Empresário gaúcho foi quem delatou propinas exigidas pelo PTB no âmbito do ministério do Trabalho

A reportagem de Veja inocenta completamente o então ministro, o gaúcho Ronaldo Nogueira (foto ao lado), que segundo a revista "agiu de modo republicano" ao ser abordado para tratar do assunto.

O empresário que gravou conversas com lobistas ligados à bancada do PTB na Câmara Federal é o gaúcho Afonso Rodrigues de Carvalho.

A denúncia é capa de Veja desta semana.

No ano passado, a reportagem de Veja apresenta áudios de dois lobistas pedindo 4 milhões de reais em troca de um serviço junto ao ministério do Trabalho, que só será realizado porque, além da propina, quem manda no pedaço é o deputado Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara e aliado do presidente Michel Temer.

Lobista 2: (…) A gente vai ter até que envolver o deputado Jovair…

Empresário: Não é o Jovair Arantes?

Lobista 2: É… O Jovair está junto com a gente, porque ele tem força e por ser do meu estado de Goiás. Eles tinham feito um cálculo. Eles tinham pedido 500 000 para pagar a parte técnica, para pagar as pessoas envolvidas lá e uma ponta para o Jovair. E 2,5 (milhões de reais) quando sair.

Entrevista, Adão Paiani - Vamos ver se Duvivier vai achar graça quando sentar no banco dos réus

ENTREVISTA
Adão Paiani, advogado, RS

O senhor vai representar ao MPE contra o ator Gregorio Duvivier, que no Facebook tirou fotos em meio a folhas de maconha e confessou plantar e consumir maconha.
Farei isto na segunda-feira. Ele faz apologia ao crime.Essa gente tem que parar de pensar que pode tudo, que está acima da lei. Quero ver onde é que fica essa plantação de que ele fala. Vamos ver se Duvivier vai achar graça quando sentar o banco dos réus.

Qual é o crime ?
Este ator da Globo pensa que sabe alguma coisa, defendendo, como defende, a produção e o uso de drogas.Ele tenta fazer o uso do nome de Deus na forma hebraica e erra feio. É até uma farsa usar o nome de Deus, porque o ator é ateu convicto.

Qual é a lei ?
Lei 11.343/2006. É só examinar o que tipifica o capítulo II. Dá 5 a 15 anos de cadeia.

Por que Duvivier foi tão longe ?
Foi uma reação boba ao ministro da Segurança Pública. Ao assumir, o ministro disse que muitos sujeitos reclamam dos traficantes durante o dia e compra a droga deles durante a noite.

Gaúcho substitui outro gaúcho na Confederação Nacional dos Municípios

Candidato único, Glademir Aroldi, ex-prefeito da cidade gaúcha de Saldanha Marinho, será o novo presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

A eleição termina as 18h.

O presidente atual é Paulo Ziukolski, que ficou 20 anos no cargo.

STF manda abrir outro inquérito contra Temer, desta vez por corrupção no caso da Odebrecht

O ministro do STF Edson Fachin incluiu nesta sexta, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o presidente Michel Temer como investigado em um inquérito que apura suspeitas de repasses de propinas da Odebrecht para campanhas eleitorais do PMDB em troca de favorecimento à empresa. 

Já eram investigados no caso os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência). O inquérito foi aberto em abril de 2017 com base nas delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Temer responde a outro inquérito na PGR, no caso a suspeita de corrupção no porto de Santos.

Álvaro Dias fala sobre candidatura presidencial para O Antagonista

Dias fala para Claudio Dantas.

O jornalista Claudio Dantas, de O Antagonista, ouviu o senador Álvaro Dias, que  criticou indiretamente o concorrente Jair Bolsonaro.

O que diz O Antagonista:

Segundo o pré-candidato do Podemos à Presidência, um político deve passar por todos os cargos eletivos antes de ocupar o Palácio do Planalto.

