Juiz Federal chama Nelson Jobim para depor no caso da compra dos 36 caças suecos

O juiz federal Vallisney de Oliveira, 10a. vara Federal de Brasília, chamou o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim para depor em novembro para depor no caso da compra de 36 caças suecos, que teriam sido negociados por Lula e Dilma em troca por propinas.

Segundo o magistrado, ‘Nelson Jobim, então Ministro da Defesa do Brasil entre 2007 e 2011, foi ouvido como testemunha no dia 13 de setembro de 2017, e não mencionou que tenha havido alguma reunião que entrou pela madrugada, entre ele, o então presidente Luís Inácio e o ex-presidente da França [Nicolas] Sarkozi, não tendo dito nada sobre assinatura de documento ou protocolo referente ao caça Mirage francês no dia seguinte à reunião, cujo documento teria ficado de posse de Nicolas Sarkozi, como afirmara o ex-Ministro Palocci ao Ministério Público Federal (que também dissera ao MPF que teria já naquela ocasião teria havido “propina”)’.

No entanto, o juiz ponderou. “As declarações sucintas e diretas de Antonio Palocci, que já foi Ministro da Fazenda e depois Ministro da Casa Civil, precisam ser contrastadas em Juízo com as demais provas, em especial as provas contrárias produzidas, sob pena de que palavras soltas, sem os devidos esclarecimentos, possam gerar mais dúvidas com repercussão na verdade processual, pela juntada aos autos de depoimento de terceiro em procedimento administrativo ministerial”.

14 comentários:

Anônimo disse...

Tem que apertar este fdp. Ele e o márcio tomáz bastos, que o demo o tenha, é que deram suporte às falcatruas do lulladrão.

Anônimo disse...

Nossa! Quanta sujeira. Ninguém viu nada, Receita Federal só controla receita de farmácia em declaração de renda.

Anônimo disse...

5 bilhões de dólares para 36 jatos COMUNS, cerca de 130 milhões de dólares para cada um. Mais caro que o ultra moderno f35 (ÚLTIMA TÉCNOLOGIA)que a austrália e israel compraram por 80 milhões. SERA QUE NINGUEM VE ISTO NESTA PORCARIA DE PAÍS ??!!!!

Anônimo disse...

Na época dessa negociação comecei a perceber algo que não se comentava na TV pelos jornalistas.

Primeiro, se os militares eram contra o PT de fato na época, por que apoiaram a compra dos caças suecos? Se os militares eram a contra mesmo o PT, deveriam ser contra essas negociações. Como aprovaram a compra, então no mínimo uma parcela dos militares eram a favor do governo pelo menos por interesse próprio.
Segundo, por que a necessidade de comprar caças suecos se a Embraer tem um setor militar? Não seria melhor investir o dinheiro da compra dos caças na Embraer?
Terceiro, por que a Eletrobrás não virou uma empresa como a Rolls Royce e General Eletric produzindo turno de avião no Brasil?

Algumas questões como essas raramente são discutidas em cadeia nacional. Se pelo menos esses 3 questões fossem discutidas iriam tocar em assuntos estratégicos como política de defesa nacional nos últimos 30 anos e política industrial.

Nessas notícias que se vê o real interesse dos políticos, ocupar cargos estratégicos para ter acesso a negociações internacionais as custas do patrimônio alheio.

Luiz Carlos disse...

Finalmente o ladrão do sino da Faculdade de Direito e mutreteiro de artigo da constituição foi trazido para dentro da bronca.

Anônimo disse...

Tem um vídeo no youtube no ITA chamado: "Embargo tecnológico dos USA contra o Brasil"

Dá uma procurada, é uma ótima palestra. Ele mostra que 1 kg de satélite vale absurdamente mais do que 1 kg de ferro. E explica como o Brasil sofre embargo tecnológico absurdo para impedir que o país se desenvolva. Imagine o quanto o Brasil seria rico se a maior parte dos melhores minérios da Vale do Rio Doce ficassem aqui e desenvolvessem o país com siderúrgicas, montadoras, vales do silício e polos de alta tecnologia espalhados pelo país? Se o Brasil fosse tão incompetente como se fala, não teriam fundado o BNDES, Correios, bancos federais, INPE, AEB, Embraer, Embrapa, Telebrás, Petrobrás, Eletrobrás e tudo mais. E boa parte tudo feito em sua maioria pelo Império, Getúlio Vargas e Regime Militar.

O que fala aqui é um vale do silício, bastava usar o BNDES, Vale do Rio Doce, Eletrobrás, Petrobrás, Embraer como base empresarial e financeira com a estrutura educacional pública e privada e já poderiam ter feito muito nos últimos 30 anos. Até hoje não vi um só governo pós "redemocratização" falando em algum projeto do gênero.

Enquanto o Brasil viver de comprar caças da Suécia, satélites da França, importar produtos da China, aceitar sucata militar dos USA e tudo mais. Nunca irá sair do atraso histórico.

Anônimo disse...

Laranja ou um dos chefes?

Anônimo disse...

Esqueçam, Jobim e vermelho escarlate.

Anônimo disse...

Alterar um documento que entrou na constituição não é crime?

Anônimo disse...

Al Capone foi pego pelo imposto de renda.

Anônimo disse...

Este é mais um que não quer Bolsonaro presidente.

Anônimo disse...

Jobim na cadeia! Brasil limpo!

Anônimo disse...

É óbvio que o FDP do Jobim vai MENTIR.
E negar TUDO !

Anônimo disse...

Pouco se fala mas a Saab ganhou a negociação por que a Saab, Volvo e Scania tem fabricas em São Bernardo do Campo/SP. Tanto que o Luis Marinho do PT viajou até a Suécia para ajudar nas negociações. Hoje o mesmo é candidato a governador de São Paulo. Isso mostra por que o PT tem tanto interessante em São Bernardo do Campo/SP e por que o chefão da quadrilha viveu 40 anos no ABC e nunca voltou ao nordeste para viver. Em Garanhuns/SP não tem industria para sindicato ou político nenhum mamar. Mas ABC paulista tem.

É por isso tanto zé ninguém entra na política. PT começou do zero sem nada e terminou negociando bilhões. Algo que se fossem trabalhar na iniciativa privada sozinhos como empresário nunca terim capacidade técnica para algo do gênero.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/