Mensalão movimentou R$ 350 milhões - Lula, com Dirceu de braço direito, era o chefe - presidente recebia pessoalmente doadores clandestinos - Publicitário se encontrou no Palácio com Dirceu e Lula várias vezes - Delúbio, o tesoureiro, dormia com frequência no Alvorada.
* Clipping da revista Veja de hoje.
Marcos Valério envolve Lula no mensalão.
Rodrigo Rangel
Rodrigo Rangel
Diante da perspectiva de terminar seus dias na cadeia, o publicitário começa a revelar os segredos que guardava - entre eles, o fato de que o ex-presidente sabia do esquema de corrupção armado no coração do seu governo.
NO INFERNO - O empresário Marcos Valério, na porta da escola do filho, em Belo Horizonte, na última quarta-feira: revelações sobre o escândalo (Cristiano Mariz).
Dos 37 réus do mensalão, o empresário Marcos Valério é o único que não tem um átimo de dúvida sobre o seu futuro. Na semana passada, o publicitário foi condenado por lavagem de dinheiro, crime que acarreta pena mínima de três anos de prisão. Computadas punições pelos crimes de corrupção ativa e peculato, já decididas, mais evasão de divisas e formação de quadrilha, ainda por julgar a sentença de Marcos Valério pode passar de 100 anos de reclusão. Com todas as atenuantes da lei penal brasileira, não é totalmente improvável que ele termine seus dias na cadeia.
Apontado como responsável pela engenharia financeira que possibilitou ao PT montar o maior esquema de corrupção da história, Valério enfrenta um dilema. Nos últimos dias, ele confidenciou a pessoas próximas detalhes do pacto que havia firmado com o partido. Para proteger os figurões, conta que assumiu a responsabilidade por crimes que não praticou sozinho e manteve em segredo histórias comprometedoras que testemunhou quando era o "predileto" do poder. Em troca do silêncio, recebeu garantias. Primeiro, de impunidade. Depois, quando o esquema teve suas entranhas expostas pela Procuradoria-Geral da República, de penas mais brandas. Valério guarda segredos tão estarrecedores sobre o mensalão que ele não consegue mais guardar só para si - mesmo que agora, desiludido com a falsa promessa de ajuda dos poderosos a quem ajudou, tenha um crescente temor de que eles possam se vingar dele de forma ainda mais cruel.
Feita com base em revelações de parentes, amigos e associados, a reportagem de capa de VEJA desta semana reabre de forma incontornável a questão da participação do ex-presidente Lula no mensalão. "Lula era o chefe", vem repetindo Valério com mais frequência e amargura agora que já foi condenado pelo STF. Assinada pelo editor Rodrigo Rangel, da sucursal de Brasília, a reportagem tem cinco capítulos.
CLIQUE AQUI para ler mais, inclusive um dos capítulos da reportagem.
CLIQUE AQUI para também ler artigo de Reinaldo Azevedo sobre a reportagem.
CLIQUE AQUI para examinar reportagem do Jornal Nacional sobre a retomada do julgamento do Mensalão, segunda-feira. Depois das revelações de Veja, não sobrará pedra sobre pedra no julgamento.
CLIQUE AQUI para ouvir o discurso do advogado gaúcho Luiz Frncisco Corrêa Barbosa, acusando no STF o ex-presidente Lula como o verdadeiro chefe do Mensalão.
CLIQUE AQUI para examinar reportagem do Jornal Nacional sobre a retomada do julgamento do Mensalão, segunda-feira. Depois das revelações de Veja, não sobrará pedra sobre pedra no julgamento.
CLIQUE AQUI para ouvir o discurso do advogado gaúcho Luiz Frncisco Corrêa Barbosa, acusando no STF o ex-presidente Lula como o verdadeiro chefe do Mensalão.
Era uma questão de tempo ele falar, e falou apenas o que todo mundo já sabia.
ResponderExcluirQuero ver agora os defensores fiéis do Lulla e sua turma o que dirão.
Será que para eles não houve mensalão ?
350 milhões, bela grana, quanto será que sobrou nessa brincadeirinha ?
Agora é tarde demais. Qual a credibilidade de um condenado rancoroso? Nenhuma, só a revistalha para dar eco a isso...
ResponderExcluirAmiguinho das 9:45 - Agora é tarde para V. vir falar caca aqui no honrado blog do PB.
ResponderExcluirNunca é tarde para se dizer a verdade e nunca é cedo para se insistir em mentiras, como sempre fazem os militontos a soldo.
Sds
P.S.: por falar em condenados - será que o João Paulo Cunha, o Pizzolato, a Kátia Rebelo e outros vão falar alguma coisa?
