USI Biorefinarias produz etanol a partir do arroz gaúcho

A USI Biorefinarias, empresa gaúcha especializada tecnologias para biocombustíveis, começou a pesquisar um processo de fabricação de etanol em pequena escala após ser procurada pela Vale Soluções em Energia (VSE), companhia de pesquisa formada a partir da associação entre a Vale, o BNDES e a Sygma. A ideia , inicialmente, foi desenvolver uma tecnologia simplificada para que a produção do biocombustível pudesse abastecer geradores de energia. Assim, em parceria com universidades e institutos de pesquisa, a USI concluiu em 2010 o desenvolvimento de uma usina capaz de fabricar até 20 mil litros por dia de etanol a partir da fermentação de cereais.

. Com arroz o processo é semelhante ao de produção do saquê, bebida japonesa resultante da fermentação do grão. Acontece que no caso do etanol há a destilação desse caldo fermentado do arroz - a destilação do "saquê".

- O  Rio Grande do Sul precisa importar 100% dos cerca de 1 bilhão de litros de etanol combustível que consome anualmente. Por outro lado, o produtor de arroz sofre com falta de liquidez.


2 comentários:

  1. Biriva do Cerro do Tigre20 de março de 2014 às 10:33

    Esse arroz é fruto da pesquisa da Embrapa e não serve para alimentação, somente para produção de etanol.
    Há outras alternativas, como o sorgo sacarínico e batata doce, para produção de etanol.
    Alternativas existem, basta haver investimentos em pesquisa e produção.

    ResponderExcluir
  2. Deveria também fazer uma pesquisa para fazer etanol do leite,tem muito leite que também não está servindo para alimentação.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/