Fiergs e entidades empresariais do Sul tiram nota pela prisão em segunda instância de Lula

A charge é de Metrópoles.

O documento é assinado pelas Federações das Indústrias (FIESC, FIEP e FIERGS), do Comércio (Fecomércio/SC, Fecomércio/PR e Fecomércio/RS), da Agricultura (FAESC, FAEP e FARSUL), dos Transportes (Fetrancesc e Fetranspar), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC e FCDL/RS), das Associações Empresariais (FACISC e FACIAP), além da Associação Comercial do Paraná (ACP), e da Federação e Organização das Cooperativas do Paraná (Fecoopar).

As Federações empresariais dos três Estados do Sul do Brasil que representam indústria, comércio, serviços, agricultura e transportes decidiram lançar nota conjunta manifestando-se sobre condenação em segunda instância por órgão colegiado. O tema está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), que nesta quarta-feira  dará prosseguimento ao julgamento de habeas corpus preventivo feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão de condenação unânime, em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, por crime de corrupção. 

A nota, corajosa e inédita na história das entidades empresariais, classifica o julgamento do TRF4 como “histórico e exemplar”. 

As entidades que subscrevem este Manifesto, representando o setor produtivo e a comunidade empresarial do Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), registram sua confiança nas instituições, em especial na Justiça (...) como exemplo para esta e as futuras gerações, que merecem um Brasil mais justo e ético”, afirma a nota.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do manifesto.

Juiz gaúcho diz que deputado Goergen não pode interpelar Lula porque não é fazendeiro

O juiz gaúcho Lucas Maltez Kacnhy repeliu, hoje, a interpelação judicial ajuizada pelo deputado Jerônimo Goergen, que obrigaria Lula a se explicar sobre as acusações feitas no RS e segundo as quais os fazendeiros são caloteiros.

O juiz disse que o deputado não tem legitimidade  para cobrar explicações do petista por não ser fazendeiro e, portanto, não ter sido atingido pela acusação.

O magistrado assim justificou a curiosa decisão:

- O autor é deputado federal, sem que tenha referido também atividade rural em grande escala (fazenda, fazendeiro) como atuação profissional. Disse apenas que pertence à família de agricultores, o que não inclui o conceito de fazendeiro. Caberia, em tese, aos familiares do autor, se fazendeiros, ajuizar a interpelação, não ao autor.

Pacto Oligárquico saqueia o Estado, denuncia Luís Roberto Barroso

Este foi o Pacto Oligárquico mais recente, curiosamente liderado politicamente pelo Partido dos Trabalhadores.

Em discurso nesta segunda-feira no Fórum Internacional das Nações Unidas sobre Segurança Humana na América Latina, o ministro Luis Roberto Barroso, do STF, não citou nomes, mas disse que o "pacto" envolveu a classe política, parte da classe empresarial e parte da burocracia estatal.

O que disse o ministro:

- Celebrou-se de longa data, e com renovação constante um pacto oligárquico de saque ao Estado brasileiro, celebrado entre parte da classe política, parte da classe empresarial e parte da burocracia estatal.

Na série da Netflix, "O Mecanismo", sobre a Lava Jato, que expõe as vísceras da organização criminosa montada pelo PT, a denúncia do ministro do STF é demonstrada cabalmente.

Waack recebe indenização de R$ 3,5 milhões da Globo

O jornalista William Waack recebeu R$ 3,5 milhões de indenização da Globo, rede da qual foi demitido.

Fortunati sai de cima do muro e filia-se ao PSB

O ex-prefeito José Fortunati acaba de se filiar ao PSB.

Ele foi do PDT, ficou algum tempo sem Partido e finalmente se decidiu pelos socialistas de Beto Albuquerque.

José Fortunati quer ser candidato a senador.

O PSB quer indicar dois nomes para o Senado, no caso o próprio ex-prefeito e o ex-deputado Beto Albuquerque.

Com isto, os socialistas parecem dispostos a coligar apenas para governador e vice, ficando livre para a disputa da restante chapa majoritária (Senado).

PCdoB foi condenado por caluniar, injuriar e difamar Jair Bolsonaro

A 26a, Vara Cível do Rio, condenou o PCdoB a pagar indenização de 30 mil ao deputado Jair Bolsonaro, injuriado, caluniado e difamado pelo Partido.