ACABOU A ERA PT!
ResponderExcluirpegaram O Chefe!!!!
ResponderExcluirsafado!
a Justiça te espera!!!!!!!!
a credibilidade de um condenado rancoroso dever ser a pilha de documentos que ele deve ter guardado para comprovar tudo o que fala...
ResponderExcluirsem contar o testemunho com todos os detalhes de tudo o que se passava...
foi assim, com depoimentos e informações de "condenados rancorosos" que a Itália fez a limpa no esquema das mafias...
cai fora, petralha, a casa caiu e o teu carguinho comissionado tambem...
vai encaixotando as tuas tralhas e preparando o currículo...
se eh que tens um....
Sempre vai ter um petralha que tenta defender o impossível.
ResponderExcluirPetralha das 09:45, independe de qual revista saia a reportagem, o Valerio tá aí, vivo e vai abrir a boca, simples assim, o resto da mídia tem medo ou está aparelhada...
Podem começar a fugir para Cuba ou Venezuela, a casa literalmente caiu !
A propósito, também não gosto do PDT, PMDB, PSDB, DEM ou seja qual partido seja, os políticos e a política brasileira são podres, enquanto não houver uma limpa geral, não voto.
Ah, fala sério, Mario Rangel, qual o próxima besteira que tu vais vocifear para defender o indefensável?
ResponderExcluirSe o advogado barbosinha, quando sustentou a defesa oral de deu cliente (ex-Dep. cassado e atual Presidente do PTB, Roberto Jefferson) pediu para os Ministros do STF para incluírem Lula no Processo e não foi aceito, não é por mais uma "reporcajem" da veja, colhida dos "amigos" do Marcos Valério sobre Lula. Alias o advogado de Marcos Valério não confirma que seu cliente tenha dado entrvista em "off" para a veja.
ResponderExcluirQuem deve estar apavorado que vai pegar uma cana é Roberto "dedo duro" Jefferson, único réu confesso no Processo. Achava que denunciando iria sair de lombo liso nessa.
revistalha?? que vc esperava que revelasse isso? a carta capital?
ResponderExcluirMas pena mesmo que ele não falou antes. O MV achu que teria tratamento diferenciado, que ia ser salvo, mas esse só é dado àqueles da cúpula da quadrilha, digo, partido.
Numa coisa o petista das 09:45 tem razão: "agora é tarde demais".
ResponderExcluirSerá que vocês não percebem que esse tipo de denúncia não vai ter impacto algum no Lula? A classe baixa, das Bolsas, não tá nem aí; a classe média quer é ter férias, se aposentar precocemente e poder pagar a prestação do Kia Sportage ou do Toyota Corolla recém-trocado e os megaempresários querem é continuar bajulando (vide Gerdau) o governo federal.
Eu já sabia.
ResponderExcluirTodos já sabiam.
Até os petralhas já sabiam, mas como contando uma mentira mil vezes eles acham que é verdade ficavam dizendo que era tudo armação.
Ocorre que agora ele precisa apresentar as provas, pois se já tivessem provas sólidas o Lula já teria sido denunciado; quer dizer todos sabem que ele é o Ali Babá, mas, em juízo se faz necessário provas para convencer os julgadores e todos nós sabem que o Marcos Valério, o Delúbio e o Zé Dirceu, além de outros escondem as provas, que neste caso é muito importante que as informações que eles tem sejam divulgadas e sejam confirmadas por fatos ocorridos, pois daí os julgadores poderão se convencer da materialidade da autoria dO CHEFE.
Agora que eles começaram a falar, no caso o Marcos Valério, podem surgir elementos fortes de convencimento do PGR e ele poderá denunciar o Lula, não neste processo do Mensalão, já em andamento, mas em outra ação a ser impetrada com base nestes novos elementos de prova.
Antes tarde do que nunca.
E aí petralhas?
As 09:45h mais um quadrilheiro mensaleiro, tipo Daniéis, Mários ou Marianos da Santa Latrina veio pichar nossas paredes tentando mostrar para si mesmo que o crime compensa e que podem enganar todo mundo o tempo todo. Para 9Dedos e os seus nos últimos 10 anos o crime compensou, mas em quadrilhas sempre há brigas e agora uma delas resultou em delação premiada. 9Dedos logo terá uma "recaída" do seu "câncer", vai ficar incomunicável e provavelmente procurará logo depois refúgio em Cuba ou na Venezuela, dois "paraísos" do mundo "decente e desenvolvido! A cidadania italiana não vai servir, pois existe a Interpol da qual Battisti foge como o diabo da cruz! Como é ruim ter o rabo preso e telhado de vidro.
