O que fará Dilma com seu pupilo indesejável, o ministro Brizola Neto?

Pois a Presidente Dilma Rousseff precisa resolver onde vai colocar Carlos Daudt Brizola, mais conhecido como "Brizola Neto" depois da nanoreforma do seu ministério, prevista para março.

Dilma finalmente se convenceu que não tem como vencer uma queda de braço como as lideranças pedetistas e assumir o controle do partido, como gostaria, principalmente porque entregou a condução dessa missão para alguém absolutamente inexpressivo dentro do PDT, que além do sobrenome nada tem a oferecer, além de ter se mostrado uma verdadeira nulidade no comando do MTE.

Mas e agora: o que fazer com "Brizola Neto"? A tarefa de buscar um lugar para o neto de Brizola não tem sido fácil, pois o ainda Ministro do Trabalho não se ajuda.  Sendo um protegido do primeiro ex-marido, Carlos Araújo, deixa-lo ao desabrigo não é uma opção para Dilma.

Algumas alternativas têm sido cogitadas, mas a solução tem esbarrado no perfil de "Brizola Neto". Uma idéia era que ele assumisse a Secretaria Nacional da Juventude, mas é uma hipótese descartada, pois sair da condição de Ministro do Trabalho para a de subalterno da Secretaria-Geral da Presidência da República é algo impensável para quem se considera "herdeiro da tradição trabalhista", como se classifica "Brizola Neto".

Uma segunda hipótese seria que ele, uma vez despido da condição de ministro, transferisse seu título eleitoral para o RS e, em dobradinha com a irmã Juliana Brizola para a Assembleia Legislativa, fosse candidato a deputado federal, contando com a força do sobrenome no imaginário gaúcho.

Mas aí é que a coisa fica feia, mais uma vez por conta do temperamento do Ministro do Trabalho. Carlos Daudt Brizola é um legítimo menino do Rio, e qualquer mudança para longe das areias quentes de Copacabana lhe causa arrepios. Além do que, quem conhece o ministro sabe que ele tem verdadeira ojeriza ao Rio Grande do Sul e a tudo que lhe diga respeito.

Em rodas de amigos, Brizola Neto costuma zombar do sotaque gaúcho, classifica a pilcha como "fantasia", e não esconde detestar a cultura e o modo de ser dos gaúchos, a quem classifica de arrogantes, e considera o nosso clima - frio e úmido no inverno - algo "bem apropriado para bárbaros", adjetivações ouvidas com frequência por interlocutores muito próximos a ele.

Em razão dessas limitações , resta a Dilma convencer Sérgio Zveiter a retornar como secretário ao governo do outro Sérgio, o Cabral, abrindo vaga para que "Brizola Neto" assuma o mandato de Deputado Federal, como já aconteceu em 2010.

Zveiter se elegeu deputado federal pelo PDT, tendo como primeiro suplente "Brizola Neto", e depois migrou para o PSD, o que está longe de atrapalhar as intenções de Dilma, uma vez que o partido de Kassab foi criado sob medida para atender aos interesses do Planalto, e basta uma ligação da Presidente ao ex-prefeito de São Paulo para decidir a questão.

Assim, o destino de "Brizola Neto", após deixar o ministério que nunca comandou de fato, deve ser retornar à Câmara como deputado, deixando-o mais livre e próximo das areias de Copacabana, como é de sua vontade.

Decididamente, nada mal.

8 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, tive a proximidade de ve-lo de perto em um ato da instalação do Instituto do Coração, em São Gabriel, e pela vista, me pareceu arrogante, como se estivesse incomodado em estar no Rio Grande do Sul. E fecha tudo o que falou sobre o tratamento dele com o Estado.

Anônimo disse...

Como pode-se perceber a "gerentona" anda mal de estrategista, seu "ex" talvez esteja lhe dando palpites errados tambem em outras areas.

Anônimo disse...

A dilma deve fazer como os militares, quando havia um que incomodava e o pai era influente ou foi, dava-se um cargo no exterior para o cara, ele não pode recusar pois está a serviço do país.
Eduardo Menezes

Anônimo disse...

HELP ! mais um psicodélico aqui no RS, pelamoorr.... ao inves dele vir para cá é melhor a loca ir pro RIO..

ahahahahh

Anônimo disse...

E ainda tem quem vota nessas nulidades?

Anônimo disse...

Dilma não vai deixar Brizola Neto na mão, como quer o jornaleiro, digo, editor, e seus seguidores sanguinolentos.

Sergio Oliveira disse...

Errei o post, ao fazer este comentário: Os netos do Brizola, totalmente descontrolados, estão acusando a turma do Lupi (não morro de amores por ele; sou tesoureiro do pDT de Charqueadas-RS), de estarem postulando cargos, etc. e tal, falando em mensalão; Brizola Neto foi para o ministério a que preço? Foi sem que o partido o tivesse indicado; deve ter sido mais uma tentativa do PT, da Dilma, de usar um parente do Brizola para provocar o PDT, tal como aconteceu no governo Olívio, quando cooptaram o pai deles, o José Vicente, que, ao que consta, morreu sem ter se reconciliado com o pai (pelo men os é o que já vi veiculado pela mídia). Repeito: não morro de amores pelo Lupi, mas eles, os netos do Brizola, não tem cacife, controle emocional, para lidera o PDT; uma coisa é LEONEL BRIZOLA, já os netos......são apenas netos.A ação deles nas mídias sociais é a demonstração do descontrole.

LUIZ CARLOS [PASSO FUNDO] disse...

estou mandando isso por minha conta p/ verem o que esse grupo de meia duzia faz ao pdt de BRIZOLA os brizola [jIuliana leonel e carlito]... quem conhece o dep vieira da cunha sabe da honradez etica moral em sua vida seguramente um dos melhores deputados do rio grande do sul fiel brizolista sendo o politico mais proximo de brizola no fim de sua vida era o unico a ir no aeroporto no final quando brizola ja nao era esperado como em tempos de fama JULIANA BRIZOLA tem precedente na vida pois filha de quem foi sabe o que aconteceu aqui no rio grande do sul seu pai JOSE VICENTE BRIZOLA saiu do pdt e foi p/ o PT EM TROCA DE CARGO, atacou seu pai BRIZOLA CHAMANDO DE LADRAO E CORRUPTO coisa que na vida BRIZOLA JAMAIS FOI ATACADO EM TODA A VIDA PUBLICA EU SUA HONRRA EM + DE 60 ANOS DE VIDA POLITICA atacar dep vieira da cunha e atacar um verdadeiro brizolista e homem publico honrado no rio grande do sul.... VEJAM A BAIXARIA E VC JORNALISTA JULGUE VOCE MESMO...ABRAÇOS LUIZ CARLOS [PASSO FUNDO] PRESIDENTE DO DIRETORIO DE BAIRRO VIEIRA DA CUNHA E BRIZOLA LIDER COMUNITARIO DO EIXO BALTAZAR e com muita honra conheço e trabalho com o dep vieira da cunha... OBS O DESESPERO DOS NETOS DE BRIZOLA NAO TEM LIMITES NO PDT TAMBEM NAO MORRO DE AMORES POR CARLOS LUPI MAS NADA FOI PROVADO CONTRA ELE E TAMBEM E O UNICO QUE SE DISPOS A VIAJAR PELO BRASIL COMO PRESIDENTE DO PDT QUE AO MENOS PODEMOS CONFIAR E DEUS NOS LIVRE DOS NETOS COMANDAR O PDT AI SIM SERA O FIM


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/