. Os engarrafamentos na estrada Gramado-Canela começaram no final da manhã, no sentido Gramado-Canela e inverteram a mão do meio da tarde até as 21h. Um percurso de pouco mais de 6 kms chegou a exigir uma hora de irritante stop-and-go.
. Gramado, 109 kms de Porto Alegre por estradas em bom estado (a excessão é o trecho da BR-116 que liga a Novo Hamburgo), é o principal produtor de chocolate caseiro do RS (20 fábricas) e nesta Páscoa atraiu gente de todo o RS. Os tradicionais turistas atraídos pela CVC para o seu Hotel Serrano, desta vez não marcaram presença, porque os ônibus de excursão não foram vistos. Além das fábricas e lojas de chocolate caseiro, todo o comércio está aberto, inclusive as poucas, mas extraordinárias lojas de griffe, que já apresentam a nova coleção outono-inverno. Os restaurantes lotaram durante todo o dia e também durante a noite, especialmente as casas de fondue de chocolate. Os hotéis e pousadas estão lotados.
. Além do enorme footing pelas ruas centrais, as autoridades gramadenses impuseram um sistema de segurança impecável, sem a presença incômoda de mendigos, flanelinhas (a cidade agora tem área azul) e desocupados.
. Nas fotos da tarde deste sábado, é possível perceber o tamanho do engarrafamento na estrada Gramado-Canela, a enorme aglomeração na rua mais central, a rua coberta e também a decoração de Páscoa, com seus ovões, coelhões e chocolatões.