As rãs coaxam à procura do rei que foi descansar, enquanto a rainha-mãe joga areia nos olhos de todo mundo.

Menos de 48 horas depois de ser eleita para novo mandato, a presidente Dilma, o PT, Lula, desviam as atenções dos parlamentares e da mídia para estabelecer uma discussão enorme sobre a proposta de reforma política.

. O debate central é sobre o modo de encaminhar o assunto.

. Dilma quer plebiscito e a maior parte dos parlamentares quer referendo.

. O editor é a favor da reforma e do plebiscito, como é também favorável ao financiamento público das campanhas.

. É sobre isto que trata o comentário de hoje, intitulado: As rãs coaxam à procura do rei que foi descansar, enquanto a rainha-mãe joga areia nos olhos de todo mundo.

40 comentários:

Anônimo disse...

O eleitor paulista é cabrestado pelo PSDB. Sequer a criminosa imprevidência dos governos tucanos paulistas acerca da falta d'água - água existe em SP; falta planejamento, trazendo, via canalizações ou tubulações, a água presente em outros lugares de SP -, por exemplo, faz esse povo raciocinar

vulmarleite@gmail.com disse...

Caro, Políbio, com todo o respeito, mas a intensão da presidente reeleita, do seu tutor Lula e do PT é de desviar o foco das atenções dos brasileiros, para os desdobramentos do petrolão e dos tarifaços que deverão ocorrer nas contas de luz e nos combustíveis, ainda neste período de governo. Não vamos embarcar nessa jogada esperta dos estrategistas do PT.
A reforma política é necessária, mas não antes de haver uma proposta concreta e amplamente discutida com a sociedade brasileira. Tenho dúvidas quanto ao método de aprovação dessa reforma, se por via congressual e chancelada por um referendo, ou se através de um plebiscito realizado simultaneamente com as próximas eleições. No formato defendido pelos petistas receio quanto aos seus resultados e sua viabilidade de produzir estabilidade política duradoura.

Anônimo disse...

Não sou a favor de plebiscito ou referendo.No último referendo que houve o povo disse não ao desarmamento mas não teve sua vitória premiada com o direito de ter sua arma como defesa pessoal ou de sua família.Esse desgoverno que aí está quer fazer um plebiscito que seja a seu favor,e a favor do PT e sua ideologia,é contra os interesses do povo honesto e trabalhador deste pais.Vide Venezuela.

Mordaz disse...

Isto é golpe. Nada disto foi discutido com os eleitores. Mais uma vez os políticos se lixam para o eleitor e fazem o que querem. Exemplo os nove anos do referendo contra o desarmamento que engavetaram. Não tem três dias da eleição e querem mudar o que não discutiram na campanha com o eleitor.

Anônimo disse...

com esta urnas passíveis de fraude, nem pensar em plebiscito ou referendo, temos que mudar estas urnas eletrônicas, isto sim, senão continuaremos a ser os maiores otários do mundo

FAÇANHA, o anticomunista disse...

CONSTITUINTE para o PT e as suas forças auxiliares, significa impor uma CONSTITUIÇÃO SOVIÉTICA no Brasil.

Anônimo disse...

O Brasil não precisa gastar mais algumas centenas de milhões de reais em um plebiscito ou reforma constituinte, porque eu tenho certeza será mais uma pegadinha, como foi o do desarmamento! O que precisa ser feito urgentemente, e é dever dos partidos de oposição, é a reforma nestas bostas de urnas que devem fornecer a cédula ao votar, senão nem precisa mais fazer eleições, vamos pra luta de uma vez, e essa mudança deve ser "batida" diuturnamente desde agora!
A oposição deve barrar qualquer solicitação de constituinte ou plebiscito, e a terrorista com isso deve também estar tentando colocar um bode na sala da oposição, para depois ceder em alguma coisa mas avançar em outra!
E esqueçam os milicos, eles estão todos cagados dentro dos quarteis, a luta deverá ser do povo do bem, nas ruas, e a oposição no congresso!

Anônimo disse...

Brasileiro é burro mesmo. Sempre à procura de um rei ou rainha. Exemplos: Péle, Roberto Carlos, Xuxa, para alguns, pasmem, até o Reinaldo Azevedo é rei.