Cármen Lúcia falará esta noite à Nação

A presidente do STF, Cármen Lúcia, falará à Nação, esta noite, na TV Justiça.

O pronunciamento tem tudo a ver com a inquietação política e social que se agravou depois das provocações de Lula no Sul do País e das manifestações  previstas para amanhã em todo o País.

Cármen Lúcia pedirá "serenidade" com invulgar insistência:

- Serenidade para que as diferenças ideológicas não sejam fonte de desordem social.
Serenidade para se romper com o quadro de violência. Violência não é justiça. Violência é vingança e incivilidade.
Serenidade há de se pedir para que as pessoas possam expor suas ideias e posições, de forma legítima e pacífica.

Ao final, a presidente do STF lembrará:

- A República brasileira é construção dos seus cidadãos.
A pátria merece respeito. O Brasil é cada cidadão a ser honrado em seus direitos, garantindo-se a integridade das instituições, responsáveis por assegurá-los.

CLIQUE AQUI par ler todo o discurso.

Artigo, Alexandre Morais da Rosa - O habeas corpus de Lula no Supremo: vai perder, mas vai ganhar

- O autor é juiz de Direito e professor de Penal na UFSC.

A charge é escolha do editor. É de Zappa.

O título é sugestivo e uma especulação. Em resumo, o STF vai denegar a ordem, dizer o mesmo, mas com efeitos diferentes, preservando o efeito suspensivo do Superior Tribunal de Justiça, por apertada maioria.

Isso porque o Supremo Tribunal Federal se colocou em um impasse. Ao mesmo tempo que precisa reafirmar as conclusões das decisões proferidas pelo colegiado no HC nº 126.292 e nas ADCs nºs 43 e 44, encontra-se com a prisão de Lula. A tendência é manter as conclusões anteriores, autorizando a prisão após a segunda instância, sustentando a tese de que, com o exaurimento das questões fáticas, justifica-se a prisão.

Confirmará, assim, a diretriz do HC nº 126.292..

CLIQUE AQUI para ler mais.

Livro "Hoje eu venci o câncer", David Coimbra, já está nas livrarias

Já está nas livrarias o mais novo livro do jornalista gaúcho David Coimbra, "Hoje eu venci o câncer", da L&PM.

David Coimbra mora nos Estados Unidos, para onde viajou em busca de tratamento.

Ele é da RBS.

Exportações crescem por cinco trimestres consecutivos

O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Neto, detalhou nesta segunda-feira, 2, que o aumento de 11,3% das exportações no primeiro trimestre se deu principalmente por conta da quantidade vendida (9,5%), enquanto os preços dos produtos embarcados aumentaram apenas 1,77%.

Artigo especial, Afonso Licks - Octávio, o gaúcho civil dos 18 do Forte

A elite parisiense da Belle Époque definia pejorativamente como rastaqueouère o indivíduo sul-americano que gastava excentricamente na Europa a fortuna feita com o gado, como se arrastasse grosseiramente a riqueza do couro por onde andasse. 

No início dos anos 1900, Paris percebeu que Octavio Augusto da Cunha Corrêa não se enquadrava no tipo. Aquele gaúcho do Quaraí, ginete excepcional, refinado e inteligente, tinha uma forma toda própria de se conduzir nos ambientes que a riqueza lhe oferecia.

Como um centauro dos pampas a que se referia Alexandre Dumas, meio xucro e valente como os gaúchos que lutaram por nossas fronteiras e meio civilizado, refinado e culto, o seu temperamento evidenciava o dualismo político da sociedade do Rio Grande do Sul.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Saiba, aqui, qual o local da manifestação de amanhã na sua cidade

Já soma centenas o número de cidades nas quais os manifestantes estão dispostos a ir pra rua nesta terça-feira à tardinha, tudo para exigir que o STF cumpra com a sua própria lei, com a jurisprudência que firmou em 2016, e trata de negar habeas corpus ao réu condenado Lula da Silva, permitindo sua imediata prisão.

O leitor poderá clicar em cima do banner ao lado para ampliar e reconhecer os endereços das concentrações, cidade por cidade.

Em Porto Alegre, o ato principal foi agendado para o Parcão, bairro Moinhos de Vento, 18h30min.

