Artigo, Nilton Vicentini - Lições que Tarso não deve esquecer quando falar de novo na Europa

Quando vi a foto do governador Tarso Genro com o presidente socialista Hollandé e li as declarações dele sobre a “zona do euro devastada”, resolvi escrever este relatório de minha viagem à Europa, coisa que fiz em setembro.

Zona do euro devastada, só para quem não viaja. Com todos os eventuais problemas, a Europa tem uma produtividade muito superior ao Brasil.


Em setembro estive em Munique, Alemanha:
- Muito turismo, muita cerveja, muito conversível rodando, agricultores plantando,Cuidando de suas vacas, vida normal.
Depois fui a Berlim
- Verdadeira capital cultural da Europa, um canteiro de obras, praticamente
Na Alemanha, não se nota mais a diferença de Berlim Oriental da Ocidental, obras ...obras e mais obras.
A Alemanha reconstruiu Berlim, em 20 anos, após a queda do Muro, e nós ainda não concluímos a duplicação da BR-101.

Suiça
- Nem vou comentar:  tudo tranqüilo, apesar de 70 % da economia girar em torno do capital financeiro.
Interior da França
- Planta-se, colhe-se, trabalha-se ....fiz 1.500 kms pelo interior .
Da França de carro:
- Estradas impecáveis, segurança no interior impecável. Pedágios:  aceita-se cartão de crédito, dinheiro. Não precisa ter 15 “vaquinhas de presépio” cobrando pedágio.

. A grande crise está no sistema financeiro, voraz, selvagem, que quando“avança” o sinal e dá algo errado, quer “compartilhar” os prejuízos.

. Os gregos, são uns vadios, querem sombra e água fresca, conforme sempre disseram os alemães. Não sabem nem aproveitar as lindas praias que possuem.

* Nilton Vicentini.

6 comentários:

  1. Que história é essa de Hollandé? O nome do Presidente é Hollande, sem acento no final.

    ResponderExcluir
  2. Devestado, para este cego, é Cuba, que não tem nem ovos suficiente para abastecer a população, pois não produz milho suficiente, e por aí vai... Um povo em que o cachorro-quente é proibido por ser artigo de luxo, da elite!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, boa e tem mais, na Europa quebrada, arrasada, a Educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, trens para tudo que é lado funciona.
    E aqui no "Paraiso' do PT. como que é...qualquer Europeu, que vier ver nossa BR 116 Novo Hamburgo à Porto Alegre, dará boas risadas de nossa desgraça.
    Morre no Brasil de assassinato e transito, mais gente que em todas as guerras e conflitos no mundo inteiro.
    Porque a imprensa não fala isso ??

    ResponderExcluir
  4. Esse comentário sobre os gregos é um tanto xenófobo e de mau gosto,não? Depois, reclamamos quando vemos generalizações sobre os brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Seguindo a linha de desse elemento, os Espenahois, Portugueses e italianos também são "vadios", pois suas economias decrceram e suas dívidas são ainda maiores que a da Grécia. (Se formos olhar o mapa mundial outros paises estão em baixa com a atual crise mundial).

    Então esse elemento que dobre a lingua quando falar de "outros povos", sem saber a realidade local.

    ResponderExcluir
  6. A Suiça não faz parte da comunidade européia, quanto ao resto concordo.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/