“Tem que fazer o estágio. Tem que fazer todos os cursos, ensino fundamental, universitário, pós-graduação, mestrado, doutorado. Aí você chega e diz: agora eu quero ser presidente.”

CLIQUE AQUI para ouvir a primeira parte da entrevista.

Quem você escolheria para o Senado: Paim, Ana, Fortunati, Rigotto ou Lamacchia ?

O editor disponibilizou nova enquete neste blog. Vai aí ao lado. Vá e vote. A pergunta é:

- Em qual destes nomes você ficaria para o Senado ?

Só é admitida uma escolha, de um nome apenas, embora existam duas vagas.

Os nomes listados:

Paulo Paim, Ana Amélia, José Fortunati, Germano Rigotto e Claudio Lamacchia.

J.R. Guzzo, Veja - O “Plano B” do PT para as eleições foi a pique

O “Plano B” do PT para as eleições foi a pique. Espera-se pelo próximo.

O PT está com o mesmo problema de Diógenes na Grécia antiga. O filósofo, como se conta na história, andava pelas ruas de Atenas, em plena luz do dia, carregando na mão uma lanterna acesa. “Para que essa lanterna, Diógenes?”, perguntavam os atenienses que cruzavam com ele. “Para ver se eu acho um homem honesto nesta cidade”, respondia. É o que o PT está procurando hoje entre os seus grão-senhores ─ um sujeito honesto, ou, pelo menos, que tenha uma ficha suficientemente limpa para sair candidato à Presidência da República. Está difícil achar essa figura. O “Plano A” do partido para as eleições sempre previu a candidatura do ex-presidente Lula. Quem mais poderia ser? Nunca houve, desde a fundação do PT, outro candidato que não fosse ele ─ e quem achou um dia que poderia se apresentar como “opção” jaz há muito tempo no cemitério dos petistas mortos e excomungados.

Como no momento Lula está condenado a doze anos e tanto de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro, sem contar outras sentenças que pode acumular nos próximos meses, sua candidatura ficou difícil.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Venda de imóveis novos cresceu espetaculares 113,3% em dezembro, Porto Alegre

Em dezembro de 2017 foram vendidas 482 unidades novas em Porto Alegre, o que representou acréscimo de 113,27% em relação a novembro, quando foram negociadas 226 unidades segundo apurou a Pesquisa do Mercado Imobiliário realizada mensalmente pelo Departamento de Economia e Estatística do Sinduscon-RS. Já na comparação com dezembro de 2016, houve acréscimo de 14,49% no número de unidades comercializadas pois naquele mês foram vendidas 431 unidades.
          
Os apartamentos de dois dormitórios foram os mais vendidos em dezembro último (168 unidades) representando 34,82% do total, seguidos por unidades de três dormitórios (19,29%) e de um dormitório (18,05%). As salas e conjuntos representaram 13,49% do total.

CLIQUE AQUI para conhecer mais detalhes.

Publicidade- Aproveite o calorão desta sexta e vá ao Bier Markt esta noite, Porto Alegre

Vá conhecer, hoje. 
São mais de cem rótulos de diversos Países. 

Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. 

Segurança completa, bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento 
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: 

CFM autoriza "Uber Medicina" para todo o Brasil

O Conselho Federal de Medicina caba de autorizar os serviços do chamado "Uber Medicina", que é atendimento médico domiciliar via aplicativos de internet.

Artigo, Fernando Gabeira, O Globo - A luta contra fantasmas


Existem várias comissões para fiscalizar a intervenção e poucas articulações para cooperar com o Exército.

Outro dia, chamaram-me de general num desses blogs. Não me importo: são os mesmos de sempre, como diria um personagem de Beckett, depois de apanhar. O ponto de partida é minha visão positiva sobre o papel do Exército no Haiti. O que fazer ? Estive lá duas vezes, vi com os meus olhos e ainda assim sempre consulto o maior conhecedor brasileiro do tema, Ricardo Seitenfus.