As redes sociais mobilizam com força os atos de amanhã, porque a população percebeu que fora das ruas, neste momento, não há salvação.

Existe uma tendência clara no STF para livrar a cara de Lula, porque livrando Lula, todos os demais bandidos políticos e empresariais também estarão livres.

É por esta razão que os grandes Partidos como PT, PMDB, PP e PDT, só para exemplificar, fazem de conta que o assunto não é com eles, pressionando intramuros para que Lula seja libertado.

Dia 3 é dia de ir pra rua e exigir que o STF prenda Lula.

Dois em cada três brasileiros apoiariam intervenção na segurança do Estado

A intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro não melhorou a imagem do presidente Michel Temer (PMDB), mas é amplamente aprovada pela população: 75% se declaram a favor da iniciativa. Além disso, dois em cada três brasileiros apoiariam uma medida similar em seu Estado, caso ela fosse adotada.

Os dados são de pesquisa nacional do Instituto Ipsos, feita em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. Nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a taxa de apoio a uma eventual intervenção é de 80%, 72% e 71%, respectivamente - acima da média nacional de 64%.

No Sudeste, a taxa é de 63%. Apenas na Região Sul a população se divide: 47% a favor e 46% contra. O governo federal não planeja intervir em outros Estados. A inclusão da pergunta na pesquisa serve para verificar a percepção sobre o tema.

Vendas na Páscoa crescem 3,2% em 2018

As vendas do comércio para a Páscoa cresceram 3,2% em 2018 ante igual período do ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC. 

Este é o segundo ano consecutivo de avanço, dado que as vendas do período cresceram 2,2% em 2017, após a forte retração de 5,8% em 2016.

Segundo análise da Boa Vista SCPC, a Páscoa é a primeira data comemorativa do ano e já refletiu a recuperação em andamento no comércio varejista desde o ano anterior.

Crédito para financiamento de imóveis cai pela metade desde 2014

O volume de crédito destinado ao financiamento de imóveis com dinheiro da poupança caiu pela metade no último ano, na comparação com 2014, antes da crise econômica e quando esses recursos atingiram patamar recorde.

O montante acumulado para financiar a compra e a construção da casa própria em 2017 foi de R$ 83 bilhões, ante os R$ 168 bilhões de três anos antes, segundo dados do Banco Central, em valores reais, já considerado o IPCA (índice oficial de inflação). 

Os números de 2017 representam a terceira queda seguida do volume de financiamento.

Brigada Militar recebe 114 novas viaturas para reforçar segurança no RS

O governo gaúcho repassou nesta segunda-feira, 114 novas viaturas e 164 escopetas calibre .12 à Brigada Militar.

São 86 carros e 28 caminhonetes, que representam o segundo lote de veículos adquiridos para reforçar o policiamento ostensivo em todo o Rio Grande do Sul.

Até o momento, a aquisição de viaturas para a BM representa um investimento de R$ 25 milhões: R$ 14,4 milhões do governo do Estado e R$ 10,6 milhões do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste). As armas foram compradas com recursos do Tesouro do Estado. As 164 escopetas têm preço unitário de R$ 2,2 mil, um investimento total de R$ 366 mil.

Uma nova licitação para compra de viaturas está em andamento. A intenção do governo do Estado é adquirir 1.150 veículos, para todas as instituições da Segurança Pública.

Número de acidentes em rodovias federais na Páscoa cai 44%

Apesar da chuva forte que atingiu todo o Rio Grande do Sul no sábado e domingo, o número de acidentes caiu 44% durante o feriado de Páscoa em rodovias federais se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 52 acidentes entre quinta-feira e domingo contra 93 da Páscoa passada.

Ao todo, a PRF contabilizou 49 feridos. Na Páscoa de 2017, 93 acidentes causaram a morte de cinco pessoas e deixaram 84 feridos.

Durante os quatro dias da operação Semana Santa, 4,3 mil motoristas foram multados nas rodovias federais. O que representa que, a cada hora, 45 infrações de trânsito foram flagradas.

Defesa de Lula entrega ao STF parecer de jurista contra prisão em 2ª instância

A defesa do ex-presidente e réu condenado Lula apresentou nesta segunda-feira ao STF (Supremo Tribunal Federal) parecer emitido pelo jurista José Afonso da Silva, Professor Titular aposentado da Faculdade de Direito da USP, contra a execução de penas após condenações em segunda instância.