Anônimo disse...

Prezado Editor:
com os votos que recebe, majoritariamente da camada mais pobre e menos esclarecida da nação, o PT aprova tudo que quiser. Por isso a aposta do PT no plebiscito.

Anônimo disse...

Políbio,libere mais rápido esses teus comentários, eles são 50% da graça do teu site.

Deus, não acredito que vou ficar mais 4 anos aqui com esse bando de reacionários tentando derrubar o governo.

Mordaz disse...

Certamente a reforma visada pela presidente Dilma e o PT é para lhe facilitar manter o poder e não favorecer a liberdade do eleitor.

Mauro de Curitiba disse...

Lamentáveis sob todos os aspetos as suas opções em favor do plebiscito e do financiamento público de campanhas. Tive a mesma sensação de desalento como quando vi a senadora Katia Abreu apoiando Dilma Rousseff. Você quer realmente perguntar a essa massa desinformada se aprovam o voto em lista? Se preferem voto distrital? Alguém minimamanete informado não percebe que esse é o jogo do PT, nos moldes doque se fez na Venezuela? Me poupe! E o financiamento público de campanhas ... meu Deus, você quer mesmo que na divisão das verbas públicas de campanha o PT fique com a parte do leão? Ou acha que essa verba será dividida de alguma outra forma mais democrática?! Ou acha ainda que o PT deixará de receber dinheiro de seus patrocinadores na forma de caixa 2 ?! Não, meu caro Políbio: enquanto eu acompanhava sua coluna eu buscava opiniões inteligentes e construtivas, de alguém que parecia querer o bem do Brasil.
E seu comentário sobre a viagem do Aécio, que besteirol. A Dilma é presidente da república, meu caro. Atual e futura. Não pode simplesmente ir passear em Paris.
Por tudo isso (para não me estender muito) o que está me parecendo é que você avermelhou.
Pode pleitear financiamento da Petrobrás para sua coluna.
E seja feliz !!

Anônimo disse...

ô tchê, plebiscito com questões sobre clausula de barreira?

tu ta querendo fritar o cérebro da brasileirada?

saia na rua agora e pergunte para 50 pessoas o que é a clausula de barreira...

55 te dirão que não fazem a menor ideia do que seja...

Anônimo disse...

e o problema não esta no plebiscito...

mas sim na maneira que o petismo iria elaborar essas questões!!!

uma pergunta maliciosamente bem bolada faz o cara ate concordar em vender a mãe...

Anônimo disse...

well, um plebiscito popular sobre o esgoto ou sobre qual seria a cor branca do cavalo branco de Napoleão é praticamente inofensivo...

agora deixar esse povaréu estupidamente mal informado responder sobre reforma politica?

e ainda num plebiscito comandado pelo PT?

é pedir para ser engolido pela ditadura petralha mesmo...

João Paulo da Fontoura disse...

Caro Políbio:
Sou totalmente contrário ao financiamento pública das campanhas. Será uma medida inócua e só gerará, isso é certo, mais e mais despesa ao erário;
O problema não é este, e,sim, a falta de ética na politica brasileira. Tenos que ter uma reforma politica com: voto distrital puro; redução do número de partidos ( não existe nem aqui, nem na China, 45 ideologias!); redução do tempo de propaganda ( 30 dias); proibição destas estrovengas coligações partidárias; redução e, posterior, eliminação da politica das "bolsas famílias" que nada mais são que compras de votos (50% do maranhenses têm bolsa família, havendo cidade de lá com 90% dos votos para a Dilma, que é isso senão corrupção eleitoral institucionalizada?).
A Massificante votação do PT no Norte/Nordeste é o "bovinamento" da política em nosso país. Cada um vota em quem quer. Mas lá, no Nordeste/Norte" os eleitores, bovinamente, foram conduzidos aos bretes eleitorais para receberem a devida "paulada na cabeça". Pobre eleitor venal, Pobre Brasil!

Anônimo disse...

A favor do plebiscito? Para que o PT possa passar por cima do Congresso novamente?? Sério que vc é a favor??

Anônimo disse...

A favor de financiamento publico de campanha, que preve que partidos maiores, como o PT, fiquem com fatias maiores de recursos?

Anônimo disse...