Não estive com o Exército apenas no Haiti. Visitei postos avançados de fronteira da Venezuela, junto aos yanomamis, em plena selva perto da Colômbia. Vi seu trabalho na Cabeça do Cachorro, no Rio Negro, cobri o sistema de distribuição de água para milhões de pessoas no sertão do Nordeste.

Não tenho o direito de encarar o Exército com os olhos do passado, fixado no espelho retrovisor. Além de seu trabalho, conheci também as pessoas que o realizam.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Marcel Van Hatten quer MPF agindo contra farsa do curso da Ufrgs sobre "Golpe de 2016"

O deputado estadual gaúcho Marcel Van Hatten disse há pouco ao editor que protocolará representação no MPF, segunda-feira, pedindo ajuizamento de ação para impedir que a Ufrgs continue aceitando inscrições para seu curso "Golpe de 2016", que é como o lulopetismo classifica o impeachment de Dilma Roussef.

"Montaram uma rede nacional para falsear a verdade dos fatos, o que é empreendimento gravíssimo em se tratando da academia", disse Marcel ao editor.

E disse mais:

- Pior: vão fazer isto com dinheiro público.

Manuela D'Ávila, coitada, acredita no apoio de Lula

Manuela D'Ávila, coitada, espera que Lula apoie sua candidatura ao Planalto.

É o que diz a revista Época de hoje.

A comunista chegou a esta constatação depois que leu e não entendeu os disparos de Lula contra Ciro Gomes, PDT.

A esquerda lulopetista vai cristianizar Manuela, como já fez com Luciana Genro.

Boulos, puxadinho de Lula, será candidato do Psol ao Planalto

O líder dos sem-teto paulista Guilherme Boulos vai filiar-se ao Psol na segunda-feira.

No dia 10, será ungido na posição de candidato ao Planalto.

Boulos é puxadinho de Lula.

Sul liderou novas contratações de trabalhadores em janeiro

A região Sul liderou, com a criação de 46.754 vagas formais, seguida pelas regiões Sudeste (+21.924 postos) e Centro Oeste (+20.421 postos).

A informação é do ministério do Trabalho.

Já as regiões Nordeste (-6.035 postos) e Norte (-5.242 postos) apresentaram mais demissões que contratações formais em janeiro.

Melhor janeiro em seis anos aponta mais contratações do que demissões, diz ministério do Trabalho

O mercado de trabalho brasileiro começou 2018 abrindo vagas com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho.

Em janeiro, as contratações formais superaram as demissões em 77.822 vagas, informou o governo. O saldo positivo é a diferença entre as contratações (1.284.498) e as de demissões (1.206.676). Foi o melhor janeiro em seis anos, ou seja, desde 2012, quando foram abertas 118.895 vagas. Também foi a primeira vez, em quatro anos, que as contratações superaram as demissões no mês de janeiro.

Contratações:
Indústria de Transformação: +49.500
Serviços: +46.544
Agricultura: +15.633
Construção Civil: +14.987
Serviços Industriais de Utilidade Pública: +1.058

Atirador americano atira contra estudantes na Universidade do Michigan

Outro atirador americano ataca escolares nos Estados Unidos, desta vez na Universidade do Michigan. Ele matou duas pessoas e fugiu.

O campus reúne 18 mil estudantes.

O ataque ocorre duas semanas depois que outro atirador matou 17 estudantes na Flórida.

Ladrões assassinos assaltam bancos em três cidades do RS

Os assaltos ocorreram em Três Palmeiras, Braga e Piratini nesta sexta-feira.

Álvaro Dias cumpre agenda cheia de candidato no RS. Saiba o que ele faz no Estado.

O senador Álvaro Dias desembarcou ontem a noite em Porto Alegre. Ele cumprirá forte agenda no RS, até segunda-feira a tarde, quando retornará a Brasília.

O editor almoçou tainha recheada com o senador, no restaurante Gambrinus, Mercado Público, Porto Alegre.

