Preço da luz cairá ate 18% - mais do que o previsto por Dilma

A presidenta Dilma Rousseff deve anunciar hoje (23) à noite, em pronunciamento em rede nacional, que a redução no preço da energia para os consumidores brasileiros deve ser de até 18% para as residências e de até 32% para as indústrias. A informação é do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, que chegou para reunião no Ministério de Minas e Energia.

Em setembro do ano passado, também em pronunciamento à nação, a presidenta havia anunciado uma redução de 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias. As novas tarifas começam a valer no dia 5 de fevereiro.

Segundo Rufino, o corte maior no preço da energia será possível por causa de um aumento do aporte de recursos do Tesouro Nacional. O Ministério da Fazenda já tinha anunciado que o Tesouro Nacional gastará de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões adicionais para assegurar a redução nas tarifas de energia.Amanhã (24), a Aneel irá fazer uma reunião extraordinária para revisar as tarifas de distribuição, que serão aplicadas a partir do mês que vem.

* Agência Brasil a charge é de Sponholz.

25 comentários:

  1. Mexeu no bolso do povo é reeleição garantida, vide o que Lula fez nesse aspecto durante seus governos. Mensalão, operação isso, operação aquilo, amante aqui, amante ali, nada cola, nada gruda, e não adianta a direitalha ("jornalistas" e políticos) atacarem Lula e Dilma pois o povo está com eles agora e por muito tempo. Vcs tiveram sua chance e olha a cacáca que fizeram, agora aguardem pacientemente, até quando? Não sei, não há luz prá vcs no final desse túnel...

    ResponderExcluir
  2. Como disse a Miriam, urubologa da familia Marinho, e o inicio do caos. Mas o caos para a tucanalha, ne?

    ResponderExcluir
  3. E o desastre vai começar. E já que o Tesouro vai pagar, na realidade nós vamos pagar por outras vias... E sem poder conferir na conta.

    ResponderExcluir
  4. Diminui a conta e cobre com o dinheiro do ... tesouro, ou seja, dinheiro do próprio povo.
    Como 80 % não consegue enterder esse raciocío ( vide comentários anteriores ), parece que fez grande coisa.
    Que engenharia financeira, hein ?
    Parecida com o ajuste das contas públicas do final do ano, só que, um dia a casa cai.
    Tá caindo !

    ResponderExcluir
  5. Políbio,

    Foi assim que a Argentina quebrou.

    Enquanto tinham dinheiro em caixa, bancaram o congelamento e rebaixa das tarifas e combustível.

    Quando o dinheiro acabou, entraram em moratória socorridos pelo Chavéz.

    Adeus Brasil. A Dilma esta perdidinha!! A inflação vai bombar em 2013!!!

    JulioK

    ResponderExcluir

  6. MUTRETA DISSE;
    A LUZ VAI BAIXAR DE PREÇO PQ JÁ ESTAVA DECIDIDO Q ELES TERIAM Q DEVOLVER O Q COBRARAM A MAIS DO POVÃO. AÍ TEM PETRALHAS DE PLANTÃO TENTANDO ILUDIR OS TADINHOS ILUDIDOS, COMO NUNCA NA ESTÓRIA DESTE PAÍS. SAÍ PRA LÁ SARNOSO.

    ResponderExcluir
  7. Nota par o pronunciamento da Presidenta: 99. O que faltou para a nota máxima? O final com o “CHUPA GLOBO”!!!

    ResponderExcluir
  8. Agora foi criado, BOLSA LUZ MINHA VIDA ILUMINADA.

    O povo pagando aconta com dinheiro público.

    BACARIA

    ResponderExcluir
  9. Um dia a festa vai acabar e elguém vai pagar a conta.

    ResponderExcluir
  10. Lembro que, anos atrás, os 'castelhanos' diziam: "dá-me dos", em referência à facilidade com que compravam em nossas praias. O ano passado já diziam "dá-me- uno" e, este ano, não vieram para o nosso litoral. Hoje eles costumamm dizer: "jo soy usted mañana". Por isso, pelagada, continuem sonhando com as alturas. Quando o sonho (e o dim-dim) acabar, o tombo vai ser feio.

    ResponderExcluir
  11. To horrorizado de todos os comentarios que li acima só um cidadão tem o conhecimento que a baixa na conta de luz está se dando pelos calculos errados feito pelo governo,AS FIRMAS DE LUZ COBRARAM A MAIS DURANTE 7 OU 8 ANOS E TERIAM QUE DEVOLVER ESSE DINHEIRO, MAS ALEGARAM QUE QUEBRARIAM TENDO QUE DEVOLVER ESSA CONTIA A CADA CIDADÂO.
    E o governo como não é bobo errou deu a volta por cima e ta faturando em cima do esquecimento geral da nação.
    Eduardo Menezes

    ResponderExcluir
  12. Dilma reeleita no primeiro turno!

    ResponderExcluir
  13. essa eh mais velha do que andar pra frente...

    funciona da mesma maneira quando você quer vender algo e coloca o preço...

    o preço eh sempre colocado mais alto porque o vendedor já conta com a barganha do comprador...

    ai o cara da aquele desconto fake e o pateta fico todo feliz achando que levou vantagem...

