PIB do Banco Central, IBC-BR, mostrou recuo de 3,34% em maio sobre abril

O IBC-Br, proxy mensal do PIB, recuou 3,34% na passagem de abril para maio, ajustados os efeitos sazonais, conforme divulgado há pouco pelo Banco Central. O resultado foi inferior às expectativas do mercado (-3,15%. Assim, o dado mais do que reverteu a alta de 0,50% observada no mês anterior, sendo muito influenciado pelos efeitos da paralisação do setor de transportes, já capturados nas pesquisas conjunturais de indústria, comércio e serviços.

Na comparação interanual, houve retração de 2,90%, ligeiramente inferior à esperada (-2,85%). 

Apesar desse resultado, outros indicadores de atividade divulgados anteriormente sugerem que os efeitos da greve dos caminhoneiros para a atividade foram intensos, mas inferiores ao previsto inicialmente. Além disso, os dados dos indicadores coincidentes de junho mostram que a dissipação dos efeitos da greve está acontecendo ainda no segundo trimestre. 

Um comentário:

fernando bender disse...

Encolhemos 3% de um ano para o outro? Duas semanas de greve de caminhoneiros não fazem isso. Estamos em recessão, e a inflação está voltando (8% nos últimos 12 meses). A selic só não sobe para não arrebentar de vez a economia. Porém, neste cenaŕio, não há grito ou batida no peito que segure o dólar. correto?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/