Análise do editor: A ombudsman da Folha precisa de um ombdsman. O caso da capa de Veja foi verdadeiro: Dilma e Lula sabiam de tudo.

Vale a pena ler este artigo que a jornalista Vera Guimarãe escreveu neste domingo na Folha. Ela é ombudsman da Folha de S. Paulo. O material intitula-se "Apuração por telefone sem fio", referindo-se ao trabalho de muitos colegas seus, inclusive da Folha, que buscam informações apenas pelo telefone, usando fontes não identificadas e construindo reportagens sem prova material alguma, nem mesmo testemunhal identificada.

. O caso tem a ver com a capa de Veja da semana passada, que reproduziu denúncia do doleiro Alberto Youssef, segundo a qual Dilma e Lula sabiam de todo o esquema de corrupção do Petrolão.

. A reportagem da revista causou comoção, porque foi divulgada às vésperas das eleições.

. O PT e Dilma, indignados, reagiram furiosamente, acusando Veja, mas sem refutar as denúncias com a mesma indignação.

. A ombudsman entrou na mesma conversa de Dilma, do PT e de publicações e jornalistas chapas-brancas, que procuraram chifre em cabeça de cavalo para desqualificar a revista e não as denúncias, visando com isto ajudar o Partido ao qual estão alinhados ou do qual recebem dinheiro. .

. Ora, se o vazamento não tivesse fundamento, o próprio juiz Sérgio Moro, o MPF e a PF, teriam desmentido tudo. Há apenas quatro semanas, o juiz federal do Paraná reagiu a críticas sobre notícias de depoimento de Alberto Youssef, deixando claro que naquela ocasião a audiência foi pública e não havia segredo de justiça.

. No seu texto, Vera Magalhães reclama que os jornalistas deram enorme publicidade a acusações que só poderão ser comprovadas no futuro, se é que serão. "Foram manchetes construídas com fiapos de apuração, baseada em vazamentos seletivos", disse a jornalista da Folha.

. É assustador que a ombudsman da Folha não saiba que o jornalismo não se limita a analisar coisas julgadas, porque este é o papel do Poder Judiciário e não da imprensa, cuja função primordial é levar os fatos verdadeiros ao conhecimento da sociedade.

. As incongruências não se limitam à análise equivocada o papel que joga o jornalismo em ambientes democráticos.

. No próprio texto da folha, Vera Magalhães acaba construindo várias ressalvas ao que ela mesma proclama, a começar pela dúvida que lançou sobre a decisão do ministro que concedeu direito de respostas para Dilma e para o PT, já que em 2010 esse mesmo senhor foi advogado do PT.

. Pior ainda: ao falar sobre a decisão da Folha de repercutir a reportagem de Veja, a ombudsman avisa o seguinte:

- A Folha deu manchete do caso no sábado. Depois de confirmar com duas fontes que o doleiro havia realmente feito a declaração.

. Ao final e ao cabo, sem tomar partido, ao contrário do que fez na maior parte da sua análise, a jornalista Vera Magalhães transfere ao distinto público a decisão de dizer se Veja agiu correta ou incorretamente ao publicar o que publicou:

- Sugiro o dilema: você, leitor, publicaria, mesmo com as deficiencias aqui expostas ?:

. Alguém precisa encontrar um ombudsman para a ombudsman da Folha.

CLIQUE AQUI para ler todo o texto da Folha. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Apenas para ilustrar mais este post veja o link do blog do Aluízio Amorim que trata do mesmo assunto:

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/11/folha-de-s-paulo-revela-que-os-humores.html

Anônimo disse...

se não fosse a VEJA não saberíamos de nada...

nem de MENSALÃO e nem de PETROLÃO...

quem espera pra saber algo pela Folha deve esperar sentado...

porque em pé, cansa...

Anônimo disse...

Este JORNAL é porta voz oficial do GOVERNO PTISTA!

Coitados são os que perdem tempo em ler, parece a ZH de uns anos atras.

RBS ainda tem poucas AMEBAS VERMELHAS em seus intestinos, já a FOLHA é uma AMEBA VERMELHA.

Nádia disse...

.

o pt sempre quer resolver matando, calando o mensageiro..
Interessante é ver dona mensageira querendo o mesmo...
Depois quando dizem que o curso é inútil.. alguns ficam chateados..
(até eu..kkk ) mas, considerando
o que se tem visto.. é de uma inutilidade atroz.

.

Nádia disse...

.

o pt sempre quer resolver matando, calando o mensageiro..
Interessante é ver dona mensageira querendo o mesmo...
Depois quando dizem que o curso é inútil.. alguns ficam chateados..
(até eu..kkk ) mas, considerando
o que se tem visto.. é de uma inutilidade atroz.

.

Anônimo disse...

Pergunto-me: por que esses leitores de Veja, Zero Hora et caterva não usam esse $$$ pra comprar ração para cães abandonados, por exemplo, em vez de dar dinheiro para os donos destes donos de meios e comunicação de massa, cujos teores dos seus respectivos produtos servem aos donos do Brasil e do mundo?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/