Cuba resolve voltar ao sistema capitalista, mas mantendo o regime ditatorial comunista


Há mais tempo, os Paladares, restaurantes abertos dentro de casas de famílias, são privados. Em Cuba, há 55 anos o povo ainda usa libretas para comprar comida racionada. Cuba vive na pobreza.

Da mesma forma que fizeram China e Vietname, a nova Constituição de Cuba, do presidente Miguel Díaz, limitará o tempo de mandato dos presidentes do país a cinco anos, permitindo que eles possam se reeleger uma única vez e além disto restabelecerá o sistema econômico da propriedade privada.

Embora esteja na iminência de repelir o sistema de economia centralizada (comunista) como fizeram China e Vietname, o regime político, no entanto, prosseguirá sendo, como os dois, o da ditadura comunista.

A propriedade privada será garantida em situações especiais, mas não por muito tempo, devendo abrir-se por completo logo em seguida.

O  documento deve ser votado nos próximos dias 21, 22 e 23 de julho no plenário da Assembleia Nacional de Cuba, o parlamento do país.

27 comentários:

Anônimo disse...

Aos poucos vão admitindo que o comunismo ê um completo fracasso. Mesmo assim querem continuar com as benesses aos altos dirigentes enquanto o povo morre de fome. No futuro serão escorraçados.

pantoniooliveira disse...

Levaram MAIS DE MEIO SÉCULO PARA VER QUE AQUELE LIXO CNUNISTA/SOCIALISTA NÃO DÁ CERTO. FORA OS MILHARES DE MORTOS. É OS IDIOTAS BRASILEIROS AINDA DEFENDEM AQUELE LIXO.

ebuenogm disse...

Tudo o que vem da esquerda tem a doce fragrância de merda enlatada ha várias decdéca.

Anônimo disse...

Vivi para ver isso: o regime de Cuba sucumbir ao capitalismo! Quantas viúvas deixarão na América Latina.

Adilio Faustini disse...

Os idiotas apenas estão caindo na Real, sem liberdade o ser humano não evolui, a boa ambição é o combustível para o ser humano viver melhor, quando vc priva o homem dessa boa ambição, vc vai estagnar o desenvolvimento econômico e o IDH, um indivíduo serve como exemplo para que outros procurem prosperar, Comunismo e estagnação é água parada que cria limbo e doenças.

Adilio Faustini disse...

Essa gente caina Real e não querem mais o Comunismo econômico, agora querem só o poder nas mãos para a ditadura dos menos vompetentes, os despreparados que nada produzem e que sugam quem produz, é o Comodismo do Século XXI.

Anônimo disse...

FORO DE SÃO PAULO, TAL COMO O DIABO ENGANOU POR ANOS PROTEGIDO PELA IMPRENSA PETRALHA LATIOAMERICANA, DIZIA A TAL IMPRENSA QUE O FORO NÃO EXISTIA.

O PRINCIPAL ATRIBUTO DO DEMONIO É PROVAR QUE NÃO EXISTE,O FORO A MESMA COISA.

CAIU A MASCARA,VÃO SIMULAR OUTRA FANTASIA,OUTRO DISFARCE.

OLAVO DE CARVALHO CUMPRIU SEU PROJETO,PARABÉNS.

Anônimo disse...

Essa ilha-presídio dos hermanos castro sempre foi dependente do dinheiro dos outros.
Nos tempos da ex-urss ganhavam até eletrodomésticos, nos tempos do petismo no Brasil levaram dinheiro e um porto moderníssimo que a imprensa não pode mostrar, da Venezuela do chávez e do maduro levaram petróleo, dos americanos mais dinheiro,... Aí a urss acabou, o pt faliu o Brasil, a Venezuela morreu e o Trump endureceu nas relações diplomáticas.
O negócio agora é copiar o modelo chinês e vietnamita.
Quero ver aquele povo que só sabe fazer charutos e dançar rumba e salsa aprender sobre o capitalismo e a boa e velha concorrência. Ter que mostrar competência em um lugar totalmente arruinado por décadas, não vai ser fácil.

Anônimo disse...

Próximo do aeroporto de Havana tem um imenso painel com os seguintes dizeres:
ESTA NOITE MILHARES DE CRIANÇAS DORMIRAM NAS RUAS NO MUNDO INTEIRO. NENHUMA DELAS É DE CUBA

Anônimo disse...

Coloquem a dilma como sinistra da economia cubana, quem sabe, pode dar certo. Kkkkkkkkkmkmk....

Anônimo disse...

TUDO CONVERSA MOLE CUBA ACABA CAPITALISTA O DIA EM QUE A VENEZUELA PARA DE FINANCIAR E O RESTO É PASSADO.

Anônimo disse...

A MONARQUIA castrista tem que sobreviver as custas do trabalho escravo de sua população! Agora, ou deixem alguns ficarem ricos ou desaparecerão.



Anônimo disse...

Não adianta tentar.

Depois de 59 anos de comunismo, não tem povo que consiga retornar a uma vida normal. O destino dos moradores da ilha-cárcere é viver o tormento de sua escolha.