Nesta quarta-feira a Corte julga o mérito do pedido de habeas corpus preventivo do petista, condenado a 12 anos e um mês de prisão no caso triplex.

Na contramão do parecer apresentado pelos defensores do ex-presidente, milhares de procuradores e juízes anunciaram que vão entregar nesta segunda-feira nota técnica em defesa das prisões após segunda instância. O entendimento foi firmado pelo Supremo em outubro 2016, no âmbito de julgamentos de habeas corpus e Ações Declaratórias de Constitucionalidade. Uma das ADCs pode voltar à pauta após a publicação do acórdão do julgamento, que abriu espaço para recursos já impetrados por advogados.

Passo Fundo também registrou tremor de terra nesta manhã

Moradores de prédios do Centro da cidade gaúcha de Passo Fundo sentiram um tremor nesta manhã. O prédio do Banco do Brasil chegou a ser evacuado preventivamente, mas as pessoas já voltaram aos seus locais de trabalho.

No prédio do Hospital São Vicente de Paulo também foi sentido o tremor. De acordo com as primeiras informações, teriam ocorrido três tremores em sequência que duraram entre 15 e 20 segundos.

Na Praça da Cuia, moradores dos prédios das proximidades também deixaram suas casas após o tremor.

Mau tempo não impedirá manifestações de amanhã em Porto Alegre

O MBL contabilizou manifestações previstas para 72 cidades, em 20 Estados. Em Brasília, os atos sairão em frente ao Congresso e ao STF. Em SP, os organizadores querem botar 800 mil pessoas na avenida Paulista.

Apesar da previsão de mau tempo para amanhã em Porto Alegre, está confirmada a manifestação prevista para as 18h30min no Parcão.

A concentração tem o apoio de todos os movimentos sociais engajados nas pressões políticas e sociais para que o STF negue habeas corpus, como MBL e VemPraRua, nos dois casos os movimentos que algum tipo de organização formal no RS. Nacionalmente, outras ONGs, como NasRuas, também se movimentaram.

O único Partido que abertamente apoia as manifestações é o Novo.

O editor estará no Parcão.

Informações, fotos e cards sobre os atos de terça-feira, amanhã, podem ser enviadas para polibioadolfobraga@gmail.com ou WhatsApp (51) 98434-4403. Tudo será publicado - de todas as cidades brasileiras que enviarem informes.

Terremoto na Bolívia faz prédios de Brasília e São Paulo serem esvaziados

Um tremor de terra foi sentido no centro de Brasília por volta das 10h55 desta segunda-feira. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor foi reflexo de um terremoto de magnitude 6.8 sentido na Bolívia.

No Setor Comercial Sul (SCS), foram sentidos três abalos pequenos e um maior, que durou mais de 5 segundos. O tremor também foi sentido por pessoas que estavam no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no Aeroporto Juscelino Kubitschek e em Taguatinga Norte.

A jornalista Carolina Moura, que trabalha em uma empresa de clipping na Quadra 2 do Setor Bancário Sul, conta que teve uma sensação de "tontura" no momento do tremor. "Achei que estava tonta e fiquei me segurando. Avisei a uma colega que estava passando mal e ela respondeu que estava se sentindo mal também".

Os abalos também foram sentidos na Avenida Paulista, em São Paulo, e no bairro do Gonzaga, em Santos.

CLIQUE na imagem acima para ver o video.

Ministro Gilmar Mendes diz que voltará de Portugal para votar por Lula e acabar com a Lava Jato

O ministro Gilmar Mendes avisou esta manhã que voltará de Portugal, amanhã, apenas para votar em favor de Lula, quarta-feira, no STF.

Ele quer livrar Lula.

O ministro falou com Miriam Leitão, O Globo.

E disse mais:

- Votarei em favor do habeas corpus, porque ele abrirá caminho para mudar a jurisprudência sobre prisões em segunda instância.

Ou seja: Gilmar Mendes quer impedir a prisão de Aécio, Temer e todos os líderes políticos e empresariais envolvidos na Lava Jato.

E acabar com a Lava Jato.

