Artigo, Otávio Frias Filho, Folha - Intervenção militar

A partir de um ponto, só a democracia é capaz de regular uma sociedade.

Afora a proclamação da República, os militares (na prática, os comandantes do Exército) intervieram na política por cinco vezes.

Em 1945, para depor o Getúlio Vargas ditador que até então haviam sustentado. Em 1954, para exigir a saída de Vargas, desta vez eleito pelo voto, quando se revelou que o atentado contra o líder da oposição na imprensa (no qual morreu um oficial da Aeronáutica) fora preparado nos bastidores do palácio presidencial.

No ano seguinte, o então ministro da Guerra desfechou um golpe sui generis, dito preventivo ou legalista, destinado a garantir a posse do presidente recém-eleito, Juscelino Kubitschek.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Resumo: o "seo" Frias quer mesmo é a continuidade da roubalheira ...

Anônimo disse...

Sociedade primitiva ... que desapareceu... ?... na South Korea, sim. Aqui não, meu ''analista"...

Rigor Crítico disse...

1. Vou propor alternativa de interpretação. 2. A partir de 1954 os militares NÃO ADMITIRIAM qualquer descendência política de Vargas. 3. Assim se deu para garantir JK, assim se deu para impedir Goulart, e assim se deu para interditar a mais que provável sovietização (brizolismo + castrismo + comunismo). 4. Então foi ou por excesso de escrúpulos democráticos ou por incompleta convicção militarista (ou as duas juntas) que os militares não exterminaram (como seria recomendável) com o varguismo pela raiz em seguida ao suicídio. 5. Reparar que por esse interpretação (de extermínio) os militares só intervieram uma única vez: “1964”.

Anônimo disse...

O COMUNA DONO DA FOICE DE SP E DO UOL, E AINDA DO INSTITUTO DATAFOLHA MOSTRA-SE TRANSPARENTE NUM MOMENTO DE DOCILIDADE! QUER PROVAR QUE HOJE EM DIA NÃO HÁ PORQUE SE PREOCUPAR COM AS FFAAS! QUE O BRAIL E OS TEMPOS SÃO OUTROS! ENGANA-SE! O BRASIL PIOROU! O POVO CANSOU! A ROTA É DIREITA VOLVER! CONSERVADORISMO! ALIÁS NO MUNDO TODO! PORTANTO, SE BOLSONARO FOR TRAPACEADO, SE LULADRÃO FOR LIBERTADO, O POVO GRITARÁ NAS RUAS E AS FFAAS PODERÃO ASSUMIR! É O CAMINHO MAIS CURTO PARA PASSAR O BRASIL A LIMPO!

Anônimo disse...

Se cuide frias... com jornalzinho comunista faturando bilhões de dólares na bolsa em NY vai ter que se explicar muito...onde arranjou tantos capitalistas para financiar um jornal comunista ?????

Anônimo disse...

Vivemos num sistema corrompido e sem voto (voto eletrônico é fraude),e vem falar em democracia..

Anônimo disse...

Intervenção militar não é ditadura militar. A corrupção e a incompetência de nossos políticos que se revestem de privilégios é que fizeram o povo exigir uma medida drástica como essa. O povo, abandonado, desesperado e desesperançoso QUER a intervenção porque não há mais tempo a perder nem a quem se recorrer. Apesar de todos os 'avisos' das tais mentes esclarecidas sobre os perigos de uma intervenção, nada mais importa. O povo quer a ORDEM e a arrumação imediata dessa zona que se tornou essa nação.

Anônimo disse...

VOTO ELETRÔNICO É FRAUDE !!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/