Dica do editor - A cada 8 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. Leia o relatório completo, aqui.

 Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no Brasil. “Isso equivale a, aproximadamente, um estupro a cada 8 minutos no país”, descreve a edição deste ano do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam), lançado hoje (24), em Brasília, pelo Ministério das Mulheres.Conforme o documento, o Sudeste, região mais populosa do país, teve o maior número de ocorrências de estupro, somando 22.917 casos. Em seguida, ficou a Região Sul, com 14.812 ocorrências. No Nordeste, foram registrados 14.165 estupros; no Norte, 8.060 casos; e no Centro-Oeste, 7.672 episódios desse tipo de violência.

CLIQUE AQUI para ler o relatório completo.

Publicidade - Aproveite esta tarde e reserve seu evento no Bier Markt, Porto Alegre. Abre nesta quarta-feira.

Faça sua reserva para seu happy hour,?
aniversário, casamento
ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats
993882401 / 993887265.
Use seu Waths agora mesmo.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Lira avisa que novo imposto sindical não passa na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse ontem na  CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) que um projeto de lei que trata da volta do imposto sindical não será aprovado na Casa Baixa.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho quer a imposição de uma “contribuição compulsória” dos trabalhadores aos sindicatos. 

Lira disse que a maioria da Câmara é de liberais e conservadores:

- Quando esse assunto vai a plenário (imposto sindical) ele não tem respaldo, não tem respaldo para invasão de terra, para mudança de leis através de decretos, portarias ou projetos.

RS terá dia de tempo instável e temperatura amena, segundo a MetSul

Esta quinta-feira será de sol entre nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul.

A manhã foi de chuvas em muitas regiões.

Em Porto Alegre, choveu de madrugada e o tempo apresenta-se instável neste momento,8h30min.

No decorrer do dia, a nebulosidade diminui e o sol aparece em muitas cidades gaúchas, segundo a MetSul.

Em Porto Alegre, a temperatura oscilará entre os 16ºC e os 26ºC.

Primeira parte (306 páginas) da regulamentação da reforma tributária foi entregue, ontem, na Câmara

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do projeto.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira , o principal projeto de regulamentação da reforma tributária, 306 páginas. O texto institui a Lei Geral do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto Seletivo (IS) e contém a maior parte das regras que regulamentam a reforma.

O segundo projeto sobre o tema será enviado ao Congresso na primeira quinzena de maio. A proposta vai tratar da atuação do Comitê Gestor do IBS e da distribuição das receitas do IBS entre os entes federativos.

A proposta prevê alíquota média do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) de 26,5%, podendo variar entre 25,7% e 27,3%, informou o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy. Atualmente, os bens e os serviços brasileiros pagam, em média, 34% de tributos federais, estaduais e municipais.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Saiba como foi o factoide montado para crimininalizar ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria

Ops, Moraes repele factoide do NYT e decide que Bolsonaro não foi pedir asilo na embaixada da Hungria

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu nesta quarta-feira que não há provas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pediria asilo ao permanecer por dois dias na Embaixada da Hungria, em Brasília, em fevereiro deste ano. A estadia de Bolsonaro na embaixada foi divulgada pelo jornal The New York Times. 

Ao avaliar o caso, Moraes argumentou que o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país.

Moraes, no entanto, manteve a apreensão do passaporte do ex-presidente. 

Ao vivo, até as 9h, "Agora Brasil". Acompanhe. O comando é de Guilherme Baumhardt.

Paulo Moura diz que o governo lulopetista quer fechar o X no Brasil. Veja o comentário de hoje.

 Paulo Moura é cientista político.

Candidato do PL em Uruguaiana, RS, será o delegado federal Martins Epifânio

O delegado filiou-se ao PL no início deste mês, já com o convite para disputar a prefeitura de Uruguaiana.

Ele já está de volta ao município.

O PL lançou o nome do delegado federal André Luiz Martins Epifânio como seu candidato a prefeito de Uruguasiana, a mais importante cidade da Fronteira Oeste do RS, fronteira com Uruguai e Argentina. 

O delegado passou os últimos três anos em Brasília, atuando como Assessor Técnico Especializado na Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos.

Epifânio conta com o apoio dos deputados federais Ubiratan Sanderson e Luciano Zucco, ambos do Partido Liberal.


