Pela primeia vez o governo venezuelano admitiu que é complicadíssimo o estado de saúde do presidente Hugo Chávez, que trava uma batalha para vencer as dificuldades que passa por causa dos problemas de saúde. Desde o último dia 10, Chávez está em Cuba, onde se recupera de uma cirurgia para a retirada de um abcesso pélvico.
Também neste sábado, o jornal americano El Nuevo Herald publicou uma reportagem afirmando que o estado de saúde do presidente é crítico. As fontes ouvidas pelo periódico afirmam que a filha de Chávez, Rosinés, e sua mãe, Marisabel Rodríguez, partiram há poucos dias com urgência rumo a Cuba em um avião da força aérea venezuelana, o que reforça a suspeita de que o presidente da Venezuela estaria em estado grave.
. Neste sábado, Maduro, das Relações Exteriores, disse que a batalha de Chávez deve ser assumida por todos os venezuelanos. "A batalha que enfrenta o presidente Chávez sobre sua saúde deve ser a batalha de todos. É a batalha pela vida, para o futuro imediato do nosso país. Isso é o que quero transmitir aos nossos cidadãos". A secretária-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Maria Emma Mejía, pediu aos venezuelanos que acompanham Chávez nessa “grande batalha” a torná-la uma “grande batalha final” e “grande vitória” para todos.
. Na sexta-feira, após 13 dias de silêncio desde que foi internado na capital cubana, Chávez transmitiu várias mensagens através de sua conta no Twitter. "Estou daqui com vocês na dura jornada diária! Até a vitória sempre! Nós estamos vencendo! E venceremos!", disse em sua conta na rede social.
Hackers invadem banco de dados da Brigada e revelam dados pelo Twitter
O site da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foi tirado do ar neste sábado, por decisão da corporação, para revisão de todo o banco de dados, depois de ter sido invadido por hackers. No ataque, feito durante a madrugada, os criminosos acessaram tabelas da área de gerenciamento e divulgaram parte delas, em linguagem codificada, pelo Twitter.
. Uma varredura inicial mostrou que os dados não são sigilosos.
. A Procergs foi acionada pelo governo gaúcho para conter novas invasões, mas não informou se além da Brigada ocorreu algum outro incidente.
Provocadores antissemitas conduzem dois navios para violar soberania de Israel
INFORMAÇÃO DO LEITOR
Quero informar ao conhecido amigo jornalista e amigo de Israel que duas embarcacoes estao se dirigindo para Gaza, com 500 vagabundos, mercenarios, terroristas e antissemitas a bordo, e vao tentar violar a soberania de Israel. Este tipo de provocacao, como o anterior, nao tera bons resultados, mas o mundo so vai abrir o bocao contra Israel, "por motivos obvios", e claro.
Tzvi Kappel, Tel Aviv, Israel.
Quero informar ao conhecido amigo jornalista e amigo de Israel que duas embarcacoes estao se dirigindo para Gaza, com 500 vagabundos, mercenarios, terroristas e antissemitas a bordo, e vao tentar violar a soberania de Israel. Este tipo de provocacao, como o anterior, nao tera bons resultados, mas o mundo so vai abrir o bocao contra Israel, "por motivos obvios", e claro.
Tzvi Kappel, Tel Aviv, Israel.
Prefeita de Gravataí defende-se no caso do impeachment. Bordignon, o "mito", alicia adversários para defender Rita Sanco.
A prefeita de Gravataí, RS, Rita Sanco, do PT, protocolou no final da tarde desta sexta-feira a sua defesa no processo de impeachment a que responde na Câmara de Vereadores.
. “É uma peça insubsistente”, disse neste sábado ao editor o secretário de Assuntos Jurídicos do PV, Claudio Ávila, que ajudou a montar as mil páginas de denúncia.
. Até o final da semana que vem, a comissão processante dirá se aceita a defesa ou se levará adiante o pedido de cassação.
. A prefeita Rita Sanco corre o risco de ser afastada antes do cargo, preventivamente, porque seu vice-prefeito, Cristiano Kingeski, e o deputado Daniel Bordignon, interferem no processo, aliciando votos entre os adversários. O PV tem fita gravada da reunião que seus dois principais líderes – Claudio Ávila e o presidente do Partido, Márcio Souza – fizeram no dia 3 de junho com Kingeski e Bordignon, no Intercity. Na reunião, que durou quatro horas, a dupla ofereceu três secretarias e 30 CCs para que o PV retirasse as acusações. Esta semana, quando foi desmentido pelo PT, o PV conbtou detalhes escabrosos do que fdisseram Kingeski e Bordignon na reunião, inclusive apreciações desprimorosas sobre a capacidade da prefeita Rita Sanco.
. Claudio Ávila, secretário do PV, reproduziu esta fala quer ouviu de Bordignon e que está gravada:
- Rita é uma incapaz, mas se ela deixar um esqueleto de pé, já me serve, porque serei eleito prefeito em 2012. Eu sou um mito para o povo de Gravataí.