Pesquisa de hoje do Ibope já é tratada com desconfiança

Sobre a pesquisa do Ibope (leia abaixo) da corrida presidencial, que apontaria queda das intenções de votos em Dilma, o blog Tijolaço recomenda cautela. Leia abaixo:

De olhos bem abertos: Ibope tem pesquisa a partir de hoje

19 de março de 2014 | 09:31 Autor: Fernando Brito
 Sem que nenhuma empresa tenha contratado (pausa para respirar e acreditar em mula sem cabeça) o Ibope tem uma pesquisa de intenção de voto legalmente habilitada para divulgação a partir de hoje. Foi contratada pelo próprio Ibope, com “recursos próprios”, por R$ 180 mil. No questionário apresentado à Justiça Eleitoral não há novidades, apenas seguem apresentando a candidatura Marina Silva como opção à de Eduardo Campos, não se sabe por que razões. O foco da pesquisa, como pode ser visto no questionário registrado no TSE, segue sendo a vontade de mudança do eleitor, com opções de “com Dilma” ou “sem Dilma”. Os cenários são: um espontânea, duas com oito candidatos (incluem-se José Maria Eymael, Levi Fidélix, Randolphe Rodrigues,Mauro Iasi, Pastor Everaldo e a trinca Dilma/Aécio/Eduardo e, alternativamente, Marina Silva.

Depois, uma opção entre os três últimos, sempre alternando Eduardo e Marina, e as possibilidades de segundo turno entre eles.

É bom sempre ficar atento com estas pesquisas “vindo do nada”, sem que uma instituição ou veículo tenha contratado.


6 comentários:

  1. Especialmente quando aparece um "rombo" de 1 bilhão de dólares na Petrobrás por culpa da má gestão da gerentona.
    Muita coincidência !

    ResponderExcluir
  2. Políbio,

    Ontem circulou que os contratantes eram a Rede Globo e o Estadão!!

    O atraso na divulgação é que esta MUITO estranho!!

    JulioK

    ResponderExcluir
  3. num intendi...

    o Ibope contratou o próprio Ibope?

    que tempos!

    ResponderExcluir
  4. Simples! A pesquisa é feita e é validada nas urnas eletrônicas manipuladas.

    ResponderExcluir
  5. Será como se o SPC tivesse seu nome sujo no SPC.

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente, o IBOPE é MAV!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/