Artigo, João Borges e Bianca Lima, O Globo - Crise na Argentina serve de alerta ao Brasil: é preciso controlar o aumento da dívida pública


O ajuste fiscal anunciado pelo governo argentino na segunda-feira, que prevê zerar o déficit públicoaté o final do ano que vem, foi um passo corajoso do presidente Maurício Macri. Mas talvez a única alternativa que lhe restava para tentar salvar a economia Argentina do colapso.
Por décadas, a Argentina convive com déficit nas contas públicas. Já enfrentou vários momentos de déficit insustentável nas contas externas.

Com desequilíbrio nos dois fronts, a Argentina recorreu em vários momentos ao enfretamento com os credores, internos e externos, como resposta a seus crômicos problemas. No limite, deu calote, decretou moratória.

Sucesso temporário de público, garantia de fracasso no longo prazo, com tem se verificado durante os sucessivos governos desde a década de 1980.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

MAIS DE 1/3 DA INDÚSTRIA MERGULHA NA CRISE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

Mais de um terço dos setores industriais fechou a primeira metade do ano com desempenho negativo desmentido mais uma vez o discurso de "recuperação econômica" do governo Temer e da mídia conservadora; entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2018, aumento de 26% para 36% o número de setores industriais em crise é o que aponta um levantamento do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi)

04/09/2018 - Brasil 247

Anônimo disse...

RESULTADO DO PIB APONTA PROBLEMAS PARA RETOMAR O CRESCIMENTO, DIZ DIEESE
REUTERS/Bruno Domingos

A variação do PIB do primeiro para o segundo trimestre, de 0,2%, indicou resultado discretamente positivo, mas mostra também que o Brasil apresenta sérias dificuldades para a retomada do crescimento; "Se comparada a anos anteriores, em que o Brasil também viveu uma recessão, a economia tinha uma velocidade três vezes maior do que a observada atualmente", explica o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio

4 DE SETEMBRO DE 2018 ÀS 09:06 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube

Anônimo disse...

Bota o PT a governar que eles fazem o controle direitinho.Controle do bolso deles.Gentalha da esquerda.Para o mundo respirar melhor,esta esquerda nojenta e irresponsável precisa sumir da face da terra.

Anônimo disse...

DAqui a pouco tu publica que o Macri é de esquerda! Por isso que a Argentina está quebrada!

Justiniano disse...

O problema da Argentina é a falta de reservas cambiais, no mês de julho as reservas da Argentina não passavam de 15 bilhões de dólares. Basta lembrar que o Brasil tem mais 380 bilhões de dólares.

Anônimo disse...

SETOR EXPORTADOR LIGADO À SOJA foi sobretaxado com impostos.
Segundo Macri, é necessário que esse setor contribua para a solução da crise.

EFEITO ORLOFF

No Brasil o novo presidente terá coragem de taxar o setor exportador de commodities para diminuir o rombo nas contas públicas?

Anônimo disse...

O segredo todos sabem.

Fazer uma auditoria pública da dívida externa e interna.
Reduzir o tamanho do estado.
Privatização de tudo o que for viável.
Não dar aumento de salário de setores do estados já muito bem pagos como o judiciário.
Controlar a inflação.
Tornar o real uma moeda forte, assim a disparidade frente as moedas estrangeiras diminuiria.

E com os recursos que sobrarem:
Investir em infraestrutura.
Apoiar a indústria nacional.
Apoiar ciência e tecnologia, também a inovação.
Aumentar a competitividade.

E por fim, ter algum plano para minimizar os efeitos da especulação financeira internacional que possam afetar o Brasil.

Esse discurso de que protecionismo é populismo é pura demagogia. Todo país desenvolvido atualmente protegeu suas indústrias até se tornarem competitivas. Burrice é abrir o mercado de qualquer jeito sem antes ter como ser competitivo. Brasil fez isso nos anos 90 e o que se viu foi desindustrilizacao e indústria nacional sendo vendida para extrangeiros.

Anônimo disse...

Sim é um alerta. Se um dos candidatos ligados ao traira, como Meilereles, Alkmim, Bolsonaro, Alvaro Dias, Amoedo ganharem as eleições, considerando que são todos cachorros vira latas, baba ovo dos yanques o Brasil estará ferrado.

Macri fez tudo o que o mercado e os EUA e o FMI mandou fazer e afundou a Argentina.

Anônimo disse...

O alerta para nós brasileiros é não votar mais em neo-liberais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/