Ninguém imaginava que o caos na saúde pública patrocinada pelos cofres públicos, chegaria ao RS do modo como chegou nos últimos 30 dias.
. O SUS, o Sistema Único de Saúde, transformou-se numa fraude para todas as famílias que precisam de atendimento.
. A greve dos médicos do SUS, iniciada nesta segunda-feira em Caxias do Sul (a segunda greve ilegal em meio ano) apenas tornou explosiva uma situação que já vinha se agudizando de forma incontrolável e caótica em Porto Alegre e nas grandes cidades do RS. Os pacientes que chegaram às 42 Unidades Básicas de Saúde de Caxias, bateram com a cara na porta.
. Em Porto Alegre, há vários dias, não é diferente a situação nas emergências de quase todos os hospitais.
. A situação mais dramática é a do maior complexo Hospitalar do Estado, o Grupo Hospitalar Conceição, sobretudo o próprio Hospital Conceição.
. O caso do Conceição é não apenas emblemático, porque é também perverso. É que o grupo hospitalar federal gasta muito e faz pouco. Qualquer hospital privado ou filantrópico nas mesmas condições, atenderia o triplo de pacientes. O GHC foi fatiado entre grupos políticos. Sua ex-presidente, Jussara Cony, do PCdoB, é candidata a Deputada Estadual.
. O governo Lula não quis saber de meter a mão para valer na solução dos problemas da saúde pública. Sequer demonstrou vontade política para manter a CPMF para financiar a área.
. Nada indica que o problema enfrentado neste momento pelos gaúchos mais pobres vá ter solução no curto prazo.