Essa sapatona é terrorista cubana e, quer destruir o Brasil.
Alguém tem que calar estes destruidores da Nação.
Ela dividiu o Brasil, destruiu sua economia e quer dar um golpe chavista-cubano.
Temos que pensar sério em dar um basta nesta quadrilha guerrilheira do PT.

Polibio Braga disse...


Janderson
Sou e serei eternamente contra qualquer proposta de constituinte enquanto o PT detiver o poder!

Polibio Braga disse...


Felipe Santos
E o q eu quis dizer foi "golpe de estado" para introduçao de uma ditadura totalitaria isso e uma hipotese e uma opiniao minha ok

Polibio Braga disse...


Jose Daluz
Como estava a inflacao nos tempos de PSDB?

Polibio Braga disse...


Felipe Santos
Oh meu camarada, eu te ofendi de alguma forma so expus um comentário porque tenho liberdade de expressão e pelo meu ver eu nao ofendi ninguem se vc esta com algum problema vai procurar ajuda cara na

Polibio Braga disse...


Jose Daluz
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! golpe de que o idiota?

Polibio Braga disse...


Jose Daluz
Um corrupto como o aecio e oposicao a que?

Polibio Braga disse...


Jose Daluz
COAXANDO COM OS COXINHAS HAHAHAHAHA!

Polibio Braga disse...


Canal Cowboy
Caro Polibio, se aprovada a doação de somente "pessoa física", isso só vai aumentar a corrupção e a complicação. Afinal, as empresas terão que dar o dinheiro pro contribuinte pra que então ele repasse

Polibio Braga disse...


O Patriarca do Santuário
Políbio, um fantasma abriu a porta atrás de você

Polibio Braga disse...


Antonio Carlos Páris
NH/RS 28/10/2014 - Amigo Políbio Braga. Como ficariam as contribuições para campanhas eleitorais com a proibição de empresas? Será que iria funcionar, pois o dinheiro continuaria sendo da empresa e o


Polibio Braga disse...


Humberto Firmo
Aécio 10 dias fora... que oposição é essa? Temos de construir uma outra. Pelo andar da carruagem, vamos continuar andando de carruagem com estes partidos que temos.


Polibio Braga disse...


Felipe Santos
esse negocio de reforma politica vindo da dilma esta me cheirando golpe... só acho

Polibio Braga disse...


Felipe Santos
esse negocio de reforma politica vindo da dilma esta me cheirando golpe... só acho

Polibio Braga disse...


Joao Vitor Ventura Rocha
O problema é que o sistema é falho e que só funciona pra quem está no poder no momento. Se todos os estadose cidades que votaram no Aécio se rebelarem ainda acredito com quase certeza que o STE vai

Polibio Braga disse...


Joao Vitor Ventura Rocha
Desculpe por responder em parcela a sua pergunta que foi dirigida diretamente ao Políbio. Mas a pessoa física deve declarar o imposto de renda, aonde fica mais difícil alguém doar muita quantidade de
s

Polibio Braga disse...


Caio Marcio Rodrigues
E tem outro ponto que, desconfio, é bem relevante. Suponho, até prova em contrário, que o Sr. Aécio, por ter o bom gosto ao qual o Sr, se refere, deve também ter outro traço de personalidade que anda

Polibio Braga disse...


Caio Marcio Rodrigues
Seria longa, mas eu vejo essa coisa de Plebiscito adequada só quando a ideologia não está posta em questão. Hoje, o tema real, abaixo da espuma jornalística e popular, é o bolivarianismo. E qualquer

Polibio Braga disse...

Leo Módulos
O nome desse líder verdadeiro, chama-se Bolsonaro. Pronto Falei.

Polibio Braga disse...


Moisés Fernandes
Políbio, saudações antipetralhas, aqui de Minas Gerais, estado em que há 4,8 milhões de beneficiados do Bolsa Família. Te acompanhei todo o processo pré-primeiro turno e pós segundo. Ficamos todos

Anônimo disse...

Estamos presenciando uma patética e cômica disputa entre fanáticos e extremistas membros de duas seitas: a seita PT e a seita Anti-PT.

Anônimo disse...

Triste Brasil, vitimado e cabrestado por duas seitas esquerdopatas: a seita PT e a seita Anti-PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/