O senador esteve ontem a noite com o ex-prefeito José Fortunati, que está migrando para outro Partido e quer disputar uma cadeira no Senado. Esta manhã, ele visitou o governador Ivo Sartori e também a RBS. Esta tarde,14h40min, viajou para Passo Fundo, onde falará para 400 empresários da região. Amanhã, Álvaro Dias irá até Não-Me-Toque para conhecer a Expodireto. Em Santo Ângelo, a programação inclui uma palestra na URI.

A agenda de Álvaro Dias no Estado foi montada pelo deputado Cajar Nardes, presidente estadual do Podemos.

Brasil ativou, em janeiro, 74 celulares 4G por minuto


Durante todo o mês de janeiro, 3,2 milhões de novos chips 4G entraram em operação, somando um total de 105,5 milhões de acessos ativos.

Brasília, 02/03/18 - O Brasil ativou em janeiro 74 chips de 4G por minuto. Durante todo o mês, foram 3,2 milhões de novos acessos de quarta geração da telefonia móvel. Ao todo, o País já tem 105,5 milhões de chips 4G, segundo balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). No período de 12 meses, entre janeiro de 2017 e janeiro deste ano, foram 41 milhões de novos acessos, um crecimento de 63% no período.

As redes de quarta geração também continuam em expansão, com crescimento de 137% em 12 meses. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Marchezan entregará, segunda-feira, 11 novas ambulâncias para o Samu

O prefeito de Porto Alegre, Marchezan Júnior, entregará nesta segunda-feira um pacote de 11 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O ato de entrega ocorre às 10h, no Largo Glênio Peres. A ação representa a maior compra de ambulâncias da história do serviço em Porto Alegre. Somadas a outras duas ambulâncias recebidas, os equipamentos representam a renovação de quase 86% das 15 unidades que circulam hoje nas ruas.

Também serão entregues ao Samu 16 novos desfibriladores e um AutoPulse (equipamento que simula massagem cardíaca) para serem usados na qualificação do atendimento dos pacientes em emergência.

"O golpe de 2016" seria uma boa opção para a cadeira de História do Unificado. Ou não ?

É de se perguntar por que razão a diretora do IFCH da Ufrgs, Claudia Wasserman, não tenta convencer o cursinho pré-vestibular Unificado para replicar seu curso, intitulado "O golpe de 2016", que fará releitura falsa sobre o impeachment de Dilma Roussef.

Seria uma boa opção para a cadeira de História.

A história repetindo-se como farsa.

13 universidades públicas, inclusive Ufrgs, organizam-se em rede para mentir sobre o impeachment de Dilma Roussef

À esquerda, Lêni, Trotsky e Kamenev aparecem claramente, mas na foto seguinte, Trotsky e Kameneve foram suprimidos nos livros editados a mando de Stálin. É farsa semelhante que a Ufrgs quer tocar agora.

Depois da adesão da Ufrgs à Rede da Mentira, somam 13 as universidades públicas, todas mantidas com dinheiro dos contribuintes, que resolveram implementar cursos sobre o que chamam de "Golpe de 2016", no caso a história da versão farsesca sobre o impeachment de Dilma Roussef.


São elas: UnB, UFBA, UFAM, Unicamp, UEPB, UFMS, USP, UFRGS, UFC, UFRN, UFSC, UFJF e UFSJ.

O dinheiro do povo pobre, serve para que a academia pública minta descaradamente e faça o jogo sujo do lulopetismo.

Impeachment
O que a Ufrgs quer ensinar é que não houve impeachment, mas golpe em 2016. CLIQUE AQUI para saber o que é impeachment e verificar se a queda de Dilma foi golpe ou não.

Olívio teme nova ditadura militar

O ex-governador do RS, Olívio Dutra, cada vez mais apocalíptico, acha que vem aí uma nova ditadura militar.

Foi o que ele disse em entrevista para a Rádio Guaíba.

Olívio está vendo chifre em cabeça de cavalo.

Desde que o lulopetismo perdeu o eixo, Olívio Dutra parece ter perdido a biruta.

