Entenda melhor o que está em jogo no caso EUA-Turquia

O editor pediu a Erick Santini, Londres, uma análise sobre os fundamentos da tensão dos mercados em relação ao enfrentamento atual entre Turquia e EUA. A análise a seguir da BBC, de hoje, ajuda, mas é insuficiente. Ela não aborda questões como a aproximação Erdogan-Putin, o receio geral de que Trump generalize sanções em relação a outras economias e nem as ameaças da Turquia de varrer as base da OTAN instaladas no seu território.

Londres, via WhatsApp

Andrew Walker, correspondente de economia da BBC
O presidente Erdogan vê os problemas da Turquia como resultado de uma trama e não de fundamentos econômicos. Esse tipo de conversa pode jogar bem politicamente com algumas plateias na Turquia, mas não vai se espalhar pelos mercados.
A Turquia tem problemas subjacentes na forma de um déficit comercial razoavelmente grande, altos níveis de dívida em moeda estrangeira devidos pelo setor privado e um persistente problema de inflação.
Certamente a situação foi agravada pela deterioração das relações políticas com os Estados Unidos e pelas tarifas mais altas que a Turquia enfrenta atualmente em suas vendas de aço e alumínio nos EUA. Mas a escala do aparente impacto deveu-se ao fato de que a Turquia já era economicamente e financeiramente vulnerável.

5 comentários:

Anônimo disse...

https://www.strategic-culture.org/news/2018/08/12/how-turkey-currency-crisis-came-pass.html

Anônimo disse...

O impasse entre a Turquia e os Estados Unidos deve-se :

1 A Turquia reclama dos Estados a extradição de um clérigo muçulmano opositor do atual refime (Erdordan ) acusado de ser o mentor do fracsado golpe de estado naquele país.
2 A Turquia em contra-partida prendeu um pastor americano ligado a uma das mais impontantes seitas e apoio de vários e influentes parlamentares ligados ao Partido Repúblicano,
Erdorgan parece que troca os religiosos, mas os americanos não desejam
entregar o clérigo muçulmano ( ligado a Cia) .
Daí surgiu o embroglio. Trumm resolveu pressionar via economia.
Só que a Turquia está se aproximando cada vez mais da Russia, que na verdade foi a defensora do regime quando da tentiva de golpe contra o presidente Erdongan.
A Turquia embora ainda nominalmente pertencente a OTAN já adquiriu pesados equipamentos miliares da Russia, e pretende pelo que foi divulgado adquirir avançados caças bombardeios Sukoi,pois os Estados Estados Unidos se negam a entregar caças de última geração ,que inclusive já teriam sido pagos peelos turcos.
Quando a base american , ela desde o golple está cercada pelo exército turcos(segundo foi divulgado) e os americanos já teriam retirados o material nuclear lá existente.
Francisco - Passo Fundo

Anônimo disse...

A Turquia e a Rússia tem um PIB menor do que o do Brasil e olhem em que estado estão as nossas forças armadas. Putin e Erdogan são dois semi-ditadores. Tudo o que Kemal Ataturk fez para MODERNIZAR A TURQUIA - tornando a Turquia um país laico - agora esse Erdogan está desfazendo. Tem mais é que sair da OTAN, é um inimigo na trincheira do Ocidente.


Anônimo disse...

O que está em jogo é a soberania da Turquia, como pais independente, com seu território, seu povo, suas riquezas, simples assim.

Alguma relação com o governo GLOlpista é mera verdade....

elias disse...

16:54
Vai pra lá e para de encher nosso saco.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/