MBL anuncia campanha nacional contra Lula e contra Ciro Gomes

O MBL anunciou, hoje, que fará campanha contra Lula.

E também contra Ciro Gomes.

O MBL não transige.

Revista Voto trará Alckmin a Porto Alegtre, dia 25

O ex-governador Geraldo Alckmin, candidato do PSDB ao Planalto, virá dia 25 ao RS. Ele falará no Sheraton, num brunch promovido pela revista Voto, da publisher Karin Miskulin.

O evento integra a promoção Brasil de Ideias.

Informes e adesões: secretaria@revistavoto.com

Wilson Sons poderá vender Tecon de Rio Grande

A multinacional Wilson Sons confirmou hoje que poderá mesmo vender o Tecon, o Terminal de Contêineres de Rio Grande, que opera há 20 anos, atendendo 3 mil exportadores e importadores. O Tecomn é um dos maiores do gênero na America Latina.

No comunicado enviado para a CVM, a empresa, no entanto, diz que talvez nem vá vender nada.

Além do Tecon, outros ativos da Wilson Sons poderão entrar em negócios de venda ou de associação.

PRP inviabiliza candidatura do general Heleno na chapa de Bolsonaro

Ao rejeitar apoio a Bolsonaro, o PRP inviabilizou a candidatura do general Augusto Heleno a vice.

O general é filiado do PRP.

O general anunciou que sai do PRP.

Surto de sarna fecha Santa Casa de Uruguaiana


Depois do surto de toxoplasmose em Santa Maria, agora chegou a vez da própria sarna.

A Santa Casa de Uruguaiana anunciou, ontem, a suspensão de atendimentos de baixa e média complexidade. A medida duraria 24 horas. 

O conhecimento de vários casos de escabiose, a sarna, obrigou o único hospital do município a adotar a medida.

O jornal Correio do Povo de hoje diz que foram barradas, também, as visitas a pacientes em observação ou internados no Pronto Socorro e nas enfermarias do SUS, no terceiro andar da instituição. Os atendimentos na categoria amarela (média complexidade) deverão ser retomados às 20h de quarta-feira. Também serão evitadas internações clínicas no terceiro andar por 48 horas.

Desta forma, a Santa Casa está atendendo apenas os casos categoria vermelha. Esses são procedimentos graves, como traumatismos, infartos e outros casos com risco à vida do pacientes.

Evandro Soares, DEM, será o vice de Heinze, PP do RS

O DEM indicará o vereador Evandro Soares, Gravataí, para a posição de vice-governador na chapa de Luiz Carlos Heinze, PP.

O vereador de 44 anosesteve com o prefeito Marco Alba, MDB, cuja administração apoia.

OEA manifesta preocupação com ataques à liberdade de expressão em Cuba

Partidos como PT, PCdoB e Psol, não cansam de elogiar o regime dinástico familiar comunista de Cuba, o que significa que seus líderes, no Poder, tentaram e tentarão amordaçar a liberdade de expressão da academia, dos artigos, dos jornalistas e ativistas pela liberdade.

Relatório especial que acaba de ser divulgado pela OEA, Washington, manifesta profunda preocupação diante dos continuados ataques à liberdade de expressão em Cuba.

Diz o relatório, cujo texto o editor reproduz no link a seguir:

La Relatoría Especial advierte sobre el recrudecimiento en la criminalización de académicos, periodistas, artistas y activistas, mediante la aplicación de delitos que sancionan la crítica a funcionarios públicos en Cuba. En muchos de estos casos, los procesos suponen la privación de libertad inmediata de quienes expresan opiniones, información, o crítica, sobre temas de interés público, o que refieren a funcionarios del gobierno.

CLIQUE AQUI para ler tudo.



TRF4, Porto Alegre, condena Cláudia Cruz a 2 anos e meio de cadeia

Claudia Cruz e o maridão, nos bons tempos em que Eduardo Cunha mandava. Ele está preso há um ano em Curitiba.

No mesmo processo, também apelaram o ex-diretor da Petrobras Jorge Luiz Zelada e o lobista João Augusto Rezende Henriques.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) condenou hoje Cláudia Cordeiro Cruz, mulher do ex-deputado federal Eduardo Cunha, a 2 anos e 6 meses de reclusão, por manter depósitos não declarados no exterior. 

O pedido de Cláudia para que fosse anulado o perdimento de bens decretado pela 13ª Vara Federal de Curitiba foi concedido pelo tribunal.