ResponderExcluirÉ profissional. É um profissional contratatado com o que ainda resta dos R$ 350 mi surrupiados. O anônimo das 9:45 jamais em sâ consciêcia, diante desta notícia estarrecedora, pederia sair com um comentário desses.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez Polibio, pela importância do teu blog, que merece esta marcação "profissional " de parte dos que calaram a grande mídia, a pequena midia ( jornais de cidades do interior como o NH e VS ), mas a ti não conseguiram. E abusando da tua nobreza que democraticamente libera esses comentários para todas as opiniões, aqui comparecem sem emitirem argumentos com algum conteúdo. Devem receber algum apenas por quantidade de infestação.
Polibio, ele não contou nada para a Veja. a revista obteve informações dos vizinhos, amigos, familiares, colegas, primos, empregados do Marcos Valério. O título que colocaste esta errado.
ResponderExcluirNunca é tarde para revelar criminosos, enganadores e corruptos. Esperemos que as autoridades competentes façam o que devem fazer.
ResponderExcluirEstvava vendo nos sites dos principais jornais, a repercussão está sendo pífia, infelizmente.
ResponderExcluirSó o cancer pode salvar o Brasil deste maldito Lula, pois o PT aparelhou tudo.
Só resta uma coisa pra esquerdalha:
ResponderExcluirCantar o jingle do mensalão.
Olêêê... olê, olê, olááá... Lulá... Ladrão!!!
Ahahahahahhahahahahah!!!!!!!!!!!!!
Ele poderia ter se tornado herói da nação se tivesse revelado no tempo certo estas coisas que todos sabíamos, mas que ele insistia em negar. Confiou na impunidade que a quadrilha do PT lhe prometia e hoje perdeu o trem da história. Não dá mais para impedir os crimes praticados no governo pelo Lula, O CHEFE, e a quadrilha do partido fascista. Que nunca foi refundado e nem os distintos sabedores da falta de ética se afastaram, como o Tarso Genro que continuou a fazer parte.
ResponderExcluirVcs perceberam o nome do editor da Veja?
ResponderExcluirRODRIGO RANGEL !!!
É parente do Mario, daquele Mario, que empastela o blog do PB frequentemente?
A VEJA incorreu em um pecado capital, errou na estratégia, quem fala por Marcos Valério é ele ou seu advogado, e esses não acusaram Lula em nenhuma das fases do Processo.
ResponderExcluirAgora, para os trouxas, leigos ou tendenciosos ou ainda, mal intencinados, se aparecer alguém na "tonga da milinga do cabolete" que disser que o Lula roubou, eles assinam embaixo, como se verdade fosse.
E viva a imprensa Marrom Glace. Viva o PSDB e DEMos. Viva a globo. Viva os tendenciosos e mal intencinados. Viva o Brasil. Viva a opinião publica. Viva a Revista (VEJA) cujo contraditorio não faz parte do seu tendencioso jornalismo.
a entrevista eh o que?
ResponderExcluirinformações repassadas pelos vizinhos?
kkkkkkkkkkkkkk...
a criatividade dos petralhas eh imensa...
eles arrumam cada uma para tentar safar seus quadrilheiros mensaleiros que eh de se pensar como essa gente consegue dormir ou se relacionar com a família, ja quem mentem por profissão e isso acaba sendo incorporado a personalidade do individuo...
Assim como um Silva tem 9dedos, nem todos Rangel é PATRALHA, anonimo das 19:45!
ResponderExcluirOs PeTralha$ acusam à torto e à direito, e na maioria das vezes sem provas e se não as tem, as inventam. Um exemplo vivo: o que o embu$teiro tran$ver$al fez, utilizando instituições públicas de estado (portanto, bancadas com recursos dos contribuintes) na busca da desconstrução e desmoralização do governo de Yeda Crusius para ganhar a eleição de forma nada republicana e honesta. O embu$teiro tran$ver$al tornou o público coisa pessoal e ParTidária. É a tal de tran$ver$alidade que ele tanto apregoa. Para quem não tem caráter e mínimos resquícios de princípios éticos vale a assertiva os fins justificam os meios é regra e não exceção. Uma prova disto é que a assinatura e tudo o que o embu$teiro diz tem o mesmo valor de uma nota de três reais.
ResponderExcluirQuando são pegados com as calças na mão, a primeira manifestação dos PeTralha$ é tentar desqualificar aqueles seus acusadores. Mas isto já está ficando muito manjado e aos pouquinhos vai grudando nas paletas destes quadrilheiros a mancha de que são estelionatários e criminosos.