A seguir, cena da série "O Mecanismo", sobre a Lava Jato, em exibição na Netflix (não deixe de ver hoje mesmo). Paulo Roberto Costa, preso, na grade, festeja a libertação determinada na época pelo STF, algo parecido com o que a Corte quer fazer na quarta em relação a Lula.

Manuela D'Ávila ensina o que aprendeu nas obras sobre comunismo: "Jejum se faz em silêncio"

Comunista entende de jejum ?

O lulopetismo rumina com espanto a repercussão midiática do jejum do procurador Deltan Dallagnol pela condenação de Lula.

Os comunistas são os que mais ruminam.

Em Porto Alegre, a comunista Manuela D'Ávila, que aprendeu nas obras do marxismo todas as nuances materialistas e dialéticas sobre a prática religiosa do jejum, apresentou ensaio sobre sua mais nova expertise:

- Jejum se faz em silêncio.

CLIQUE AQUI para saber como cada religião pratica o jejum, que é uma ação renegada pelo comunismo.

Opinião, Amadeu Weinmann - O duplo grau de jurisdição e o Pacto de São José da Costa Rica

Amadeu Weinmann cumprimenta o presidente nacional da OAB, o gaúcho Claudio Lamachia (à esquerda).

Eis o que disse ao editor o criminalista gaúcho Amadeu Weinmann a respeito do duplo grau de jurisdição, quando o recurso da sentença acaba ali e a pena, então, precisa ser aplicada, independente do que o condenado buscar a partir dali no STJ ou STF:

"A legislação fala em duplo grau, nunca fala e nunca falou em triplo ou quarto grau de jurisdição. Por força de tratado internacional do Pacto de São José da Costa Rica (Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem), aprovado pelo Decreto Legislativo nº 27/92 e incorporado ao ordenamento jurídico brasileiro pelo Decreto nº 678 de 6 de novembro de 1992, o Brasil se submete a acatar a seguinte norma, que se insere em nosso ordenamento jurídico com status de norma constitucional:

“Art. 8º h- Direito de recorrer da sentença a juiz ou tribunal superior”.

Retomada do emprego é gradual e sem pressão salarial

Os indicadores sobre a queda do desemprego no trimestre encerrado em fevereiro, sugerem retomada muito gradual do mercado de trabalho e sem pressões salariais.

Isto, no entanto, constitui vetor favorável para a inflação.

Desemprego ficou menor no trimestre encerrado em fevereiro. Queda, no entanto, é muito lenta e reduzida.

A taxa de desemprego recuou novamente no trimestre encerrado em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com os dados da PNAD Contínua, divulgados na quinta-feira pelo IBGE, a taxa de desocupação no Brasil passou de 13,2% na média dos três meses encerrados em fevereiro de 2017 para 12,6% nos três meses finalizados em fevereiro de 2018. 

Esse resultado veio em linha com o esperado e foi impulsionado mais pelo avanço da ocupação (alta de 2,1%, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior) do que pela variação da população economicamente ativa (expansão de 1,6%, na mesma base de comparação). Vale destacar que a ocupação privada sem carteira assinada continua crescendo, enquanto o nível de ocupados com carteira tem recuado, sempre na comparação interanual. Na série dessazonalizada, segundo nossas estimativas, a desocupação trimestral permaneceu em 12,5% entre janeiro e fevereiro. No que tange à renda habitual real, houve alta interanual de 1,8%, acelerando em relação ao ritmo verificado em janeiro (1,6%), mas em patamar muito confortável, sugerindo ausência de pressões salariais. Essa percepção é reforçada com os dados de emprego formal do Caged.

Artigo, Leandro Rushel - O erro de Padilha ao descrever “O Mecanismo”

- O autor é gaúcho, vive e trabalha nos EUA.

Padilha está sendo atacado pesadamente pelo PT e pela esquerda em geral por ter ousado expor os crimes da quadrilha utilizando a sua arte. Se tem um espaço que a esquerda protege com unhas e dentes é o meio cultural, no qual possui uma hegemonia avassaladora, não apenas no Brasil, mas no mundo.