Cláudia, ré nos autos da Operação Lava Jato, havia sido absolvida em maio do ano passado pelo juiz federal Sérgio Moro dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas por insuficiência de provas. Entretanto, o magistrado decretou o confisco de 176.670,00 francos suíços da conta em nome da Kopek, sob o entendimento de que os valores seriam provenientes de contas controladas por Eduardo Cunha.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes.

Ciro Gomes é um candidato grosseiro e muito mal educado

Definido novo modelo de gestão da TVE e FM Cultura

O governo do Estado surpreendeu ao escolher o novo modelo de gestão da TVE e FM Cultura, administradas pela extinta Fundação Piratini. O projeto escolhido pelo presidente Orestes de Andrade Jr. (foto ao lado), divulgado há pouco em seu Facebook, é a concessão da operação das duas emissoras. Esta é a mesma fórmula utilizada há anos pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, Supremo Tribunal Federal (STF), Câmara e Senado Federal, entre outros. “A concessão é só da operação, o Estado manterá o controle das outorgas e das linhas de programação, ou seja, do conteúdo”, garante Orestes de Andrade Jr.

A execução da operação de TV será feita por uma empresa privada escolhida via licitação pública, que será lançada só depois das eleições. O teto será R$ 20,4 milhões, metade do valor gasto anualmente pelo governo estadual com a Fundação Piratini, que consumia 82% dos recursos exclusivamente com folha de pessoal.

O novo modelo tem uma ousadia que é novidade na gestão das TVs educativas estaduais. A empresa que ganhar a licitação para fazer a operação da TVE e da FM Cultura terá de investir o mesmo valor que receber do Estado na produção audiovisual gaúcha.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Inflação do aluguel, IGP-M, foi de apenas 0,53% na segunda prévia de julho

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,53% na segunda prévia de julho, taxa inferior ao 1,75% da segunda prévia de junho, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com a prévia, o IGP-M acumula taxas de inflação de 5,94% no ano e de 8,26% em 12 meses

Dias Toffoli insinua que não libertará Lula

O ministro Dias Toffoli, que assume a presidência do STF em setembro, afirmou em entrevista à colunista Mônica Bérgamo que o cargo "muitas vezes leva quem a está exercendo a votar contra seu próprio convencimento em defesa da instituição”, insinuando que não tomará iniciativa para a libertação de Lula.

Dias Toffoli parece mais interessado na biografia do que na razão política do PT

Manuela pode sair vice de Lula nesta quarta-feira

O PCdoB terá reunião decisiva com o PT para tratar de algum tipo de coligação.

É possível que da reunião saia o vice do réu condenado e preso como corrupto Lula da Silva.

Seria Manuela D'Ávila, que renunciaria ao posto de candidata comunista ao Planalto para ser vice de Lula.

Fotógrafo chapa branca do PT não pode visitar o réu condenado e preso Lula da Silva

O fotógrafo chapa branca de Lula, Ricardo Stuckart, foi proibido de visitar o réu condenado por corrupção e preso em Curitiba.

A decisão foi da juíza Carolina Lebbos.

Stuckart queria fotografar o prisioneiro.

A juíza não quer saber de factóide e de zorra no seu campinho.

O procurador xingado por Ciro Gomes é uma promotora. Trata-se, portanto, de uma "filha da puta", segundo Ciro.

O Ministério Público de São Paulo tirou nota, hoje, defendendo um dos seus membros, atacado publicamente pelo candidato do PDT ao Planalto.

O MPE resolveu processar Ciro Gomes por injúria racial. Ele chamou um vereador do DEM, SP, Fernando Hollyday, de capitão do mato, tudo porque ele é negro.

No vídeo que o leitor poderá examinar através do link abaixo, disponibilizado no blog O antagonista, Ciro chama de "filho da puta".

O MPE de SP, no entanto, avisa que não se trata de um "filho da puta", mas de uma "filha da puta", porque se trata de uma promotora, no caso Mariana Bernardes Andrade, da 4ª Promotoria Criminal do Fórum da Barra Funda (zona oeste de SP), 

CLIQUE AQUI para examinar o vídeo.

Sininho e mais 22 esquerdopatas são condenados por atos de violência no Rio

Entre os condenados está a gaúcha Sininho, que na época ganhou projeção nacional, tendo sumido logo em seguida.

Ao lado, reportagem de Veja.

O juiz Flávio Itabaiana, do Tribunal de Justiça do Rio, condenou nesta terça-feira à prisão 23 ativistas que apelaram para a violência, ligados a atos violentos nos protestos de 2013 e 2014 no Rio de Janeiro. A sentença determina a prisão em regime fechado. A pena da maioria dos presos é de 7 anos de prisão, pelos crimes de associação criminosa e corrupção de menores.