Artigo, Roberto Siegmann, blog Espaço Vital - As gestões do Inter sob suspeita


Um fim aos santos de barro que vicejaram impunemente.

A ilustração é de cartolasfc.com

Segundo foi noticiado pela imprensa, o Ministério Público do RS aprofundou as investigações acerca da gestão administrativa do Internacional, no período anterior ao atual.

As inconsistências em diversas operações contratuais que foram apontadas, anteriormente por um relatório de auditoria externa e, após, confirmadas pela análise de uma comissão de conselheiros do clube, segundo notícias, foram reconhecidas nas investigações preliminares do MP.

Agora, parece que ingressaram em campo minado.

As maiores operações financeiras em um clube de futebol estão rigorosamente vinculadas ao futebol. Isso eu alertei da tribuna do Conselho Deliberativo. À época ponderei que a análise das operações financeiras ocorridas no futebol são complexas e, quase sempre esbarram no dito “direito ao erro do dirigente”. Assim, nutrido pela paixão dos torcedores e pela vontade de vencer, pode parecer aos menos avisados que tudo é justificável em termos de contratações de atletas profissionais.

CLIQUE AQUI para ler tudo. Material do blog www.espacovital.com.br

DEM convoca convenção para refundar o Partido

O DEM já distribui os convites para sua convenção nacional extraordinária, dia 9, 9h, em Brasília, para refundar o Partido.

Voto impresso cobrirá 5% das urnas em novembro

O TSEaprovou, ontem, resolução que mandará imprimir 5% dos votos digitados nas urnas deste ano.

É um bom começo. Serão 30 mil em 600 mil urnas.

O voto impresso correrá ao lado do voto digital e o eleitor poderá conferir a cédula antes que ela seja depositada em urna separada.

O cotejo entre os dois votos, servirá para checar a veracidadedo sistema.

Balança comercial registrou superávit de US$ 4,9 bilhões em fevereiro. Em um ano, superavit já é de US$ 96 bilhões.


O saldo da balança comercial encerrou fevereiro com superávit de US$ 4,9 bilhões, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. 

O resultado do mês equivale a um superávit de US$ 96,0 bilhões em termos anualizados, levando em conta os ajustes sazonais. 

Exportações - As exportações somaram US$ 17,3 bilhões.
Importações - US$ 12,4 bilhões.

A expansão das vendas externas vem sendo favorecida pelo desempenho da economia mundial; no caso de fevereiro, houve elevação de 3% na margem, excluindo a plataforma de petróleo, dando sequência ao bom resultado registrado no mês anterior (alta de 10% na margem). 

Revista Época vira encarte de O Globo e Valor


Começou a circular nesta sexta a nova versão da revista Época: agora como um encarte dor jornais O Globo e Valor, ambos da Rede Globo.

A revista deixou a até de ter uma redação própria, compartilhando seus jornalistas com outras publicações da Globo.

Lula vai ganhar por 6 x 5 no STF, diz Merval Pereira

O jornalista Merval Pereira, O Globo de hoje, diz que seis ministros querem livrar o réu condenado Lula e cinco não querem fazer isto.

São todos do STF.

Merval não citou nomes.

Os leitores poderão usar o espaço a seguir, Opinião de Leitores, para fazerem suas próprias listas.

Façam isto.

Os candidatos do editor são os seguintes:

A favor de Lula - Lewandowsky, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli, Rosa Weber e Barroso.

Veja diz que Polícia Federal já tem jatinho para levar Lula preso até o juiz Sérgio Moro

A revista Veja de hoje diz que Lula poderá ser preso a partir do dia 23. A Polícia Federal, segundo a revista, já está preparada com jatinho para apanhar o réu condenado e levá-lo para Curitiba.

A ordem de prisão será de Sérgio Moro, a partir da conclusão do processo no âmbito do TRF4, que examina embargos de declaração, decidirá sobre eles e fechará o círculo, o que acontecerá nos próximos dias.