    ResponderExcluir
  14. Vem o aumento da gasolina aí para compensar. Por outro lado, antes era 20%, viram que não ia rolar, aí disseram que era 16%, já sabendo que poderia ser 18%, para quando anunciassem, parecer que estavam fazendo mais do que disseram. Que piada!

    ResponderExcluir
  15. Os elementos sanguinolentos seguidores do jornaleiro, digo, jornalista, estão decretando reajuste da gasolina faz tempo, assim como a morte de chaves e fidel.

    continuem falando 24 hs por dia, que a tendencia é acertar um dia.

    ResponderExcluir
  16. Acho interessante esse povo reclamando: reclamam que o Tesouro está bancando. Ora, isso é por culpa de quem: do pessoal do PSDB. Caso contrário, as concessionárias do PSDB que bancariam. E qual o problema do Tesouro bancar, se isso é o mesmo que devolver parte dos impostos cobrados. Ser do contra é uma coisa, agora usar esses argumentos sem fundamento é dose. Além disso, esse é uma aplicação do dinheiro público que beneficia a todos os brasileiros.
    Fernando S.Junior

    ResponderExcluir
  17. O CERTO DE TUDO É QUE AS CONCESSIONÁRIAS NÃO IRÃO TER PREJUÍZO POR CONTA DISSO, MUITO PELO CONTRÁRIO, O GOVERNO BANCARÁ A PARCELA DESCONTADA DAS FATURAS. OU SEJA PAGARÁ A DIFERENCIA COM DINHEIRO PÚBLICO DO CONTRIBUINTE.

    O CERTO PARA REDUZIR A CONTA DE LUZ ERA REDUZIR O IMPOSTO SOBRE A FATURA E NÃO REDUZIR O VALOR DO KILOWAT/HORA.
    ORA, DE ALGUMA MENEIRA AS CONCESSIONÁRIAS VÃO TER QUE RECEBER ESSA DIFERENÇA, E CLARO, BANCADA PELO GOVERNO EM SUPOSTOS NOVOS INVESTIMENTOS NA ÁREA DE ENERGIA ELETRICA.
    NO FIM O GOVERNO VAI SEGUIR BANCANDO E DANDO DINHEIRO PÚBLICO PARA AS CONCESSIONÁRIAS QUE JÁ FATURAM BEM E BEM ALTO.
    AS CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA NÃO REAPLICAM NENHUM RECURSO PRÓPRIO NA REDE, E SIM APENAS FAZEM MANUTENÇÃO, QUALQUER AMPLIAÇÃO E NOVA CONTRUÇÃO É BANCADA PELO GOVERNO.
    MAMÃO COM AÇUCAR POR CONTA DO POVO BRASILEIRO, TUDO CARTA MARCADA!!

    COMO AS CENCESSIONÁRIAS DE ESTRADAS E RODOVIAS ARRECADAREM BILHÕES PARA SOMENTE CONSERVAR A RODOVIA QUE RECEBERAM NOVINHAS E SEM BURACOS. MAS QUANDO O ASSUNTO É FAZER NOVOS INVESTIMENTOS, VIADUTOS, PONTES E DUPLICAÇÃO, AI É POR CONTA DO GOVERNO, PARA DEPOIS OS SANGUISSUGAS SEGUIREM SÓ CHUPANDO O DINHEIRO SUADO DO MOTORISTA COBRANDO MAIS E MAIS PEDÁGIO. TUDO CARTA MARCADA!!

    DEPOIS QUE O DINHEIRO ENTRA NO BOLSO DELES, NÃO SAI MAIS!!

    ResponderExcluir
  18. Tudo propaganda inganosa!!
    Uma mentira sem escrúpulos!!

    O Governo vai bancar a diferença para as concessionárias, ou seja, quem vai pagar é o povo, no fim dá tudo no mesmo.

    Basta saber se o montante vai ser exatamente o que foi dado de desconto ou algo a mais.
    Como controlar isso??

    Difícil, muito dificil, praticamente impossível, só o sistema pra saber as tretas que fizerem por dentro!!

    ResponderExcluir
  19. Quem disse que as empresas vão ter um incremento no faturamento por sua conta de luz vir uma micharia mais barata???

    Até parece que esse descontinho na conta de luz vai fazer muita diferença no caixa de uma empresa.

    ResponderExcluir
  20. Em contrapartida no mesmo dia foi anunciado que o combustível vai subir.

    Ai o povo pagando o rombo Trilhonário da Petrobrás que não tem Fim!!

    A petrobrás (os diretores petrálhas) gasta descontroladamente Bilhões e Bilhões a reveria, depois o povo é que tem que repor o rombo feito na companhia.

    Uma festa!!

    ResponderExcluir
  21. É MUITA TRETA NESSE GOVERNO FEDERAL!!

    ResponderExcluir
  22. Provavelmente vão descontar no bolo um ou dois bilhões, e ter reposto três ou quatro de volta do governo, trocando recebimento quebrado por uma fatia inteira, liquida e certa na data contratada.

    Mais que de pai pra filho!

    Chupa que é de uva!!

    ResponderExcluir
  23. O retorno é do dinheiro do próprio povo, e o povo emburrecido acredita na asneira que foi dito na tv brasileira.

    ResponderExcluir
  24. Estatais de governos não foram feitas para dar lucros, se der empate tá bom, por isso pq não reduzir a conta da energuia elétrica? Mesmo as concessionárias não vão deixar de ter lucros.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/