Na sentença, o juiz não decretou prisão preventiva dos condenados, então, eles vão poder recorrer em liberdade até que um eventual recurso seja julgado.

Entre os condenados, estão Elisa Pinto Sanzi, conhecida como Sininho; Caio Silva de Souza e Fábio Raposo, que respondem em liberdade pela morte do cinegrafista Santiago Andrade, da Bandeirantes, em 2014, atingido por um rojão. A Justiça determinou um júri popular.

CLIQUE AQUI para ler reportagem mais completa do G1, com os nomes dos condenados.

Bolsonaro avisa que no dia 30 irá ao Roda Viva

O deputado Jair Bolsonaro avisou que irá ao programa Roda Viva, dia 30.

Na última entrevista de presidenciável, a comunista Manuela D'Ávila foi escalpelada pelos entrevistadores.

Nível de emprego recuou 0,27% em junho sobre maio, SP

São Paulo é a locomotiva da economia brasileira.

Em junho, a indústria paulista registrou saldo negativo de 11,5 mil postos de trabalho, de acordo com os dados divulgados ontem pelo sistema Fiesp/Ciesp. Com esse resultado, o setor fechou 6 mil vagas de emprego no segundo trimestre deste ano, revertendo parte da criação de 23 mil postos ao longo do primeiro trimestre. Descontados os efeitos sazonais, o nível de emprego recuou 0,27% na comparação com maio, sendo a sétima contração consecutiva (recuo de 0,29%) na leitura anterior. 

Em doze meses, contudo, o indicador apresenta queda acumulada de 1,9%, recuperando-se lentamente em relação ao observado em meses anteriores e apontando uma retomada muito gradual do emprego.

Opinião do editor - Compre, assine e leia Zero Hora

O editor tem sido feroz crítico da mídia impressa gaúcha, com ênfase para o que publicam diariamente os jornais Zero Hora e Correio do Povo, mas isto não significa deixar de comprar, assinar e ler todos eles, inclusive Jornal do Comércio e Diário Gaúcho.

O jornal Zero Hora ainda é o melhor de todos.

A edição desta quarta-feira revela um jornalismo de altíssima qualidade. Vale a pena comprar e ler com atenção.São inúmeras as reportagens exclusivas, recheadas de material exaustivamente levantado por repórteres competentes.

Quando não demonstra pauta socialmente renegada, lassidão, falta de atenção e descaso com o leitor, o jornal coloca-se em nível superior.

Não é sempre que isto acontece.

Só com este tipo de jornalismo será possível à mídia tradicional manter-se viva diante do avanço contínuo do que é produzido de conteúdo na web.

Artigo, Ricardo Amorim - Proposta para moralizar o Brasil

A aproximação das eleições tem me feito pensar sobre as mudanças mais necessárias para construirmos um país próspero e justo. Concluí que uma das razões essenciais de nossas mazelas é nossa incapacidade de separar direitos de privilégios.

Um direito tem de ser universal, conquistado em um processo justo, e que beneficie também a sociedade como um todo, não apenas seu beneficiário direto. Um “direito” que só alguns têm, que não foi conquistado de forma justa, ou que só beneficia quem o conquistou não é um direito, é um privilégio. Por exemplo, o direito universal à educação básica de qualidade beneficia não apenas os estudantes, mas toda a sociedade que passa a contar com profissionais mais produtivos e cidadãos mais conscientes. Por outro lado, alguns estudarem de graça em universidades públicas, financiadas pelos impostos pagos por todos, é bom para eles, mas como não é extensivo a todos, é na realidade um privilégio.

No Brasil, o setor público se autoconcedeu uma infinidade de privilégios que os outros brasileiros não têm. Esta situação tem de acabar.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Fiergs protesta contra aumento do aço vendido pela CSN

Aço da CSN.

A Fiergs tirou nota para dizer que estranha o anunciado aumento do preço do aço laminado por parte da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Segundo a empresa, será aplicado um reajuste de 12,25 % a partir do próximo dia 27, e de 10,75% no material zincado.

O que disse o presidente da Fiergs, Ricardo Petry, que é industrial do ramo:

- A majoração não encontra respaldo na economia nacional, pois a inflação está abaixo de 3%. O aumento da CSN será mais um problema para a recuperação do setor metalomecânico, atingindo também inúmeros segmentos que dependem dessa matéria-prima.

