Bachelet faz 47% no Chile. Ela irá para o segundo turno com Evelyn Matthei, candidata da direita.

À esquerda, Matthei, da direita, que fez muito mais votos do que se imaginava. As duas, Matthei e Bachelet, são filhas de generais. A direitista é filha de um general de Pinochet, enquanto que a socialista é filha de um general torturado e morto pela ditadura. 


A candidata e ex-presidente socialista atingiu quase 47% dos votos na eleição à Presidência, quase o dobro registrado para a segunda colocada, enquanto que a candidata da aliança de direita no governo, Evelyn Matthei, ficou com  25,23%.

.  A diferença, entretanto, não foi suficiente para garantir a vitória no primeiro turno.

CLIQUE AQUI para ler análise detalhada dos resultados, inclusive na comparação com as pesquisas. Cesar Maia, no material, demonstra o papel decisivo que jogaram minúsculos candidatos na definição para o segundo turno. 

8 comentários:

  1. e la vem essa ladainha dos torturados pela ditadura render votos e poder mais uma vez...

    ô continente que não sai do lugar, essa America Latina...

    vivemos ate hoje atrelados a esse eterno fla x flu de direitistas malvados e esquerdistas bonzinhos oprimidos...

    ResponderExcluir
  2. Torço, sinceramente, para o Chile, único país que presta na AL, não entrar na esparrela bolivariana.

    ResponderExcluir
  3. Agora o Chile começará a afundar.
    Ela fará um governo populista, atendendo à tudo o que um governo para manter uma situação orçamentária saudável não deve fazer. Pode escrever.

    ResponderExcluir
  4. É muita ignorância confundir uma social-democrata como Michele Bachelet com populistas e "bolivarianos". Ela, inclusive, já foi Presidente de seu país e não se deixou seduzir por gestos de populismo. Seu padrão de comparação é a social-democracia alemã e escandinava, ou dos países da Comunidade Britânica, como Austrália e Nova Zelândia, com os quais o Chile tem tantos laços.
    Don Sandeman

    ResponderExcluir
  5. Don Sandeman (11:45), vc é um ingênuo.

    "social-democracia" = Esquerda ( marxismo/socialismo/comunismo/nazismo/fascismo/gramscismo etc).

    No Brasil, o PSDB ( social-democracia) é de esquerda.

    Sequer existe representação política-ideológica-partidária de direita no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo das 15:40 se o PSDB e a Michele Bachelet não são uma social democracia como alemã são partidos que mais se aproximam.Podemos dizer que são uma Social Democracia Latino Americana.É muito melhor do que o que temos e que os Cubolivarianos.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo das 18:03, qual a relação de sua última frase com o resto do comentário? Ou com o meu comentário? Aliás, qual a relação com a realidade de quem acha que social-democracia é igual a nazismo ou comunismo? Quanto a ser ingênuo, prefiro sê-lo a ser cínico...
    Don Sandeman

    ResponderExcluir
  8. Voto facultativo, no Chile. Poderíamos também, seguir esta ideia por aqui.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/