“Isso é o mecanismo. O mecanismo tem o mesmo padrão dos fractais. Uma coisa infinita, um modo de funcionamento que se auto-alimenta e expele o que não faz parte. O mecanismo está em tudo. Do governo federal ao seu João. No macro e no micro, o mesmo padrão. O poder econômico e os agentes públicos agem juntos. Os políticos nomeiam as diretorias, que contratam sempre as mesmas empreiteiras, que superfaturam e devolvem parte do dinheiro aos políticos em fora de propina, num sistema que se auto-perpetua… o mecanismo está em tudo, da Petrobrás à empreiteira, do Ibrahim ao Alfredo, do flanelinha que receita talão, da carteira falsificada para pagar meia entrada, no suborno para o guarda pra aliviar a multa, os ricos mais ricos e os pobres cada vez mais pobre, não tem partido, não tem ideologia, não existe esquerda e direita. Quem está no governo tem que colocar a roda para girar. Esse esquema elegeu todos os presidentes. Quem não adere não vinga. É preciso colocar a roda para girar. Esse é o mecanismo.”

Ao descrever a sua epifania, o personagem Marco Rufo, policial linha dura da PF, chega a conclusão que é impossível lutar contra o crime, anunciando à sua esposa que largará a luta e se dedicará mais à família.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, Dênis Rosenfield - Indignação

Montagem da Imprensa Viva.

No próximo dia 4 será retomado o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula relativo à sua condenação em segunda instância e à sua provável prisão pelo TRF-4. Não se trata de um evento qualquer, não apenas por dizer respeito a um ex-presidente já condenado, mas por ser nele decidido se a lei e a Constituição valem para todos ou não (…).

Dentre outras consequências, nesse dia se decidirá se o Brasil voltará a ser o país da impunidade ou não. Se nele só os mais desfavorecidos vão para a cadeia ou se maiores criminosos, sobretudo os craques no desvio de recursos públicos, sofrerão ou não o mesmo destino. O Brasil já fez um longo percurso no combate à corrupção. Seria uma verdadeira lástima se o sufocamento da Lava Jato fosse a sua conclusão.

É imperioso que, neste contexto, a sociedade reaja e não caia na apatia.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dallagnol fez jejum e evento de orações "por boa ação do STF"

Neste domingo, o procurador da República da Força-Tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, se manifestou em sua conta pessoal no Twitter sobre o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

“4ª feira é o dia D da luta contra a corrupção na #LavaJato. Uma derrota significará que a maior parte dos corruptos de diferentes partidos, por todo país, jamais serão responsabilizados, na Lava-Jato e além. O cenário não é bom. Estarei em jejum, oração e torcendo pelo país”.

O procurador fez jejum e promoveu evento de orações para rogar por boa ação do STF, no julgamento do habeas de Lula.

Algumas horas antes, Dallagnol usou a mesma conta para promover abaixo assinado a favor da prisão do ex-presidente. Segundo a descrição da campanha, o manifesto será entregue nesta segunda-feira aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “O STF pode transformar Justiça Penal num conto de fadas na próxima 4ª feira. Prisão para poderosos existirá só nos Códigos”, afirmou Dallagnol. Ele replicou tuíte do ex-procurador Geral da República Rodrigo Janot para mobilizar os seus seguidores. Em sua publicação, Janot convocava os usuários  a assinarem o documento, dizendo que o “momento é grave e importante”.

Mercado continua apostando em inflação baixa e PIB alto em 2018

De acordo com o Relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central, o mercado ajustou para baixo suas expectativas de inflação, PIB e juros para 2018.

Inflação - No caso das expectativas para o IPCA deste ano, a mediana caiu de 3,57% para 3,54% e recuou de 4,10% para 4,08% para 2019. 
PIB - Já a mediana das expectativas para o crescimento do PIB deste ano passou de 2,89% para 2,84%, enquanto a de 2019 manteve-se em 3,00%. 
Juros básicos - A mediana das expectativas para a taxa Selic no final deste ano recuou de 6,50% para 6,25%, mantendo-se em 8,00% para o final de 2019. 
Câmbio - No que se refere ao câmbio, as expectativas ficaram estáveis em R$/US$ 3,30 para o encerramento de 2018 e passaram de R$/US$ 3,39 para R$/US$ 3,40 no final de 2019.

5 mil já assinaram a "Nota Técnica" dos juízes, promotores e procuradores pela manutenção de prisões em segundo grau

Já tem 5 mil assinaturas a "Nota Técnica" assinada por juízes, promotores e procuradores, defendendo a manutenção da jurisprudência que garante prisão de réus condenados em segunda instância.