A CSN alega que o acréscimo reflete a desvalorização do real no último trimestre, mas para o presidente da Fiergs, esse parâmetro não pode ser aplicado no mercado nacional, pois não há condições de absorvê-lo nem de repassar aos fabricantes de produtos finais. “Haverá, assim, mais um elemento a desorganizar a economia brasileira nesse segundo semestre do ano”, previu Petry.

Editorial, Estadão - Congresso desmoralizado

Decisões não são mais reconhecidas como expressão da cidadania, mas apenas como sabotagem grosseira dos esforços para sanear as contas nacionais.

O Congresso Nacional é, por definição, o esteio da democracia representativa. Não seria exagero dizer que é ali que a vontade popular se manifesta de maneira mais clara, e disso deriva sua força no sistema de freios e contrapesos ao qual os Poderes republicanos estão submetidos. Por essa razão, tudo o que emana do Congresso deveria ser lido como a expressão soberana dos desejos do povo, cabendo aos demais Poderes fazer com que essa vontade seja transformada em realidade. No entanto, quando o Congresso se degrada a tal ponto que os interesses da coletividade são sistematicamente desprezados para garantir os privilégios de corporações bem organizadas, mesmo diante da evidente incapacidade do Estado.
CLIQUE AQUI para ler mais.

Vendas de imóveis na cidade de São Paulo cai 0,2% em maio sobre abril, mas viés é de recuperação


As vendas de imóveis na cidade de São Paulo somaram 2158 unidades em maio, segundo dados divulgados ontem pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Esse resultado representa uma queda de 0,2% com relação ao mês de abril, na série livre de efeitos sazonais. O dado, entretanto, é melhor do que a queda evidenciada em abril, de 27,8%. 

Lançamentos - Os lançamentos, que totalizaram 1721 unidades, recuaram 3,4% em relação ao mês anterior, expurgando os efeitos sazonais. 
Estoques - Os estoques, por consequência, tiveram diminuição de 4,2% ante abril. Quando os dados são comparados com maio de 2017, observa-se a redução de 25,2% do estoque. 

O mercado acha que o cenário desenhado para o segundo semestre é de recuperação mais clara dos lançamentos e das vendas. 

Mesmo com Lula na lista, Bolsonaro lidera em São Paulo

O Instituto Paraná Pesquisas também resolveu apresentar aos eleitores de São Paulo um cenário no qual Lula aparece como candidato, mas ainda assim é Bolsonaro quem lidera, embora por margem insignificante.

Acompanhe:

Bolsonaro, 21,1%; Lula, 21%; Alckmin, 16,4%; Marina, 8%. Ciro, 4,9%; Alvaro Dias, 4,1%.

Os demais candidatos pontuam muito pouco.

Quando Lula é apresentado como candidato, o número de quem não votaria em ninguém da lista diminui bastante (15,9%, contra 21,9% quando Lula é retirado da lista).

Bolsonaro lidera em São Paulo, seguido de perto por Alckmin

Em São Paulo, reduto eleitoral do ex-governador Geraldo Alckmin, quem lidera as intenções de votos é o deputado Jair Bolsonaro, mas seguido de perto pelo tucano. O poste de Lula, Haddad, conseguiu apenas 4%.

Veja os números de hoje do Instituto Paraná Pesquisas, liberados ainda há pouco:

Bolsonaro, 22,3%; Alckmin, 19%;Marina, 10,4%; Ciro, 8,1%; Alvaro Dias, 4,5%;Fernando Haddad, 4%; João Amoêdo, 1,4%; Manuela, 1,2%; Boulos,1,1%; Meirelles, 0,9%.

21,9% não votariam em nenhum deles e 4,5% não sabem em quem votar.

Os demais candidatos pontuaram muito pouco.

Ciro Gomes chama promotor de "filho da puta", tudo por processá-lo por racismo

Ciro Gomes chamou o vereador de "Capitão do Mato". CLIQUE AQUI para saber o que é Capitão do Mato.

"Um promotor aqui de São Paulo resolve me processar por injúria racial. E pronto, um filho da puta desse faz isso. Ele que cuide de gastar o restinho das atribuições dele, porque se eu for presidente essa mamata vai acabar", disse Ciro, durante uma sabatina feita pela Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) em São Paulo, segundo o site Poder360

O motivo da denúncia foi um comentário de Ciro em entrevista feita à rádio Jovem Pan, quando chamou o vereador Fernando Holiday (DEM-SP) de "capitãozinho do mato".

A informação é do site Poder360 de hoje.

TRF-2 cassa liminar que impedia leilão de seis distribuidoras da Eletrobrás

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador federal André Fontes, suspendeu nesta terça-feira a liminar que impedia o leilão de seis distribuidoras de energia elétrica subsidiárias da Eletrobras.

