Presidente do Peru convoca Congresso para destituir todas a cúpula do Judiciário


O presidente do Peru, Martín Vizcarra, convocou hoje o Congresso para sessão extraordinária com o objetivo de tratar da destituição total do Conselho Nacional da Magistratura (CNM), cujos membros estão envolvidos em um escândalo de corrupção judicial. Em pronunciamento, Vizcarra programou a sessão extraordinária para esta sexta-feira, por considerar a destituição em bloco do CNM "imprescindível e inadiável", como parte da reforma integral do sistema de justiça que está promovendo no país. 

O CNM é encarregado de nomear, ratificar e destituir juízes.


De acordo com o presidente, a proposta de destituição do CNM tem como base o Artigo 157 da Constituição,

O presidente destacou a instauração, no dia 13, de uma comissão de analistas que se encarregará de elaborar uma proposta de reforma do sistema de justiça para que o governante a apresente ao Parlamento no discurso que fará no próximo dia 28, data em que o Peru celebra 197 anos de independência.

CLIQUE AQUI para ler reportagem completa do blog gaúcho VideVersus, do jornalista Vitor Vieira.

6 comentários:

Anônimo disse...

Não consigo compartilhar o seu link no twitter!!

Anônimo disse...

COM BOLSONARO, A PF E O SNI VÃO VASCULHAR O CNJ E O STF E FAZER A MESMA COISA. E UM BOM MODO DE TROCAR A CORJA! SEM NOMEAR MAIS 11 MINISTROS! AQUI FEDE MUITO MAIS DO QUE NO PERU. LÁ, O PRESIDENTE ESTÁ VINGANDO O IMPICHAMENTO DO PPK. AQUI O TEMER CORRUPTO ESTÁ COMO PATO MANCO E SE ENCONTRA NAS MÃOS DOS BANDIDOS!

GILALMEIDA disse...

Ah!!! Que inveja que senti ao ler essa manchete...

Anônimo disse...

Isso se chama democracia !!

Se a cada governo que troca a polícia tirar o judiciário ... imagine só !

O que tem de mudar é a forma como ascendem os ministros. Ou seja :
Haveria de ser do mesmo modo que os tribunais regionais. Parte magistratura de carreira e parte do MP e OAB.

Não sendo assim, vai sendo essa esculhambação toda que há quatro anos assistimos todo dia !!

Um supremo sendo “estocado” como se fosse o Consgresso.

Entendeu agora ou precisa desenhar ??

Anônimo disse...

PQP é o que precisamos fazer aqui urgente...primeira tarefa do novo presidente... não só destituir mas colocá-los na cadeia para pagar pelos crimes que fizeram....O STF ca..ga na constituição o tempo todo...o judiciario é um poder concedente do legislativo.. o unico poder originário do povo é o parlamento...

Justiniano disse...

Aqui está precisando este recall principalmente de juízes originários do PT, que defendem os interesses dos correlegionários.

Os milicos estão por aqui com as estrepolias desse STF. Que o capacho e pelego do Dias Toffoli não se atreva a soltar o maior ladrão do Brasil, que as forças armadas vão reagir. Não cutuquem a onça com vara curta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/