, cujo ex-prefeito recém inaugurou uma bela mansão, orçada em milhões de reais,para um ex-metalúrgico, é uma façanha. Alias o PT é pródigo em ex-metalúrgicos milionários!

Anônimo disse...

CANOAS_TERRA DE PETRALHAS-fica a
sugestão para a Secretaria de Turismo da cidade. Me devem agradecimento, porque está aí um
belo motivo para a ampliação do REDUZIDO NÚMERO DE CC's do municipio.

Anônimo disse...

Será que és uma canoas furada? É simples,só comparar a quantidade de CCs de Canoas com uma Cidade do mesmo porte e com quantidade da população parecida, há algumas em Santa Catarina,Paraná e ou São Pulo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/