Hernane Cauduro, Jornal do Comércio - Por que o Rio Grande do Sul cresce menos?

É fato notório que o Rio Grande do Sul vem perdendo posição no ranking dos estados com maior participação no PIB brasileiro - particularmente, em relação a Paraná e Santa Catarina. O que não obtém consenso entre os analistas do problema diz respeito às suas causas. Uma delas, no entanto, parece ser clara: trata-se da dificuldade no acolhimento de propostas do setor produtivo que, ao invés de benefícios indevidos, constituem-se em medidas de estímulo ao crescimento gaúcho.

Exemplar, em tal sentido, é o início de implementação, em São Paulo, do Programa de Estímulo à Conformidade Tributária que institui regras para agilizar a devolução de créditos de ICMS aos fabricantes de máquinas e equipamentos com uma dotação inicial de R$ 2,3 bilhões.

CLIQUE AQUI para ler mais.

14 comentários:

Anônimo disse...

Cresce menos pois aqui tem um Estado que tem Banco, estatais falidas uma assembleia mixuruca que só se preocupa com os funcionários públicos. O s impostos mais altos. Aqui se paga 10,9% de ICMS na água mineral em SC é zero %

Anônimo disse...

Não precisa ser vidente nem especialista.
Tudo começou com o envio da Ford pra Bahia.
Fora os corolários decorrentes disso.

Luiz Vargas disse...

Queria que um Estado que teve um bigodudo cachaceiro como governador, mas quem governava de fato era o vice Ro$$eto e depois um peremPTório pinóquio embusteiro prevaricador como governador crescesse mais?

Anônimo disse...

O estado é muito pesado. Não dá para viver com uma tralha dessas enfiada no bolso.

Anônimo disse...

Pergunta para o Polenta, digo, Sartori.

Anônimo disse...

Seria por causa do Governador lero-lero?

Anônimo disse...

Cresce menos porque não temos um governador a altura. De 100% da arrecadação, 70% vai para o pagamento do Funcionalismo Público. Sobra apenas 30% da arrecadação para investimentos. Temos uma máquina governamental inchada, prestes a explodir. O trabalhador da iniciativa privada que sustenta tudo isso já não suporta mais pagar tantos impostos sem retorno algum. Não temos investimentos em Saúde, Educação e Segurança. O Estado está ingovernável, falido, quebrado e nossos governadores só se preocupam em levar vantagens pessoais. Essa é a dura realidade do RS.

Anônimo disse...

Sartóri ao invés de se preocupar com o Estado está em plena campanha para mais um mandato. A política se tornou um meio fácil de ganhar dinheiro público sem prestar contas ao povo. Temos que lutar para mudar esse tipo de coisa. O candidato que se eleger deve cumprir o mandato e responder pela má gestão. Qual foi o legado deixado pelo Tarso Genro, Sartóri? Nenhum, mas o trabalhador terá que sustentá-os o resto de suas vidas.

Anônimo disse...

Tem que levar em conta que fomos 2 vezes governados pelo PT.
A única governadora que fez uma administração financeira competente foi quase "impichada" pela imprensa local.
Aliás mais um motivo, a imprensa local.

Anônimo disse...

Porque colapsou... e a burrice tomou conta...!!!

Anônimo disse...

Exato ...

Marco Antonio disse...

O anonimo de 29/08 das 16:30 esqueceu o principal; O povinho tabacudo que vota e faz a maioria da assembléia.

Ultra 8 disse...

Cresce menos pelo fato do governador dar continuidade a destruição do estado iniciada pelo anterior, Tarso Genro.

Ele apenas segue a agenda do foro de São Paulo.

Anônimo disse...

Crescem mais PORQUE CONTINUAM RECEBENDO e PEDINDO PARA GAÚCHOS IREM PARA LÁ. QUEM NAO SABE DISSO? MANDEM OS GAUCHOS EMBORA E VERÃO O QUE É "involução"

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/