General Mourão: "Brasileiro é junção de brancos, negros e índios"

Batalha dos Guararapes, óleo do pintor catarinense Victor Meirelles.

O general Hamilton Mourão falou pelo telefone com o jornalista Túlio Milman, Zero Hora, para esclarecer melhor o que falou ontem na CIC, Caxias do Sul, a respeito da contribuição de negros, índios e brancos na formação cultural do homem brasileiro.

Anote:

Procuro destacar a nossa herança cultural para poder desmistificar essa questão de que nós temos raças aqui no Brasil. Nós somos todos brasileiros, uma junção do branco, do índio e do negro.
Essa identidade se afirmou pela primeira vez em Guararapes.  Temos a figura do André de Negreiros, como branco, do Henrique Dias, como negro e do Felipe Camarão, como índio. A Batalha de Guararapes, entre 1648 e 1649, foi um confronto entre os defensores de Portugal e os holandeses, em Pernambuco.

Na sua palestra, o general falou que nesse amálgama de raças chamado Brasil temos também, além da indolência e da malandragem,  a herança do branco, que tem a cultura do privilégio:

- Está dentro de nós. Não é demérito, é uma constatação. Jamais quis dividir o país. Muito antes pelo contrário. Nós não temos e não podemos ter racismo aqui.

36 comentários:

Anônimo disse...

Não vejo o porque desse mimimi todo. O General não foi ofensivo, apenas expressou o que aprendemos desde a mais tenra idade nas Escolas. Ou vamos continuar querendo, como os petistas, continuar com a divisão das etnias. Chega de procurar pelo em ovo. Por exemplo, eu gostaria de saber, do General Mourão, o que esse tempo todo prestando serviços fora do Brasil nos trouxe de útil? Ou o porque de, durante treze anos, o Exército ter acobertado a roubalheira do PT? Para mim fica difícil não ter medo de uma repetição do Hugo Chaves na Venezuela. Esse é meu medo, ainda que já não suporte tanta violência em razão das drogas.

Anônimo disse...

O comentário do general. Remeteu a inúmeras manchetes negativas. Pegou Muito mal.

Anônimo disse...

O General Mourão pecou porque disse a verdade , franca e sincera. Em Banania, terra da hipocrisia, a verdade choca .!

Anônimo disse...

O general não falou nada de errado. De fato a nossa herança cultural é essa mesmo, negro, índio(são indolentes, o índio na realidade não é afeito ao trabalho) e o branco português é o pior colonizador que EXISTIU. Em Angola depois de mais de 400 anos de colonização DEIXOU MAIS DE 94% DOS ANGOLANOS ANALFABETOS. Qdo da proclamação da república no Brasil, existia no Brasil em torno de 93% de analfabetos de pai e mãe. Essa é a nossa herança portuguesa.

Anônimo disse...

Depois que a pasta sai do dentifricio ela não volta mais para dentro do dentífricio ?

Anônimo disse...

Exatamente a mesma opinião que a minha. O Brasil é uma mistura de índio, negro e português... e deu no que deu!

Mardição disse...

Só a Globo não entendeu o que quis dizer o general Mourão e ficou ofendida. Chego a conclusão de que ficaram burros.

Anônimo disse...

Ué onde fica o macunaima nesta história.

Anônimo disse...

Oportunistas de plantão, se valem de um comentário inteligente, pois o General Morao,tem um formação. Pois para chegar a General não é pouca coisa. Quando o nosso presente semi analfabeto saqueou, o Brasil, não ocorreu manifestação.

Anônimo disse...

Agora não adiante tentar "tergiversar" é mais um tiro no pé da campanha do bunda-suja, simples assim.

Anônimo disse...

Desde o império romano, em portugal nunca houve privilégios esclavagistas. Foi o rei português que quis abolir e aboliu a escravatura no Brasil, mas os senhores esclavagistas brasileiros não agradados exigiram a independência para manter os seus privilégios senhoriais. Esses é que são os privilégios brasileiros (não uma herança portuguesa), que felizmente, não são privilégios portugueses. Em Portugal, nem sequer a ideologia fascista é um privilégio, é proibida constitucionalmente, assim como o racismo e a xenofobia.

Anônimo disse...

Será o primeiro caso de general chefiado por capitão.

Anônimo disse...

"Ao identificar a rica herança cultural africana com a 'malandragem' e nossas origens indígenas com a 'indolência', o general Mourão, vice de Bolsonaro, consuma um exercício típico de povos e indivíduos dominados".