Bolsonaro filia Sérgio Turra, ex-PP, ao PL

O ex-deputado Sérgio Turra, ex-PP, formalizou, hoje, sua filiação ao Partido Liberal (PL). 

O ato contou com o aval direto do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.

Além do presidente gaúcho do PL, deputado federal Giovani Cherini, estiveram com Sérgio Turra e Bolsonaro os deputados federais Tenente-Coronel Zucco e Bibo Nunes.

Sérgio Turra é filho de uma das lideranças históricas mais importantes do PP, no caso o ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra.

O PL do RS quer disputar as eleições de outubro com pelo menos 3 mil candidatos, segundo balanço que fez nesta segunda-feira o deputado Giovani Cherini. 

Saiba por que a oposição bolsonarista vai trucidar o lulopetismo nas eleições de outubro.

Eis aqui as bases do acordo político e parlamentar entre o PSDB e o PT do RS

Artigo, Percival Puggina - O último pau do galinheiro

O autor é editor do Blog do Puggina, Porto Alegre.

Está em curso no Brasil um câmbio radical nas relações entre a nação e o Estado. Na vida real, longe das enganosas narrativas e torcidas populistas, resta apenas um fiapo do ânimo que levou Ulysses Guimarães a identificar como “Constituição Cidadã” a carta de 1988. A entusiasmada definição dada pelo idoso e experiente político paulista, deputado federal por 11 legislaturas, refletia a expectativa de ter sido estabelecida a prioridade da nação sobre o Estado. No entanto, com um modelo institucional errado, saiu tudo ao reverso das expectativas.

Passados 35 anos, o cidadão – perdoem-me por dizê-lo – é o último pau do galinheiro nacional. Vive em servidão, a custear mordomias e disparidades infinitas com o suor de seu rosto sob um Estado que se cobre de sigilos enquanto lhe restringe as liberdades. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica de humor político - Os três Pês que explicam o engajamento nas redes sociais, por Cláudio Spritzer

Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre. 

Dica do editor - Saiba o que é e como funciona o Observatório Social de São Leopoldo, RS

 O Observatório Social do Brasil de São Leopoldo, RS, é uma das 13 organizações escolhidas pela Transparência Internacional - Brasil, selecionado para operar com o objetivo de fortalecer a capacidade da sociedade civil de monitorar e cobrar ações efetivas de transparência, promoção da integridade e de combate à corrupção. O movimento conta com o apoio da União Europeia, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e da Embaixada Real da Noruega. CLIQUE AQUI para conhecer o Observatório de São Leopoldo, RS. Contatos - E-mail: saoleopoldo@osbrasil.org.br Fone: 51 992053488.

Memória - Veja passageiros fazendo fila para selfies no voo de Bolsonaro para Floripa, ontem.

Este material é do site Poder360. 

Dica do editor - Série francesa "Guerreiras", Netflix. O pano de fundo é a I Guerra Mundial.

 CLIQUE AQUI para saber mais sobre a série francesa. O editor vê pela segunda vez. A série é de 2022.

Marcel diz que Messias e Moraes são "covardes". E avisou: "Vocês vão pagar caro pelo que fazem !".

 O material é da Folha Política.

CIC de Caxias do Sul reitera oposição ao projeto de aumento do ICMS

A influente Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, a CIC, que representa o mais poderoso complexo industrial do RS, reafirmou sua oposição ao projeto de aumento do ICMS.

No dia 23 de novembro, a CIC já tinha tirado nota, fustigando a primeira tentativa feita pelo Piratini, mas agora reafirmou tudo numa nota conjunta distribuída pela Federasul.

Diz a nota de novembro:

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), em conjunto com os Sindicatos Patronais Associados, vem a público manifestar seu repúdio à proposta do governo do Estado do Rio Grande do Sul de aumentar a alíquota do ICMS de 17% para 19,5 (....) Aumentar a carga tributária, especialmente num cenário econômico já desafiador, não apenas onera a população, mas também coloca em risco a sobrevivência de muitas empresas gaúchas. Acreditamos que o caminho para a solução dos problemas fiscais não deve recair sobre os ombros já sobrecarregados dos contribuintes.

CLIQUE AQUI para ler a nota de novembro.
CLIQUE AQUI para ler a nota conjunta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/