O leilão das distribuidoras foi suspenso pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por determinação da 19ª Vara Federal do Rio de Janeiro. A suspensão foi feita em ação ajuizada pela Associação dos Empregados da Eletrobras (AEEL).

Dilma, em Cuba, falta a audiência para testemunhar em favor de Lula

Em Cuba para um encontro internacional comunista do Foro de São Paulo, a presidente expurgada Dilma Roussef não compareceu, ontem,  à 7ª Vara Federal de Porto Alegre, para prestar depoimento ao juiz Sergio Moro, por videoconferência. Dilma é testemunha de defesa do réu condenado e preso por corrupção Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na ação sobre malfeitos no sítio de Atibaia (SP). É o terceiro processo que o juiz analisa no âmbito da Lava-Jato.

Moro marcou nova data, para agosto.

Na audiência de ontem, foi ouvido Túlio Zamin, ex-presidente do Banrisul nos governos petistas de Olívio e Tarso. Ele foi membro do Conselho Fiscal da Petrobrás. Para o magistrado, Zamin disse que o Conselho Fiscal nunca notou incorreções dos diretores Renato Duque, Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, todos presos (Costa e Cerveró, depois de delatarem seus crimes, foram soltos).

Mil médicos e enfermeiros da Saúde da Família de Porto Alegre estão em greve

Mil médicos e enfermeiros das Equipes de Saúde da Família de Porto Alegre estão em greve desde o início da manhã. A greve terminará as 18h, mas poderá ser retomada, caso não haja solução para as demandas da categoria.

Eles alegam que não recebem reajuste há 24 meses e correm risco de perder 10% d-e gratificação do salário-base.

Decisão judicial (TRT)  ordenou que 30% dos profissionais permaneçam trabalhando.

General Augusto Heleno ou Janaína Paschoal: quem será o vice de Bolsonaro ?

O deputado Jair Bolsonaro poderá anunciar nesta quarta-feira que seu candidato a vice será o general Augusto Heleno, ex-comandante das tropas brasileiras no Haiti.

A informação foi repassada aos jornalistas pelo deputado Major Olímpio, candidato do PSL ao Senado, SP.

Há controvérsia, porque também a advogada Janaína Paschoal é cotada para o cargo.

O senador Magno Malta, PR, que era o preferido, descartou a candidatura.

Polícia Federal entra nas investigações sobre escândalo do Papanicolau em Pelotas

A Polícia Federal decidiu investigar as denúncias feitas por médicos e enfermeiros da Unidade Básica de Saúde Bom Jesus, Pelotas, segundo as quais ocorreram erros fatais em exames de pré-câncer na cidade (exames Papanicolau), pelo menos desde 2014, quando Eduardo Leite ainda era prefeito.

A Câmara instaurou CPI para apurar o caso e a prefeita Paula Mascarenhas, PSDB, afastou a secretária municipal da Saúde, assumindo ela mesma a pasta para investigar o que houve. O Ministério Público também iniciou apurações.

O documento, datado de julho de 2017, indica que desde 2014 todos os exames de colo uterino encaminhados ao laboratório responsável pelas análises — Serviço Especializado em Ginecologia, SEG — tiveram resultados negativos. Ou seja, nenhuma mulher apresentou indícios de doença. Desde 2006 sempre ocorreu, ao menos, um registro. Em 2009, por exemplo, foram 17 casos constatados em pacientes atendidos na UBS Bom Jesus.

Juiz singular suspende contrato do governo Sartori com Fipe

É mais um obstáculo criado pelo corporativismo para impedir a extinção das Fundações.

O juiz Gilberto Schafer, da 7ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, concedeu liminar pedida pela Associação dos Funcionários da extinta FEE e suspendeu o contrato do governo estadual com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A Secretaria de Planejamento contratou a empresa após a extinção da Fundação de Economia e Estatísticas (FEE), em abril. O contrato vale R$ 3,2 milhões por ano.

O juiz não gostou do contrato sem licitação e aceitou a informação de que o IBGE nega-se a passar dados para a Fipe.

O governo já avisou que vai recorrer.

Sol voltará ao RS nesta quarta-feira, com temperatura mais alta

Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

A MetSul Meteorologia prevê tempo bom para o RS nesta quarta-feira, embora ocorram pontos de chuva  no Centro e Oeste.

O tempo abrirá  na maioria das regiões.

Em Porto Alegre, o tempo será seco nesta quarta. A manhã abriu com forte neblina em vários pontos. Na Capital, as marcas dos termômetros oscilarão entre 15°C e 30°C.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/