A reunião atual do Foro de São Paulo em Havana vai confirmar a opção pelo atraso eterno.

Justiniano disse...

O comunismo sucumbiu ao capitalismo, enquanto era sustentada pela URSS, fazia parecer um sistema ideal, apregoada e cantada em prosa e versos pelos comunistas brasileiros.

Agora que não tem mais ninguém a sustentar, vai virar uma grande colônia chinesa de mão-de-obra barata e e estes irão comprar grandes áreas cubanas para produzir açúcar.

A pobreza cubana é tamanha que as mulheres não tem lingeries e nem absorventes, a maioria da população não conhece um sabonete, usam somente sabão em barras para banhos, shampoo não existe no mercado cubano. Calças jeans não existe, tem um grande comércio negro de calças jeans.

Desodorantes e aparelhos de barbear não existe, usam sistema de aparelhos de barbear de metal (por isso muitos cubanos tem barbas longas). Muitas escolas no interior são de chão batido nem piso possuem.


Anônimo disse...

MUITO LINDO! PROPAGANDA COMUNISTA! A POBREZA NÃO DEIXA DE SER GOSTOSA! TODOS NA MERDA! TODOS SEM TESÃO! TODOS CONTROLADOS! TODOS CONTROLADOS NO GRANDE LATIFÚNDIO DE GADO HUMANO! NUNCA VI UMA FAZENDA MATANDO VACA DE FOME! TEM QUE DAR LEITE PARA A NOMENCLATURA!

Adilio Faustini disse...

Anonimo das 18:25 hs, há pássaros que vivem livres na floresta e há passaros que vivem presos nas gaiolas, os cubanos são pássaros que vivem na gaiola a espera que seus donos lhes dêem agua e comida e limpe a gaiola.

Adilio Faustini disse...

Cuba criou essa balela do Foro de São Paulo para criarem a grande Patria6, os cubanos malandros querem que a Capital da Grande Patria seja Havana e que todo dinheiro dos impostos da America Latrina seja centralizado na Ilha, só assim o socialismo cubano dará certo, Cuba, pequena Ilha, viverá nababescamente as custas dos outros.Cuba seria como o DF, Brasilia que centraliza o dinheiro de todo Brasil e tem o melhor IDH do País sem produzir um mísero prego.

Anônimo disse...

As crianças cubanas podem não dormir nas ruas, como as cariocas, mas dentro dos barracos ou casebres também não dormem porque tem a barriga roncando de fome

Anônimo disse...

Bom, para que trabalhar se eles têm o Brasil para sustentá-los?
Lula, Dilma e agora o Temer continua mandando para lá montanhas de dinheiro enquanto padecemos com o desemprego e a pilhagem dos nossos recursos.

Anônimo disse...

Que fiasco....

Anônimo disse...

Lembrando que praticamente 100% da populacao cubana nasceu na gaiola. NAO pode abrir de repente, pois nao saberao voar livremente. As decisoes sao corretas.

Adilio Faustini disse...

A diferença entre país Capitalista e Pais Comunista/Socialista é : "Em país Capitalista as fronteiras são fechadas para que ninguém entre, nos Países Comunistas/Socialistas as fronteiras são fechadas para que ninguém saia".

Anônimo disse...

Até os comunistas já se deram conta que a estatização só gera miséria. Então estão adotando um sistema similar ao nazismo onde se mantem uma ditadura opressora mas permite que os amigos dos governantes possam explorar o povo (inclusive com trabalho semi-escravo) e possuir empresas, igual ao que acontece na China. Mas se alguém reclamar de alguma coisa com certeza será acusado, processado e executado.

Anônimo disse...

E ele acreditou!! Propaganda comunista é sempre mentirosa. Tem um outro outdoor que vi em uma foto que dizia “vamos bien “. Kkk

João Antônio de Souza Filho disse...

Estive em Cuba no mês de Junho. Levei suprimentos para amigos pastores doarem em suas igrejas. Sabonetes, creme dental, aparelhos de barba, medicamentos, como dipirona, aspirina, paracetamol etc. O povo cubano vive o dia procurando onde encontrar comigo. Fui a cinco mercados do governo e não encontrei manteiga e macarrão para doar aos pastores. Encontrei macarrão importado da Itália num pequeno armazém dentro de um hotel cinco estrelas onde aos cubanos não é permitido entrar, só se for funcionário. Está foi a 6a. vez que fui até lá. Aluguei um carro e fui ver meus amigos em Moa, Baracoa e Guantánamo, estas duas últimas cidades quase sem acesso devido as chuvas. O meio de transporte coletivo por lá são as carroças de quatro rodas com oito lugares. Miséria total.

Anônimo disse...

🇧🇷 O maior presente que Deus nos deu é a liberdade, coisa que Satanás é o comunismo costumam roubar.
Cuba fazenda de escravos dos irmãos Castro.

Anônimo disse...

Além de tudo são atrasados no tempo e no espaço e fazem de tudo para atrasar os outros.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/