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Trafegar por diversas rodovias gaúchas concedidas à
iniciativa privada fica mais caro a partir de desta terça-feira, 1º de janeiro
de 2013, quando entram em vigor novas tarifas. Este será o último reajuste dos
polos de pedágio do Programa Estadual de Concessões de Rodovias (PECR),
previsto para acabar no próximo ano por decisão do Palácio Piratini
de não renovar os contratos com as empresas.Para os motoristas, os preços dos pedágios subiram mais
do que o dobro da inflação desde o início do programa, em 1998.
No polo de
Gramado, por exemplo, a tarifa inicial era de R$ 4, mas à época havia a
cobrança em apenas um sentido. Somente a partir de dezembro de 2000 começou o
desembolso na ida e na volta, com os valores divididos. Se for levado em
consideração que a tarifa para automóveis e utilitários de até dois eixos em
1998 seria R$ 2, o aumento até agora é de 295%, uma vez que o preço a partir
desta terça-feira passa a ser de R$ 7,90. Enquanto isso, o IPC-A, considerado a
inflação oficial pelo governo federal, subiu 145,6% de novembro de 1998 ao
mesmo mês de 2012.
Nos demais polos do PECR, o valor inicial da tarifa,
equivalente a R$ 1,50 em 1998 (originalmente R$ 3 quando havia cobrança em
apenas um sentido), o aumento foi ainda maior. Com o novo valor de R$ 7,
acréscimo foi de 366%.Além do reajuste de 4,7% definido pela Agência Estadual
de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) para
os pedágios que hoje integram o programa gaúcho de concessões, o polo de
Pelotas, no Sul do Estado, terá um reajuste ainda maior: 7,13%.
Conforme autorizado pela Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT), a partir desta terça-feira a tarifa para automóveis,
caminhonetes e furgões passa a ser de R$ 9. Como o preço inicial para veículos
de passeio, em 2001, era R$ 2,20 — desde o início arrecadado nos dois sentidos
— o aumento a partir do começo das operações chega 309%, quase três vezes mais
do que a inflação do período, de 110%. A empresa conseguiu este ano a renovação
da sua concessão até 2026.