Disputa pelo Fies termina hoje

Hoje é último dia para inscrição no Fies.

Juízes federais do RS também farão greve no dia 15

Os juízes federais do RS também decidiram fazer greve no dia 15, tudo em defesa da manutenção do auxílio-moradia, prestes a ser defenestrado pelo STF e pelo Congresso.

Greve de juiz é totalmente ilegal, mesmo que eufemisticamente intitule-se "paralisação".

Arrecadação gaúcha do ICMS despencou 4% reais em fevereiro


A arrecadação do ICMS do mês de fevereiro, segundo apuração feita pelo editor, alcançou o valor total de R$ 2,4 bilhões, o que representa queda de 4% reais (ajustado pelo IPCA) sobre o mesmo mês do ano passado. É também uma queda nominal de 1,1%.

Vai em primeira mão para os leitores deste blog.

O valor poderá mudar, mas pouco.

No ano, a receita ainda registra desempenho positivo (+0,9%), somando R$ 5,5 bilhões.

Ao contrário de janeiro, fevereiro não foi de boa arrecadação. Ela correspondeu a 7,2% da previsão anual, um pouco abaixo do percentual dos últimos quatro anos.   No acumulado dos dois meses, está havendo crescimento. Março também não costuma ser bom. A partir de abril é que teremos uma indicação mais real.

Inflação do IPC-Fipe registra deflação de 0,42% em fevereiro


O IPC-Fipe registrou queda de 0,42% em fevereiro. Essa deflação foi superior à mediana das projeções, de deflação de 0,22% e devolve quase toda a alta verificada em janeiro, de 0,46%. 

Assim, em doze meses o indicador acumulou expansão de 2,07%. 

A taxa do mês foi bastante influenciada pelos resultados dos grupos habitação (de -0,17% em janeiro para -0,44% em fevereiro), alimentação (de 1,15% para -0,95%), despesas pessoais (de -0,79% para -0,84%) e vestuário (de -0,18% para -0,24%). Os grupos transportes, saúde e educação apresentaram desaceleração no período. 

Economistas como os do Bradesco, que enviaram estes números acima para o editor, esta manhã, acreditam que o cenário para a inflação deve continuar favorável ao longo de 2018, apesar de esperarmos alguma aceleração em relação a 2017.

Vendas de supermercados continuam avançando. Em janeiro, alta foi de 1,1% sobre dezembro.

As vendas reais dos supermercados apresentaram alta de 1,1% na passagem de dezembro para janeiro, de acordo com dados divulgados ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e devidamente dessazonalizados.

O resultado recupera parte da baixa anterior, de 1,4%. 

Na comparação inter-anual, as vendas avançaram 2,7%, sendo esta a terceira elevação consecutiva. 

O bom desempenho das vendas de supermercados reforça a expectativa de recuperação do comércio varejista como um todo em janeiro.

PIB do quarto trimestre demonstrou desempenho muito baixo

Em termos inter-anuais, o PIB cresceu 2,3% no quarto trimestre, o que corresponde a uma taxa de 0,1% ante o terceiro trimestre, quando houve avanço de 0,2%.  Assim, o PIB avançou 1,0% em 2017, após as duas contrações anteriores de 3,5% cada. A principal contribuição para essa retomada veio da safra agrícola, mas o consumo.

Esse resultado surpreendeu negativamente, diante das projeções de 0,3%.  Sob a ótica da oferta, indústria e serviços apresentaram desaceleração na margem, respectivamente, de 1,0% para 0,5% e de 0,6% para 0,2%, entre o terceiro e o quarto trimestres. Já a produção agropecuária ficou estável, após os dois recuos anteriores, que devolveram parte da fortíssima elevação verificada no primeiro trimestre. Sob a ótica da demanda, o principal destaque negativo ficou por conta do consumo das famílias, que avançou apenas 0,1%. Contudo, essa taxa veio após uma sequência de duas altas acima de 1,0% nas leituras anteriores, que foram influenciadas pela liberação dos recursos do FGTS. As exportações, por sua vez, contribuíram negativamente, com variação de -0,9%, após a expansão anterior de 3,3%.

