Entrevista, Jorge Pozzobom - Assembléia monta comissão para mudar leis sobre incêndios

Jorge Pozzobom, deputado estadual, PSDB do RS

O que fará a Assembleia do RS em relação a tragédia de Santa Maria?
Por decisão da Mesa, foi criada nesta terça uma Comissão de Representação Externa para buscar elementos com vistas a estabelecer mudanças profundas na legislação ao combate e prevenção a incêndios e pânicos no RS. Eu serei o coordenador.

A Comissão fará investigação policial ou buscará responsabilizações políticas?
De jeito nenhum. Não será este o escopo.

E os culpados?
A Polícia dirá quem são, mas na verdade todos somos culpados pelo que aconteceu em Santa Maria, que é a minha terra. Fiz um discurso, hoje, cujo mote é: “Eu também sou culpado”.

Por quê?
Fomos omissos. Eu fui vereador, secretário e sou deputado. Quantas vezes me ocupei do assunto? Nunca. Todos falhamos conosco mesmos e com nossos semelhantes, nossos irmãos gaúchos e gaúchas. Temos que mudar esta cultura. E vamos mudar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ver se essa confissão dura 24 horas. Omissão também é crime!

Hermes Vargas dos Santos disse...

Essa história de que "todos nós" somos culpados é conversa de quem não tem o que fazer. É pura balela. Sem fiscalização dos órgãos públicos, nenhuma lei é cumprida, por melhor que seja. As leis existem, o que não existe é fiscalização para garantir seu cumprimento. Quem causou o incêndio foi o vocalista da banda, sem ter a intenção de fazer isso, por óbvio (imprudência). O incêndio assumiu proporções trágicas em razão de (1) inexistência de extintores em condições (negligência dos donos e omissão criminosa dos bombeiros), (2) do gás venenoso liberado por substância inflamável instalada no forro (material proibido por lei, aqui é área de CREA/RS, mas ...). As causas (autorias/responsabilidades) são concorrentes. Existem culpados sim, mas não somos todos nós, deputado ...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/