O documento será entregue no STF amanhã, um dia antes do julgamento do habeas de Lula, justamente para impedir que a Corte cometa o desatino de livrar o chefe da organização criminosa que empreendeu os crimes da Lava Jato.

Nova chacina mata três na Lomba do Pinheiro, Porto Alegre

Chacinas sucedem-se sem parar na Capital.

Nova chacina ocorreu em Porto Alegre, esta vez quando três pessoas foram assassinadas, na noite deste domingo, na rua Beira-Flor, na Vila Tamanca, no bairro Lomba do Pinheiro, na zona Leste de Porto Alegre. 

Foram mortas duas mulheres e um homem.

As vítimas estavam em duas residências vizinhas. Uma das casas seria utilizada como ponto de venda de drogas. 

Bins será o novo secretário gaúcho da Fazenda

Na reunião desta quinta-feira com a Secretaria do Tesouro Nacional, o secretário adjunto da Fazenda, Luiz Antonio Bins, será apresentado como novo secretário da Fazenda do RS.

Ele substituirá o deputado Giovani Feltes, que até o final da semana renunciará para reassumir o mandato, já que quer disputar a reeleição.

Missão gaúcha retomará reuniões sobre adesão ao RRF nesta quinta-feira

O governo gaúcho agendou para estas  quinta-feira o início da nova rodada de encontros com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a fim de tentar agilizar acordo de adesão ao RRF dos Estados.

O vice-governador José Paulo Cairoli vai liderar o grupo, que será integrado também pelo secretário adjunto da Fazenda Luiz Antônio Bins e o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel. Eles embarcam para Brasília na quarta-feira. No mesmo dia da reunião com a STN, Cairoli agendou encontro com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal. Na pauta, a discussão de ações do governo envolvendo a dívida com a União.

PTB está perto de aliança com Sartori e poderá fazer o presidente da CEEE

O PTB poderá integrar o governo Sartori.

Se fizer isto, o PTB estará mais perto de uma aliança com o PMDB do que com o PP ou PSDB.

A aproximação mais adiantada é com o deputado Ronaldo Santini, que poderá fazer o próximo presidente da CEEE, já que o presidente da estatal, Paulo de Tarso, PSDB, está de saída.

RS já tem oito candidatos ao Piratini

Já são oito os candidatos ao governo do RS:

Sartori, PMDB; Abigail Pereira, PCdoB; Roberto Robaiaa, Psol; Miguel Rosseto, PT; Eduardo Leite, PSDB; Jairo Jorge, PDT;Luiz Carlos Heinze, PP: Mateus Bandeira, Novo.

RS terá de novo dia de tempo instável e temperatura baixa

Porto Alegre,8h30min, 21 graus

Esta segunda-feira no Rio Grande do Sul será de forte nebulosidade, possibilidade de garoa e eventuais momentos de céu claro e presença do sol. No decorrer do dia existe apossibilidade de abertura de sol.

Permanece a possibilidade de chuva ou garoa, localizada, na maioria das regiões gaúchas. 

A temperatura oscilará pouco no dia, registrando marcas agradáveis na maior parte do período em Porto Alegre e no interior gaúcho. Na Capital a máxima deve ser de 26ºC. Em Caxias, na Serra, não passa dos 21ºC.

Vendas de Páscoa foram 3% maiores nos supermercados do RS

As vendas de Páscoa cresceram 3%, se comparadas com as do último ano, nos supermercados gaúchos, durante a Páscoa. 

Os dados foram divulgados pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), no início da tarde deste domingo.

Eis os principais dados divulgados pelo presidente da Agas, Antonio Longo:

Chocolate - Neste ano, o preço médio dos produtos esteve abaixo do ano passado, já que despontaram os ovos de chocolate menores e mais baratos. O setor comercializou cerca de 96% dos 6,8 milhões de ovos de chocolate colocados à disposição. O crescimento na venda de ovos foi de 3%, mas as comercialização de barras, cestas e bombons tiveram um aumento médio de 10%.

Bazar e brinquedos - Os itens de bazar tiveram um incremento de 8%. A venda de brinquedos avulsos fora dos ovos cresceu 12%.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/