Do lado positivo, vale a pena registrar a aceleração dos investimentos, para 2,0% (ante a variação de 1,8% no período anterior), terceira alta consecutiva e maior taxa desde meados de 2013. Neste caso, o desempenho foi mais influenciado pelo consumo aparente de bens de capital do que pela construção civil.

Opinião do editor - Liberar o crime por não poder combatê-lo com eficácia, é ato de covardia cívica

O governo Temer resolveu endurecer as políticas públicas sobre drogas, inclusive em relação ao tratamento de drogados.

A decisão de ontem no Conad (leia a seguir) vai na contramão da liberação da maconha e de outras drogas ilícitas.

Venceu a posição do médico gaúcho, ex-secretário estadual da Saúde e atual ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

O combate às drogas e o tratamento dos drogados não é apenas um dever do Estado, mas é também obrigação da sociedade.

O pretexto de que o combate ao banditismo é ineficaz para liberar geral é reducionista, covarde e contrário ao processo civilizatório, porque não é tolerando e organizando o crime que a sociedade e a república poderão cumprir seu papel.

Governo endurece políticas públicas sobre drogas

O Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad) aprovou nesta quinta-feira resolução que "atenda à posição majoritariamente contrária da população em relação às iniciativas de legalização das drogas". Foi por 22 a 16 votos. O Conad é vinculado ao ministério da Justiça.

O autor da proposta é o médico gaúcho e ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a resolução é também uma sinalização da nova orientação do governo federal sobre o tema. Diz Osmar Terra:

-  A política que o governo vai adotar a partir desta resolução é diferente. A lei em vigor tem se revelado fraca no sentido de conter a epidemia de uso de drogas, mesmo que proibindo-as. Esta resolução amplia a forma de agir nas políticas públicas em relação às drogas […]. É uma manifestação não só do conselho, mas do governo, já que os votos do governo [no Conad] foram unanimemente contrários a uma política de liberação das drogas.

CLIQUE AQUI para ler reportagem do Estadão sobre este assunto. A reportagem é bem esclarecedora sobre o que mudou.

Sexta-feira será dia de tempo instável no RS

Porto Alegre, 8h30min, 24 graus

O tempo abriu com céu nublado, embora com franjas de céu azul e sol forte em Porto Alegre, mas nuvens carregadas e pancadas de chuva poderão ocorrer durante o dia na Capital e entre os municípios do Norte e Nordeste desta sexta-feira. 

Em Porto Alegre as pancadas rápidas ocorrem no final da tarde e à noite, antes, o sol aparece e ajuda a aumentar a sensação de calor até o meio da tarde. A temperatura varia entre 23°C e 28°C.

No sábado (3), pouca coisa muda no Rio Grande do Sul.

AGU diz ao STF que Piratini pode demitir quem quiser nas seis Fundações


Em sentido oposto ao da PGR (notícia publicada ontem neste blog), a Advocacia-Geral da União (AGU),  tirou posição favorável ao recurso da Procuradoria-Geral do Estado que visa derrubar entendimento da Justiça do Trabalho e viabilizar demissões de servidores das fundações que o governo pretende extinguir. Esta é a segunda manifestação da AGU favorável ao governo gaúcho. Com os posicionamentos da PGR e da AGU, o processo está apto à análise do plenário do STF, dependendo apenas de decisão da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia.

Estão no caso as fundações Zoobotânica, de Ciência e Tecnologia, para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, de Planejamento Metropolitano e Regional, de Economia e Estatística e Piratini, além da Superintendência de Portos e Hidrovias.

Na manifestação, a AGU avalizou entendimento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) de que não há estabilidade nos casos elencados pela Justiça do Trabalho, pois os servidores não foram admitidos em concurso público, nem cumpriram estágio probatório.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/