Paulo Moreira Leite

Anônimo disse...

Tá! mas o General falou alguma inverdade? Desde o Jardim de Infância nós brasileiros estudamos as raças; dos negros, dos índios, dos mestiços. Agora temos que negar a História? Somos sem caráter para aceitar a mudança da nossa História por causa de meia dúzia do politicamente correto? Claro que não. Basta disso! O General tem que continuar divulgando nossas origens e a composição das nossas etnias para que todos saibam as nossas origens: 0 Brasil é composto por: negros, índios e mestiços. Com muito orgulho!

Anônimo disse...

O General é Conhecedor de História, assim como todo o brasileiro desde criança estudou as etnias. Fazíamos cartazes com os índios, negros e mestiços. Querem mudar o rumo da nossa História porquê? Nada disso temos orgulho das raças as quais pertencemos. Depois vieram os alemães, os italianos e assim foi composto o Brasil.

Anônimo disse...

O sujeito não disse nada demais.
O Jornal Nacional, pra variar, porque lhe interessa polemizar, fez uma auê com os apresentadores noticiando com cara de justiceiros.

Anônimo disse...

Sim o português fudeu tudo...

Anônimo disse...

E para somar votos o que esta gentinha esta fazendo?

Anônimo disse...

Certos assuntos é tabu aqui no Bananão. Principalmente aqueles que explicam o do porquê o país ser um eterno fracasso terceiro-mundista que nunca, jamais, será grande coisa! Simples assim.

Anônimo disse...

Me digam qual país mestiço igual o Brasil deu certo? E, por favor, não banquem os idiotas da Pátria Educadora falando nos EUA, ok!?

Anônimo disse...

Um país mestiço NÃO tem personalidade, portanto NÃO tem identidade, logo NÃO tem caráter, por isso NÃO são patriotas de verdade como o americano, israelense, etc se escondendo atrás de um ufanismo barato como torcer pela seleção. Isso é a cara do Brasil, eterno fracasso e piada mundial!

Anônimo disse...

Lógico que quem não gosta dessa conversa são os socialistas hipócritas e claro, quase a totalidade da população que são mestiços (e bem lá no fundo sabem que são uns fracassados pobres coitados de qualque classe social que sejam!) envergonhadas e responsáveis pelo país nunca dar certo.

Anônimo disse...

E é por isso que isso aqui deu errado e nunca vai para frente! Mas não se pode falar a verdade que aqui em Banania é censurado. Tem que tapar o sol com a peneira para não magoar os mais sensíveis e principalmente os hipócritas.

Anônimo disse...

O General é o exemplo vivo desta mistura.

Anônimo disse...

O General MOURÃO repetiu praticamente o que ROBERTO CAMPOS escreveu há vinte anos. Essa é a nossa herança cultural. Diferentemente dos EUA , que foram colonizados por Quakers , religiosos , trabalhadores e empreendedores.
MOURÃO está sendo hostilizado pela esquerda hipócrita , que afundou o Brasil em 13 anos de desgoverno .!!!
Tia Glória.

Anônimo disse...

Está aí um pequeno exemplo de "esquerdismo" do "comunismo" aplicando os mandamentos contidos na cartilha do "politicamente correto" que o General Mourão afirmou não acreditar! Se Mourão falasse que os negros também contribuiram para a introdução do "JEITINHO BRASILEIRO, que nada mais é do que a velha e conhecida "MALANDRAGEM"", prática amplamente difundida e não criminalizada no Brasil, estaria tudo em casa, sem maiores perrengues!

Anônimo disse...

E o ficha suja está preso por corrupção temer vai também Aécio idem Alckmim idem nao sobra ninguém num país de indolentes e malandros só Bolsonaro para corrigir

Anônimo disse...

E o ficha suja está preso por corrupção temer vai também Aécio idem Alckmim idem nao sobra ninguém num país de indolentes, malandros só Bolsonaro para corrigir

Anônimo disse...

A culpa é dos imigrantes italianos alemães japoneses kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Tu entendeu, nao te faz de indolente intelectual e larga essa de indivíduos dominados.

Anônimo disse...

Muito bom matou a pau ! Alguns gostam de ouvir Lula preso e Dilmandioca mentindo.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkk boa

Anônimo disse...

Mourão vai cravar a espada na ... dessa cambada comuno-populista dessa banana chamada Atrasil.

Anônimo disse...

Sim temos essa questão

Anônimo disse...

Muito bom tia Glória

Anônimo disse...

Na mosca

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/