Novo Nobel de Economia desconfia da existência de uma bolha imobiliária no Brasil

Um dos vencedores do prêmio Nobel de Economia, Robert Shiller, afirmou no mês passado que o Brasil pode estar vivendo um bolha imobiliária semelhante a vivida pelos Estados Unidos, e que deu origem a crise econômica de 2008. Ele ganhou o prêmio Nobel de Economia junto com outros dois professores da universidade de Chicago. Leia todo o texto da Folha de S. Paulo de hoje:

Durante apresentação em evento no país, o economista levantou suspeitas sobre uma alta sem explicação nos preços dos imóveis.

. "Suspeito que haja uma bolha imobiliária no Brasil. Os imóveis mais que dobraram de preço no Rio de Janeiro e em São Paulo nos últimos cinco anos [segundo números da pesquisa FipeZAP]. O que aconteceu em cinco anos de tão dramático para os preços subirem assim? A inflação não foi muito menor? Os preços caíram 25% em Los Angeles e Nova York no mesmo período. E por que os preços no Brasil foram para cima ininterruptamente?", disse.

. "Não posso cravar que exista uma bolha no Brasil"

. Apesar dos indícios apontados, Shiller afirmou que não poderia ter certeza sobre uma bolha imobiliária em andamento no país.

CLIQUE AQUI para ler toda a entrevista. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Embora não tenha formação superior de economista, o que vislumbro em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Balneário Camboriú, Itapema e alguns outros lugares como praias nordestinas e seus resorts exclusivos, levam a crer que o processo de explosão imobiliária está em gestação.
Não acredito que o assalariado brasileiro tenha capital para comprar estes empreendimentos luxuosos.
Vejo quase toda esta sanha imobiliária voltada aos "investidores", nacionais ou estrangeiros que procuram imobilizar seu capital num negócio que tem possibilidade de ganhos maiores que o mercado formal.
Se continuar como está, em breve a bolha estoura e haja esparadrapo e algodão para conter suas secreções monetárias...

Anônimo disse...

Óbvio que existe uma bolha em POA !
Apartamentos vendidos a 5/6/7 cub's o m² é evidente que isso vai estourar.
Em breve !

Anônimo disse...

Isto aqui não existe e nunca existirá. Aqui somente existe o calote institucionalizado pelos Governos.

Anônimo disse...

Políbio,

A inadimplência do "Minha Casa Minha Vida" já é superior ao dos sub-prime americanos.

Com os juros cobrados no Brasil, a bolha será menor(vol. financeiro), mas estourará mais rápido que lá.

Tenho falado com gerentes de imobiliárias e eles mostram-se preocupados com o "excesso de oferta" dos próximos 12 meses(entregas).

Ai o juro bancário começa a COMER!!!

JulioK

Anônimo disse...

mas nao se preocupem o Minha Casa Minha Vida absorvera todo prejuizo. Isto ja esta previsto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/