Farsul e Ciro Gomes duelam na Expointer. Leia como foi o debate. Vale a pena.

O candidato Ciro Gomes manteve ontem uma áspera, porém inteligente discussão política e ideológica ao visitar a Expointer, Esteio, RS, que termina neste domingo.

Na Farsul, a entidade que representa todo o agro gaúcho, o presidente da entidade, Gedeão Pereira, não fez rodeio algum para esclarecer as divergências que tem com o candidato e com o PDT:

- Nós, aqui na Farsul, somos defensores irredutíveis do direito à propriedade privada. Estamos preocupados com a segurança jurídica, que foi relativizada nos últimos anos por ideologias de esquerda em questões como reforma agrária, demarcações indígenas e quilombos, além de questões ambientais. Queremos um Estado menor, privatizações e necessidade de investimentos em infraestrutura.

Ciro Gomes não tergiversou e apontou incoerências no discurso da Farsul, partindo até mesmo para a ofensa:

- O senhor diz que o agro não recebe subsídios, mas recebe. A agricultura recebe R$ 158 bilhões ao ano em créditos relativos a abatimento de juros através das instituições públicas de fomento. Posso dizer na minha campanha então que o presidente da Farsul não quer mais o subsídio público? Respeito muito o serviço que o agronegócio presta à nação, mas querer um Estado mínimo e ao mesmo tempo que o governo garanta a infraestrutura e financiamento não faz sentido. É uma visão liberaloide estúpida e egoísta.

22 comentários:

Anônimo disse...

Ciro tem razao. Presidente FARSUL quer estado minimo, venda de bancos privados. E quer que o GOVERNO forneça
infraestrutura e de subsidio? Ora, quem faz isso é o governo. E o faz pq oESTADO NÃO É MINIMO seu Gedeao.

Anônimo disse...

O Ciro é um sujeito prepotente,reação tipica de coronel do sertão nordestino.
Paulo Bremm

Anônimo disse...

É muito simples. Elimine esses subsídios que o Ciro alega serem ilegítimos. Mas também elimine os impostos que afetam os insumos da produção agrícola, acabe com as extorsões trabalhistas, reduza os gastos do sistema estatal que o agro funcionará sem problemas.

Edson disse...

A resposta do Ciro é uma estupidez completa, esses recursos que ele mencionou só são buscados aos agentes públicos por que os privados tem que cobrar juros estratosféricos por conta da carga tributária gigantesca imposta pelo governo, que também se financia através de dívida, é a velha máxima de criar dificuldade para vender facilidade.

Anônimo disse...

Não fosse o setor agrícola e já seríamos uma Venezuela, aquele paraíso das pessoas que pensam como os terroristas do MST.

Anônimo disse...

Querem um estado mínimo mas que este mínimo continue pagando 80% da conta de energia da das fazendas.

Anônimo disse...

SILÊNCIO SEPULCRAL DA MÍDIA BRASILEIRA SOBRE A SITUAÇÃO DA ARGENTINA!!!

Anônimo disse...

Estúpida foi a reação do 'coroné'. A questão era sobre a insegurança jurídica devida ao relativismo ideológico.

Anônimo disse...

Os bombachudos da Farsul são contra o estado, mas quase todo ano acampam em Brasilia para que o estado lhe perdoe dívidas rurais (para que possam comparar camionetas novas)

Anônimo disse...

Ciro Gomes está com razão

Anônimo disse...

Não apoio o Ciro mas nessa tem razão, deu na telha dos chorões e mamadores dos financiamentos. Vão ver os SUVS no estacionamento da Expo... Turminha do quero quero. Mas falar do seguro agrícola não falam, veja como se faz nos Estado Unidos da America do Norte. Lá o estado não segura nada, cada um faz seguro próprio, só em caso de tragedias o estado ajuda.

Joel

Anônimo disse...

Uma vez eleito, deverá liberar o consumo da maconha...como fez o Mujica no Uruguai.

Anônimo disse...

Acho que a Farsul perdeu uma grande oportunidade de dizer que aceitaria, se e somente se, o Ciro colocasse em sua propaganda eleitoral que o Estado Fedral abriria mão dos Impostos do Agronegocio do RS, inclusive IR e esse ficaria responsável pela Infraestrutura e Subsidios.Ciro quer dar esmola com dingeiro alheio, Fora Tiro Goma.

Anônimo disse...

Ciro Gomes só conhece feijão e arroz e carne na panela pronta, no jargão da agricultura e pecuária é o vulgo "ALMOFADINHA"!

Andre Rodrigues disse...

Com a diminuição do Estado sobra mais dinheiro para investimentos públicos, ou então pode-se reduzir a carga tributária com a iniciativa privada tendo mais dinheiro na mão para investir, investindo inclusive de forma mais eficiente.

Andre Rodrigues disse...

Onde o presidente da Fará um reclama de subsídio público???

Um estado menor não significa menos investimentos. Significa dinheiro melhor gasto.

Anônimo disse...

O Loló da Caatinga, que não distingue um ovo de uma cebola, deveria ter sido corrido do ambiente com chuva de tomates(podres).

Anônimo disse...

MESMO SENDO VERDADE, NÃO ARRUMA VOTO DIZENDO O QUE DISSE...SÃO FALAS DE DISCURSO,JOGO PARA A TORCIDA,CIRO É IMATURO

Anônimo disse...

Nesse caso, Ciro tinha razao. Eu estava presente, o presudente da Farsul foi deselegante.

Anônimo disse...

O Canadá do governo liberal também. Esqueceu???

Anônimo disse...

É, anônimo 11:48, "almofadinhas" são os rapazinhos delicados da cidade, são as "pessoas de fino trato", os "sabichões", os "poetas de gabinete" que querem palpitar sobre agricultura, sobre quem planta e cria sem terem plantado com sucesso sequer um pezinho de couve, como o Ciro e"Joel das estatais ou das couves" e outros invejosos e recalcados convictos.

Anônimo disse...

FARSUL a farça ja esta no nome

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/